Vale a pena implantar a PLR na minha empresa?

Vale a pena implantar a PLR na minha empresa?

3 minutos de leitura

A Participação nos Lucros ou Resultados (PLR) é uma forma de bonificação não-salarial dada aos funcionários. Por ter sido onerosa às empresas no passado, devido a cobrança de tributos como FGTS e INSS, alguns empresários ainda se questionam sobre os benefícios de implantá-la.

Continue lendo nosso post e descubra se vale a pena implantar a PLR na sua empresa.

O que é a PLR?

A PLR foi regulamentada pela Lei nº 10.101 de 2000, que a instituiu como instrumento de integração entre o capital e o trabalho e como incentivo à produtividade.

Ainda que seja regulamentada por lei, a PLR não é uma obrigação trabalhista. Sua implementação deve ser acordada por uma comissão de trabalhadores e mediada por sindicatos.

É esse acordo que definirá os cálculos da participação nos lucros ou resultados. Esses cálculos podem ser de forma igualitária para todos os cargos ou de acordo com cada cargo. Normalmente, a PLR é paga de forma semestral, em duas parcelas, ou anualmente, em uma única parcela.

Quais benefícios a PLR pode trazer para a empresa?

Os especialistas em gestão veem com bons olhos a adoção da PLR pelas empresas. Isso porque ela é considerada uma das melhores práticas de incentivo aos colaboradores, já que relaciona o benefício ao crescimento do negócio.

Dessa forma, os profissionais se sentem mais motivados e, consequentemente, passam a se dedicar mais e da melhor forma possível para cumprir as metas. A PLR então forma um ciclo positivo, em que os colaboradores ajudam a empresa a crescer e ela retribui distribuindo parte do lucro.

Porém, é importante ressaltar que ao adotar a PLR na empresa, os gestores devem também adotar uma posição de total transparência. É preciso prestar todas as informações necessárias sobre o processo de avaliação dos resultados e do cálculo do benefício. Essas informações devem ser amplamente divulgadas pelas áreas de recursos humanos.

Além disso, de nada adianta a empresa dizer que adotou a PLR, mas colocar metas impossíveis dos colaboradores alcançarem para conseguir o benefício. Essa é uma prática destrutiva para a empresa. O efeito será o contrário do proposto pela PLR, causando desmotivação nos profissionais.

Quais são os direitos dos funcionários?

Apesar de não ser um bônus salarial, os empresários devem ficar atentos no pagamento da PLR para não gerar problemas.

Colaboradores que são demitidos devem receber a PLR de forma proporcional aos meses trabalhados. Porém, o pagamento só será efetuado depois do encerramento do balanço.

Os profissionais afastados por doença ou licença-maternidade, por exemplo, perdem o direito de recebimento de ½ do benefício a cada 15 dias que se mantiver afastado do trabalho. No entanto, é importante consultar a convenção coletiva da categoria para checar se ela prevê essa regra.

Vale a pena implantar a PLR na empresa?

Como já mencionado anteriormente, o programa de participação nos lucros ou resultados funciona como um elemento motivacional aos profissionais envolvidos. A consequência é a geração de mais resultados positivos para a empresa.

Entretanto, para colher esse benefício os gestores devem avaliar qual é a melhor forma de implantar a PLR.

Optar por soluções cômodas e menos complexas como a distribuição igualitária para todos os colaboradores pode, na verdade, gerar o sentimento de “cumprimento de tabela”. Isso porque os menos dedicados receberão participação idêntica aos que conseguiram melhores resultados para a empresa. O mais correto é analisar qual a melhor opção para os negócios.

Para ajudar os gestores, a BLB Brasil desenvolve projetos personalizados de plano de carreira e participação nos resultados, com foco no objetivo da empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *