Aberto período para declarar Capitais Brasileiros no Exterior

Aberto período para declarar Capitais Brasileiros no Exterior

1 minutos de leitura

O período para apresentar a declaração anual de Capitais Brasileiros no Exterior (CBE) ao Banco Central do Brasil (BCB) referente ao ano-base de 2015 iniciou em 15 de fevereiro e vai até 5 de abril de 2016, às 18h.

Quem deve declarar

A declaração de CBE é mandatória para pessoas jurídicas ou físicas residentes no Brasil detentoras de ativos (bens ou direitos) no exterior que totalizavam valor igual ou maior ao equivalente a US$ 100 mil em 31 de dezembro de 2015. Dentre os ativos, estão considerados imóveis, depósitos e disponibilidades em moedas estrangeiras.

Capitais Brasileiros no Exterior

A pesquisa anual CBE foi iniciada em 2002 e objetiva a coleta de dados estatísticos sobre o ativo externo do País. Os resultados, apresentados de forma agregada, preservam a confidencialidade dos declarantes, informa o portal do BCB.

Os ativos externos são integrantes da Posição Internacional de Investimentos (PII) brasileira, importante ferramenta estatística. Os dados levantados pela pesquisa são úteis para formular e executar a política econômica, além de favorecer o relacionamento com órgãos internacionais com os quais o governo brasileiro mantém acordos de cooperação.

A omissão na entrega ou a apresentação de declaração com erros poderá gerar multa por parte do BCB.

Acesse o site do Banco Central do Brasil para fazer ou verificar sua declaração anual de Capitais Brasileiros no Exterior.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *