Due Diligence: antecipe problemas e diminua riscos com esse processo

Due Diligence: antecipe problemas e diminua riscos com esse processo

4 minutos de leitura

Vai adquirir uma empresa? Ou tem interesse em vender uma? Nessas duas circunstâncias, ter domínio de todas as informações relacionadas ao negócio é de suma importância, tanto para quem compra como para quem vende. Conhecer os processos, a realidade financeira e contábil, além dos riscos de compra e venda, também devem ser considerados durante a transação. Nesse sentido, o trabalho de Due Diligence é consideravelmente importante, pois traz uma radiografia completa referente à empresa, permitindo que o empresário aja preventivamente e não tenha surpresa após ou durante as negociações.

O termo Due Diligence vem do inglês e tem como tradução literal Diligência Prévia, podendo ser interpretado também como zelo, cuidado e averiguação antecipada na execução de uma tarefa.

Objetivos do Due Diligence

O Due Diligence é um serviço que está inserido nos trabalhos de auditoria e consultoria contábil, financeira e tributária. Tem como função investigar, de forma completa, uma empresa ou corporação. Ele se torna necessário em situações específicas como:

  • Aquisição;
  • Venda;
  • Fusão;
  • Abertura de capital; e
  • Conhecimento real do próprio negócio.

Due Diligence e Due Diligence Vendor

O Due Diligence traz mais segurança para quem está adquirindo uma empresa, já que o processo permite demostrar todos os aspectos relevantes do negócio em questão, tais como:

  • Identificar riscos de áreas fiscais, financeiras, ambientais entre outras;
  • Quantificar o patrimônio contábil;
  • Analisar a rentabilidade da operação;
  • Conhecer a gestão administrativa e contábil, e
  • Dominar o ambiente de controles internos.

No caso de venda, o processo é denominado Due Diligence Vendor e atua para dar mais domínio ao vendedor no momento de negociação com compradores e investidores. Nesse caso, tem a função de:

  • Proporcionar mais controle durante o processo de venda;
  • Permitir mais transparência entre as partes;
  • Economizar tempo em relação a questões controversas;
  • Proporcionar credibilidade às informações;
  • Contribuir para otimizar o processo de Due Diligence por parte do comprador;
  • Permitir identificar e tratar riscos antes desconhecidos entre outras.

Para que a situação da empresa seja claramente exposta, o trabalho dos profissionais busca descobrir antecipadamente os passivos ocultos contábeis e jurídicos, identificar os ativos e mitigar riscos relacionados às operações.

Mas como funciona o Due Diligence?

A investigação proposta no processo de Due Diligence compreende as questões financeiras, fiscais, jurídicas e até mesmo ambientais, tendo suas variações de acordo com cada caso e empresa. Contudo, um trabalho eficaz englobará uma investigação completa, principalmente nos setores contábil, financeiro e jurídico. Os processos de Due Diligence Financeira e Contábil e Jurídica são realizados de formas distintas:

  • Financeira e contábil: têm como escopo a verificação, revisão e exame de demonstrações financeiras e contábeis, balanços, contratos com bancos, clientes e fornecedores. São realizadas, também, análises de faturamento, despesas e projeções, além de diagnosticar riscos em caso de negociações.
  • Jurídico: estão incluídas demandas jurídicas referentes às áreas administrativa, cível, tributária, trabalhista e previdenciária referentes ao seu passivo, como brigas judiciais, identificando chances de ganho e perda, por exemplo.

Em qualquer situação, ou área na qual o Due Diligence estiver atuando, o processo começa com uma investigação minuciosa de todas as documentações e entrevistas para levantamento de dados adicionais. Posteriormente, são elaborados um relatório e uma apresentação da análise e interpretação de todas as informações coletadas.

Importância do trabalho

Com o resultado do trabalho de Due Diligence, os envolvidos nos processos, seja o vendedor, comprador ou investidor, terão um cenário mais claro sobre a empresa em questão. Dessa forma, a decisão final sobre a operação de compra e venda será baseada nos riscos apresentados, podendo até mesmo não acontecer dependendo do resultado exposto.

Agora que você já sabe a importância do processo de Due Diligence, se deseja comprar uma empresa, vender seu negócio ou até mesmo abrir capital, faça o trabalho com profissionais especializados nesses procedimentos. A BLB Brasil Auditores e Consultores possui equipe capacitada para implantar na sua empresa o Due Diligence e garantir que suas operações sejam realizadas da melhor forma, sem riscos e surpresas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *