Due diligence ou Due diligence Vendor

Due diligence é um termo em inglês que, na área contábil, remete a uma investigação completa sobre determinada empresa ou sociedade para guiar os negócios e também para fins especiais, como fusões, aquisições e vendas, cisões, processos de abertura de capital, projetos financeiros, avaliação econômica e outras operações.

Como em um raio X, permite identificar riscos e passivos legais que podem ou não estar relacionados à existência de processos judiciais e administrativos e, sempre que possível, mensurá-los para ajustar o patrimônio líquido contábil da sociedade.

A contratação deste serviço é mais comum por parte dos interessados (compradores) por algum negócio. Entretanto, é também recomendável sua realização por parte dos vendedores, como exposto abaixo:

Due diligence Vendor

O objetivo da Due diligence Vendor é antecipar questões de natureza tributária, trabalhista e financeira, relativas à empresa-alvo, para que o vendedor tenha mais domínio ou conforto no momento de negociar ou apresentar seus negócios a potenciais compradores ou investidores.

Todo o trabalho é realizado de forma independente e inclui avaliação dos riscos e oportunidades para diferentes cenários. Constitui um relatório pormenorizado e adequado ao processo de compra e venda. A seguir, alguns benefícios deste trabalho:

  • Proporciona mais controle durante o processo de venda;
  • Permite mais transparência entre as partes;
  • Economia de tempo em relação a questões controversas;
  • Proporciona credibilidade às informações;
  • Contribui para otimizar o processo de due diligence por parte do comprador;
  • Permite identificar e tratar riscos antes desconhecidos.

Conte com nossos especialistas em Due diligence e Due diligence Vendor.

Quero saber mais

Serviços - Como podemos lhe ajudar?
Enviando...

Mais serviços em Consultoria Tributária