A importância da reciclagem de conhecimento para o contador

A importância da reciclagem de conhecimento para o contador

16 minutos de leitura

Três perguntas são fundamentais para medir o seu grau de satisfação quanto à reciclagem de conhecimento:

  1. Você se considera um excelente contador?
  2. Seus clientes e/ou empregadores o consideram um excelente contador?
  3. Você é feliz exercendo o ofício de contador?

Na maioria dos casos, quando a resposta para alguma dessas perguntas é “não”, as outras duas são automaticamente afetadas. Se você, por exemplo, definiria os seus serviços como “razoáveis” ou “medianos”, dificilmente algum dos seus clientes teria uma opinião diferente. De igual forma, se acordar diariamente para ir ao trabalho tem sido a parte mais árdua do seu dia, dificilmente sua estada no escritório será produtiva e eficiente.

A princípio, esses parecem ser problemas profundos – e realmente são. A resposta para eles, porém, pode estar em um único conceito: a reciclagem de conhecimento. Ao contrário do que parece, a solução não é mudar de emprego, trocar de carreira ou substituir sua carteira de clientes. O segredo é mudar você.

Neste artigo você descobrirá o que é reciclagem de conhecimento e entenderá, passo a passo, como ela pode mudar a sua maneira de encarar o mundo e, consequentemente, seu padrão de atuação profissional. Gradativamente, você perceberá que a maior de todas as mudanças não envolve o mundo ao seu redor, mas o universo dentro de sua própria mente. Tudo aquilo que, aos seus olhos, teria a “lixeira” como destino mais provável pode ser reciclado e ganhar um novo sentido.

Não, não estamos falando sobre plástico, metal ou papelão. Aperte os cintos e prepare-se para descobrir como reciclar tudo aquilo que um dia você aprendeu!

O que é reciclagem de conhecimento

Ao ver uma latinha de refrigerante vazia abandonada no chão, um indivíduo comum enxerga algo que deve ser jogado no lixo, mas o reciclador enxerga um item em potencial. Reciclar é dar uma nova forma – e uma nova missão – ao que antes seria jogado fora. Reciclar é renovar e, em última instância, renascer.

Imagine por um instante que seus conhecimentos profissionais são uma latinha de refrigerante. O que você tem feito com eles? Jogado-os em um canto qualquer, certo de que permanecerão inalterados para sempre, ou reciclado-os constantemente? A reciclagem de conhecimento ocorre quando o contador toma a decisão de ir além do básico e ultrapassar as fronteiras daquilo que foi assimilado há alguns anos ou, quem sabe, há décadas.

Somente se reciclam aqueles que admitem não saber de tudo e reconhecem a existência de um vasto oceano de oportunidades à sua frente. Não, você não sabe de tudo; e não, essa não é uma má notícia. Veja algumas formas práticas de reciclagem de conhecimento:

  • Participação em congressos, seminários e afins;
  • Ingresso em cursos de pós-graduação e especializações;
  • Leitura de artigos e revistas;
  • Descoberta de novos métodos e aplicações;
  • Manter-se atualizado em relação à legislação vigente;
  • Dedicar tempo à busca por soluções criativas e ideias inovadoras;
  • Aprofundamento em determinadas questões, a ponto de se tornar um especialista daquele assunto;
  • Refletir constantemente sobre o seu potencial e as formas de maximizá-lo.

A reciclagem de conhecimento é uma decisão pessoal e requer do indivíduo duas importantes afirmações:

  1. “Eu posso melhorar e ir além do que já fui.”
  2. “Eu preciso melhorar e ir além do que já fui.”

Engana-se quem pensa que essa reciclagem é um artigo de luxo ou simplesmente um capricho daqueles que, aos olhos dos que optam pela acomodação, insistem em ser “modernos”. Em um mercado de trabalho cada vez mais exigente e competitivo, a reciclagem se tornou pré-requisito para os que desejam ampliar sua carteira de clientes, e até mesmo manter seus empregos a salvo. Oferecer melhores serviços e ampliar conhecimentos já não é um bônus, mas uma obrigação.

Assim como toda e qualquer área de atuação, a contabilidade não é uma ciência imutável e, portanto, não está alheia a novas descobertas e, principalmente, novas determinações legais e mercantis. O mundo está em constante mudança e cabe a todos os profissionais se adequarem a todas as novidades o mais rápido possível.

Ainda neste artigo você descobrirá como a reciclagem de conhecimento pode determinar seu futuro profissional e impactar diretamente sua carreira, tornando-o um contador diferenciado e, consequentemente, valorizado. Assim como ocorre com o plástico e o metal, um processo de reciclagem gera um profissional novo, capaz de dialogar com o mundo ao seu redor e pronto para fazer a diferença na empresa em que trabalha.

As empresas, aliás, já são unânimes ao afirmar que a presença de um contador qualificado em suas fileiras é fundamental para sua sobrevivência. Conheça agora os diversos fatores que provam que a reciclagem de conhecimento está formando uma legião de contadores indispensáveis.

A importância de um contador qualificado para sua empresa

A clássica imagem de um contador que aparece uma vez por mês na empresa, trazendo nas mãos os cálculos dos impostos e os relatórios contábeis da companhia já foi definitivamente sepultada. De acordo com a demanda do mercado atual, a importância do contador foi ampliada, e agora ele se tornou um valioso conselheiro que auxilia os empresários a tomar decisões assertivas. O contador que passa pelo processo de reciclagem de conhecimento eleva a sua importância e se torna apto para atuar nos 5 pilares de uma empresa. São eles:

Expansão

Cabe ao contador a missão de analisar os projetos de expansão da empresa, diagnosticando se são financeiramente viáveis no que diz respeito a impostos, gastos com pessoal, entre outros.

Gestão

Tendo nas mãos relatórios contábeis atualizados e conselhos oriundos de um contador qualificado, o empresário visualiza os lucros e prejuízos trazidos por departamento da empresa e enxerga com maior clareza os dividendos gerados por sua equipe.

Estratégia

Com o universo dos impostos passando por inúmeras transformações devido a mudanças na legislação, a atuação dos contadores se tornou ainda mais importante no que tange à estratégia da empresa, que precisa calcular o custo de cada ação e produto.

Economia

A empresa que possui um contador qualificado gasta menos com ações judiciais e problemas legais, visto que o bom contador segue os parâmetros da lei e auxilia o empresário a compreendê-los.

Organização

Uma empresa desorganizada é tão vulnerável quanto um time de futebol sem goleiro. Na cruzada por estrutura e finanças organizadas, o contador é uma figura importantíssima e deve utilizar seus conhecimentos para conscientizar todos os departamentos da companhia.

Não é difícil perceber que a importância do contador é diretamente proporcional à qualificação do indivíduo. Quanto mais proativo e atualizado o contador demonstrar ser, maior será a dependência — e o reconhecimento – da empresa em relação ao seu trabalho.

Uma coisa, porém, é certa: nenhuma empresa se manterá grande ou experimentará crescimento sem os serviços de um contador confiável e competente. O mito de que a área financeira de uma companhia deve ser cuidada exclusivamente pelo dono da mesma já ruiu há anos, e o contador deixou de ser “o homem do livro-caixa” para se tornar um profissional que participa direta ou indiretamente de todas as principais decisões da empresa.

Ao se reciclar, opte por cursos e congressos que lhe agreguem novos conhecimentos e, simultaneamente, façam com que você se torne indispensável para seus clientes e/ou empregadores. Voltando à analogia da latinha de refrigerante, o reciclador que a transforma numa linda peça artesanal dá a latinha um novo valor. A latinha é a mesma, mas sua posição é diferente. De igual forma, o contador reciclado passa por uma transformação de posicionamento e vê sua importância aumentar à medida que sua qualificação cresce.

Engana-se, no entanto, quem pensa que a reciclagem de conhecimento beneficia apenas o “patrão”. Neste processo desafiador e edificante, quem mais lucrará é você. O início de uma nova fase em sua carreira pode estar a poucos passos de distância. Quer saber como? Veja a seguir.

A importância do contador sempre se atualizar

Antes de abordar a jornada de atualização de um contador, é necessário refletir sobre os perigos inerentes àqueles que não aderem à reciclagem de conhecimento. Contadores que decidem “parar no tempo” correm 3 riscos principais:

O risco de ser substituído

Essa possibilidade óbvia cresce à medida que o interesse do contador pelas últimas tendências de sua área diminui. Muitos contadores caem no clássico erro de se julgarem insubstituíveis devido aos seus muitos anos de experiência ou à sua antiga ligação com a empresa. Ledo engano. No combate entre a atualização e o atraso, este último sempre sairá como perdedor.

O risco de prejudicar seus clientes

Embora cometer erros faça parte do cotidiano de todo profissional, o contador que decide não se atualizar fica automaticamente mais exposto à possibilidade de prejudicar a empresa para a qual trabalha devido à falta de conhecimento em alguma área específica.

O risco de manchar sua reputação

A linha que separa o “profissional consagrado” do “profissional ultrapassado” é muito tênue e só pode ser reforçada por meio da reciclagem de conhecimento. Ao ser rotulado como alguém que não se atualiza, o contador pode ver essa péssima reputação se disseminar pelo mercado.

Perceba que, em todos os três riscos, o contador expõe não apenas seus empregadores, mas a si mesmo; ele põe em xeque não apenas seu cargo, mas seu legado. Na contabilidade, se atualizar não é mais uma opção, é uma questão de sobrevivência. Como, porém, se atualizar?

No primeiro tópico deste artigo, foram reveladas formas práticas de reciclagem de conhecimento. O contador, no entanto, dispõe de algumas estratégias específicas para sua área e pode se atualizar por meio de seis métodos principais. Confira-os (e, acima de tudo, pratique-os):

Capacitação oferecida pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC)

Visando a formação continuada – ou seja, a reciclagem constante – dos contadores, o CFC oferece diversos cursos, especialmente módulos voltados para mudanças nas legislações trabalhistas e tributárias. É possível saber mais sobre tais programas acessando o site oficial da entidade.

Cursos de inglês para contadores

Você sabia que é possível aprender inglês com ênfase em contabilidade? Para isso, basta apostar em cursos que ministrem termos em inglês referentes a impostos, números e afins. Embora isso possa parecer inútil para aqueles que trabalham unicamente com questões relacionadas ao mundo contábil brasileiro, o contato com um novo idioma enriquecerá o seu currículo e, principalmente, sua experiência profissional.

Aprimoramento de sua liderança

O pensamento dominante na sociedade é que somente o CEO ou proprietário de uma empresa pode liderá-la. Especialistas em liderança, no entanto, são unânimes ao classificar esse conceito como uma falácia. O contador deve investir em seu espírito de liderança, pois, por meio de sua posição, pode influenciar toda a empresa e impactar aqueles que trabalham ao seu lado.

Investimento em relacionamentos

O bom contador não sabe lidar apenas com números, mas também com pessoas. Atender clientes com excelência e saber contornar insatisfações e solucionar dúvidas são pré-requisitos fundamentais para um contador de sucesso.

Aprofundamento em informática

Até mesmo os mais tradicionalistas já não vivem sem um computador. Na contabilidade, softwares modernos podem agilizar seu dia a dia. Para isso, no entanto, cabe ao contador reciclado o aprofundamento na tecnologia e o aumento de sua “intimidade” com a informática. Ingressar em cursos do gênero – sejam presenciais ou on-line – pode ser uma excelente estratégia de reciclagem de conhecimento.

Tempo de qualidade para si mesmo

Apesar da aparente distância entre a contabilidade e a autoajuda, reservar tempo de qualidade para si mesmo é fundamental para aqueles que desejam crescer profissionalmente. O conhecido ditado diz que “saco vazio não para em pé” e essa máxima vale para qualquer ramo de atuação. Sem estar conectado consigo mesmo e em paz com o mundo que o cerca, você não conseguirá energia suficiente para se atualizar. Por isso, ao cuidar dos cursos e congressos, não se esqueça de cuidar também de você.

Conforme atestam os especialistas do ramo e até mesmo os noticiários em geral, aqueles que não estiverem dispostos a passar por pelo menos uma das táticas acima mencionadas dificilmente manterão seu status e, caso o consigam, certamente jamais irão além dele.

Em um mundo cada vez mais competitivo, diferenciais se tornaram uma mercadoria valiosa e a boa notícia é que eles estão ao alcance de todos que se disponibilizarem a buscá-los. Abaixo, você descobrirá que a reciclagem de conhecimento o transformará em um profissional diferenciado e, ao fazê-lo, revolucionará sua mente, sua carreira e até mesmo o seu bolso.

Reciclagem de conhecimento como diferencial para o contador

De acordo com o dicionário, diferenciado é aquele que é “especial; atípico; completo; diferente”. Para um contador, adquirir tais objetivos pode significar iniciar uma nova trajetória profissional e trabalhar com maior eficácia, amplitude e, principalmente, reconhecimento. Confira 7 benefícios diretos trazidos pela reciclagem de conhecimento para um contador e veja como ela pode gerar frutos eternos:

Um contador reciclado pode cobrar mais

Este primeiro benefício é óbvio: quanto mais qualificado for seu serviço, mais bem remunerado ele será. Ao se diferenciar em suas funções e especializar-se em novas áreas, o contador pode cobrar mais caro sem ser injusto. O cliente, por sua vez, perceberá que está pagando mais, mas, em contrapartida, terá acesso a um serviço atual e diferenciado.

Um contador reciclado pode expandir seus horizontes

Conforme visto no tópico anterior, o aprofundamento em outras áreas é uma das formas de reciclagem de conhecimento ao alcance do contador. Com isso, novas guinadas na carreira jamais estão descartadas e a contabilidade pode ganhar a companhia de novos ofícios, tão ou mais rentáveis do que ela.

Um contador reciclado pode selecionar clientes

Ao oferecer um serviço qualificado, o contador gradativamente ganhará reconhecimento e passará a receber ofertas de novos clientes e/ou empregadores, podendo descartar os mais problemáticos, deixando, por exemplo, o cliente que atrasa constantemente o pagamento ou a empresa que costuma exigir mais do que o originalmente combinado.

Um contador reciclado pode reencontrar sua motivação

Muitos encaram o cotidiano no trabalho como uma tortura, como se aguardassem ansiosamente pelo tão sonhado dia da aposentadoria. Ao passar pelo processo de reciclagem de conhecimento, o profissional reencontra a paixão, e a descoberta de novos conteúdos faz com que o trabalho que antes era considerado enfadonho volte a ser estimulante.

Um contador reciclado pode superar a concorrência

É possível que você não tenha recursos suficientes para montar o mais belo escritório ou desfrutar dos mais modernos equipamentos, mas nenhum desses fatores supera o valor oferecido pelo trabalho alicerçado na excelência e na modernidade. Com seus diferenciais, você pode superar concorrentes mais ricos e até mesmo aqueles que contam com maior estrutura física e divulgação.

Um contador reciclado pode ganhar qualidade de vida

Some os efeitos trazidos pelos itens anteriores desta lista e você obterá um cotidiano com menos estresse, aborrecimentos, problemas com clientes e até mesmo adversidades emocionais. Ao reciclar seu conhecimento, sua qualidade de vida será maximizada e essas mudanças afetarão diretamente não apenas o seu trabalho, mas sua rotina.

Um contador reciclado pode se reciclar sempre

A reciclagem de conhecimento não é uma ação estática, mas um processo em constante evolução. Ao contador, resta o privilégio de reciclar-se diariamente, não se contentando com as mudanças já alcançadas, mas almejando os resultados ainda não descobertos.

“Especial; atípico; completo; diferente”. Ao abraçar a reciclagem de conhecimento, esses adjetivos passarão a ser parte do seu dia a dia. Quando você decidir se diferenciar, você automaticamente decidirá por uma carreira baseada na estabilidade que somente a constante capacitação pode oferecer.

Conclusão

Recapitulando rapidamente o que foi visto até aqui, é possível afirmar que a reciclagem de conhecimento é um processo que está ao alcance de todos aqueles que nela acreditarem. Não é fácil, mas podemos dizer que é simples.

Conforme você acabou de descobrir, para se reciclar, o contador precisa dar alguns passos (nessa caminhada, a iniciativa é fundamental), mas pode permanecer convicto de todos os frutos que colherá através dessa jornada. Veja, a seguir, as 3 verdades definitivas sobre a reciclagem de conhecimento:

A reciclagem de conhecimento requer investimentos, mas certamente oferece retorno

Para cumprir algumas das etapas desse processo, como ingressar em cursos, adquirir novos conhecimentos e participar de congressos, você precisará investir. Não encare, porém, tais valores como “despesas” ou como “gastos”, pois eles impactarão toda sua carreira e, gradualmente, voltarão multiplicados por meio da qualificação de seus serviços.

A reciclagem de conhecimento só funciona se for autêntica

Para ter acesso a todos os benefícios gerados por esse processo, não bastará apenas que você invista ou simplesmente esteja de corpo presente em alguns lugares. É necessário se engajar e, verdadeiramente, se doar. Não existe reciclagem artificial. Uma nova visão de mundo não pode ser simplesmente comprada ou adquirida; ela precisa ser absorvida.

A reciclagem de conhecimento não é externa, mas interna

É preciso ressaltar que colecionar certificados e pregá-los na parede de seu escritório não o tornará um novo contador automaticamente. O cerne da reciclagem de conhecimento está dentro de você, ou seja, na sua decisão de colocar em prática os conhecimentos adquiridos, na sua disposição em oferecer novos patamares de serviços a seus clientes e na sua disponibilidade em aprender sempre e jamais aposentar sua mente.

A carreira com a qual você sonhou pode estar a uma reciclagem de distância. E a boa notícia é que, para alcançá-la, você precisa somente de ferramentas que podem ser encontradas dentro de você! Então comece agora mesmo a procurá-las!

Quer ter acesso a outros conteúdos como este?

E você, já iniciou seu processo pessoal de reciclagem de conhecimento? Está pronto para usufruir de todos os benefícios trazidos por ela?

Para receber novos conteúdos especialmente direcionados para contadores que desejam se tornar memoráveis, assine nossa newsletter. Assim, você terá em seu e-mail textos com informações sobre o mercado e novidades sobre cursos.

Walt Disney, considerado o maior desenhista da história, afirmou que “Todos os seus sonhos podem se tornar realidade se você tem coragem para persegui-los”. A reciclagem de conhecimento é o primeiro passo para transformar esta teoria em prática! Ponha já em prática!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *