Devedores da União poderão ter seus nomes inclusos na Serasa

Devedores da União poderão ter seus nomes inclusos na Serasa

1 minutos de leitura

A Procuradoria­-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) deve fechar um convênio com a Serasa Experian. Dessa forma, os devedores da União passarão a ter seus nomes inclusos na Serasa. O objetivo é aumentar a recuperação de débitos inscritos em dívida ativa.

Medida espera estimular os devedores da União a quitarem os débitos

Pela parceria, a base de dados da Serasa também contará com as informações da dívida ativa da União. Assim, o rating da base de dados passará a levar em consideração se uma pessoa ou empresa estiver inscrita na dívida ativa.

A PGFN espera que a medida estimule os devedores a quitar seus débitos. Além disso, há informações da Serasa que interessam à PGFN para suas cobranças. Como, por exemplo, o cadastro de endereços e a possibilidade de checar o rating com sua própria lista.

Já a contrapartida no convênio para a Serasa Experian será fornecer os endereços e telefones dos devedores da União, facilitando a pesquisa e localização dos devedores. Também será fornecido o nome dos contribuintes com registro de falência ou recuperação judicial, e a classificação de risco dos devedores da dívida ativa da União. O convênio ainda possibilitará acesso a pesquisas de informações sobre cheques sem fundos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *