Valuation: quanto vale uma ideia?

Valuation: quanto vale uma ideia?

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Atualmente, não é raro ouvirmos o termo startup nos maiores e mais diversos veículos vinculados ao mundo dos negócios, mas você sabe quanto vale uma ideia?

Startup é considerada uma empresa que ainda está em busca de um modelo de negócios viável que seja repetível e escalável. Sendo capaz de vender o mesmo produto para todos os clientes e atender ao aumento de demanda do mercado. Além disso, as startups são empresas inovadoras, de maneira incremental ou disruptiva.

Encontrar um modelo de negócios que seja viável, repetível, escalável e inovador não é nada fácil. Existem várias incertezas envolvidas, por exemplo:

  • Se existem clientes para o produto;
  • Se o modelo é realmente lucrativo; e
  • Se é possível executar o modelo.

E é por isso que toda startup é um empreendimento de alto risco – é muito mais seguro abrir outro negócio do que começar uma startup, por exemplo.

Em Ribeirão Preto, município do interior paulista conhecido como centro econômico e de serviços de uma das regiões mais prósperas do país, vem se destacando no desenvolvimento dessas novas empresas.

Destaca-se a Educacross, elaborada e representada pela Cross Reality Sistemas, empresa ligada à Supera Incubadora de Empresas de Base Tecnológica, que foi apontada como uma das startups mais atraentes para o mercado, de acordo com o ranking 100 Open Startups. A Hippo Drs, plataforma inovadora que permite acessar a agenda e horários dos médicos de Ribeirão Preto, oferecendo atendimento mais ágil e com preços acessíveis aos pacientes, case que conquistou o 1º lugar na Maratona de Negócios da Campus Party. E a Siote, que desenvolveu um facilitador de orçamento para compra de materiais de construção que possibilita ao consumidor cotar, gratuitamente, diversos produtos em mais de 30 lojas da cidade, impulsionando um dos principais mercados da região, o setor da construção civil.

Em todos os casos, ideias se transformaram em modelos de negócio que, futuramente, podem gerar rentabilidade, solidificar-se no mercado e chamar atenção de investidores ou outras empresas. Nessa hora, os sócios e envolvidos no negócio se perguntarão: “Preciso vender minha startup e não sei quanto ela vale. Como posso fazer esse cálculo?”.

Em primeiro momento, o empreendedor pode se levar pelo sentimento e paixão no seu empreendimento e “arriscar” um valor pela sua empresa sem a devida imparcialidade e sem qualquer base ou fundamento para tal. Perdendo assim toda credibilidade perante o mercado.

Enfim, quanto vale uma ideia?

A fim de resguardar o negócio e fundamentar o real valor da empresa, pode-se utilizar o Valuation. Processo utilizado para mensuração do valor razoável de mercado de um ativo ou empresa. Levando em consideração, principalmente, a potencialidade econômica desse negócio, nesse caso, de uma startup.

Assim, a Valuation é a forma de estimar quanto uma empresa vale. Determinando seu preço justo por meio de um processo técnico, científico, baseado em premissas e metodologias aceitas em todo universo empresarial. Alguns fatores, no entanto, podem ser de natureza intangível e influenciar de maneira não exata no cálculo. Marca, recursos humanos, know-how e clientes são alguns exemplos que podem resultar em maior ou menor valor para a startup.

A mensuração do valor do negócio depende de um bom entendimento entre investidor e a startup. É importante que o empreendedor, ainda que não tenha em mente a venda ou fusão de sua empresa, aprenda como definir o valor dela.

Tão ou mais importante que as projeções, são as características do negócio como um todo. O potencial em si, o setor e, sem dúvida nenhuma, a capacidade do empreendedor. Algumas vezes, a experiência positiva do empreendedor em outras empresas pode ser um fator importante. O feeling ou a capacidade de enxergar que aquele determinado negócio tem potencial e vale o que está sendo discutido é muito importante e é difícil de ser mensurado.

A consultoria em Valuation

Assim, o processo de Valuation não é fácil e saber quanto vale uma ideia muitas vezes passa a ser subjetivo. Nesse momento, buscar ajuda de especialistas é sempre uma boa opção. Contratar uma consultoria especializada para determinar quanto vale sua startup é um ótimo investimento. O qual retornará por meio da certeza, imparcialidade e maximização do valor que o negócio apresentará. Além da credibilidade que a negociação trará para os envolvidos e todo o mercado.

Yuri Areco
Divisão de Gestão e Finanças
BLB Brasil Auditores e Consultores

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