6 filmes que todo contador deve assistir

6 filmes que todo contador deve assistir

7 minutos de leitura

A função de contador requer bastante conhecimento sobre leis e questões fiscais. Por ser essencial ao equilíbrio e à saúde financeira das empresas, não se limita a orientar ou realizar balancetes e contabilizar gastos ou ganhos, mas antes pode assumir posição estratégica em diversas frentes.

No post de hoje vamos comentar sobre 6 filmes que estão entre os mais conhecidos sobre o assunto. Aproveite para saber um pouco sobre a história de cada um e as lições que eles trazem para o exercício da profissão. Vale a pena conferir e refletir!

1- Fuga à meia-noite

A história

Já imaginou um contador que tenta “dar uma rasteira” em toda a máfia e reverter alguns milhões roubados a causas nobres? Jonathan, um habilidoso contador, tem a intenção de fraudar mafiosos e doar 15 milhões à caridade, mas será que ele consegue? Adicione à ousadia a acirrada perseguição de um caçador de recompensas que pretende silenciá-lo no que seria um depoimento importante para o FBI e você terá um filme emocionante que, ao final, pode trazer grandes ensinamentos aos contadores!

Momentos mais importantes

Cenas da boa e velha caçada no estilo “gato e rato”, que mostram claramente o quanto dois improváveis inimigos (um contador motivado pelo desejo de fazer o que é correto e um ex-policial patrocinado pela máfia) são conduzidos a seus respectivos objetivos por influências divergentes.

Lições que o filme traz

As escolhas certas feitas por um profissional de grande responsabilidade definem seus caminhos, que poderão levar a consequências mais ou menos benéficas para o futuro. Interesses movem habilidades (mas também comprometem resultados, vale lembrar). Para descobrir se Jonathan consegue ou não manipular e driblar a contabilidade dos mafiosos é preciso assistir ao filme até o final, mas vale analisar em cada detalhe o nível de estratégia presente na história!

2- Margin Call – O dia antes do fim

A história

O filme desenrola-se em torno de um grupo de funcionários de um banco de investimentos nas horas antes de estourar a crise financeira de 2007/2008 – para quem não se lembra, marcada pela famosa “bolha imobiliária”.

Momentos mais importantes

Principalmente as tomadas que mostram com maior ênfase o impacto que uma crise iminente causa nos profissionais que estão “na linha de frente”, além do problema e as tentativas de controle dos riscos de situações econômicas sérias, que podem afetar um enorme número de pessoas.

Lições que o filme traz

Além de analisar a importância dos contadores em meio a esse cenário, é importante refletir ainda como o crédito desenfreado sem o devido controle e equilíbrio contábil pode causar um colapso econômico de difícil reversão, mostrando o quão importante o cuidado com isso é.

3- O legado de Lutzenberger

A história

Documentário intrigante que conta um pouco sobre José Lutzenberger, figura importante quando o assunto é conflito entre questões morais e profissionais. A obra ajuda a entender o dilema que pessoas em funções estratégicas como a de Lutzenberger podem enfrentar.

Momentos mais importantes

Ministro do Meio Ambiente na gestão Collor é demitido após denunciar corrupção em um órgão governamental (IBAMA). Junto a sua decisão de abandonar uma multinacional, que desrespeitava valores defendidos por ele, esses momentos marcam a coragem de um homem que não contrariou seus princípios pelo interesse de alguma corporação ou decisão que pudesse prejudicar outras partes direta ou indiretamente.

Lições que o filme traz

A coragem de Lutzenberger deixou um legado importante de ponderação sobre o que vale a pena um profissional assumir em sua função ou não, dependendo daquilo em que acredita. E se ele fosse mais um a consentir com um esquema ilícito? Nada notório seria feito diante da oportunidade de mudar aspectos importantes de nossa fiscalização e justiça.

Leia também -  Conciliação bancária: o que é e por que fazer

4- Small Time Crooks – Trapaceiros

A história

Estilo comédia, o filme conta as peripécias de um ex-presidiário e sua mulher que têm a ideia inusitada de alugar um imóvel próximo a um banco e cavar um túnel para assaltá-lo. No entanto, ao montar uma loja de biscoitos como fachada e entregar a contabilidade nas mãos de um oportunista, percebem que essa ideia – para grande surpresa – dá muito mais certo que a original!

Momentos mais importantes

Há diversas cenas notáveis, incluindo a escavação errada do túnel (que só traz problemas e nenhum resultado). Mas se voltarmos atenção ao fato de o bando ter ficado rico de uma hora para outra – como menos esperava – vemos que, ainda mais quando o retorno financeiro é repentino, se a contabilidade não for levada a sério, corre-se o risco de perder ou diminuir todo o patrimônio conquistado de forma igualmente rápida.

Os exemplos são cenas em que Frenchy, rica de repente, procura extravasar sua nova cultura ao lado do canalha David, que a leva a locais temáticos e requintados, mas ligeiramente procura tirar dela o que conseguir. Sem devido controle, ter tudo e nada é só uma questão de tempo.

Lições que o filme traz

Ainda que se trate de comédia e que o fundo seja a ideia de trapaças, dá para dizer que podem existir oportunidades de negócio muito boas onde menos se espera. Ao contrário do filme – em que a diversão toda se dá justamente pelas “trapalhadas” – no mundo real, a atuação de um bom contador seria totalmente indispensável para um novo negócio ir para frente. Afinal, calcular o ponto de equilíbrio, o patrimônio ativo e passivo e o andamento das finanças é essencial para não ficar no prejuízo e nem estagnar. Só assim seria possível angariar boas chances de crescimento.

5- Um sonho de liberdade

A história

O que fazer quando suas habilidades são armas tanto boas quanto más?

Um bancário preso sob acusação injusta de assassinato, sabendo que sua sentença nunca mais lhe permitirá ter liberdade de volta, conquista a amizade do diretor do presídio e passa a ajudá-lo em questões financeiras. Mas depois – quem diria! – descobre que ele tem finanças sujas e assim mergulha em um emaranhado de negócios ilícitos que igualmente requerem seus conhecimentos contábeis para prosseguirem.

Momentos mais importantes

O ponto alto do filme é atingido quando Dufresne chega a um patamar de confiança e controle contábil tão alto, que tem a chance de “passar a perna” em seu novo amigo e fugir reconquistando a vida fora das grades, ainda que de forma completamente ilegal. Será que ele vai tentar aproveitar essa chance?

Lições que o filme traz

Não é uma só, mas se fôssemos resumir, o filme ensina o quanto a responsabilidade de um contador o coloca frente a situações que podem ir contra seus princípios legais: os documentos com os quais lida são importantes e a questão ética deve estar presente e ser ponderada sempre.

Ainda que burlar um esquema de corrupção não seja nada fácil, o protagonista da história tem a chance de usar seu conhecimento para denunciar atos corruptos e reconquistar sua liberdade provando sua honestidade ou prosseguir pelo caminho mais sombrio. Qual opção será que ele escolhe? Vale assistir!

6- Os intocáveis

A história

Típica história que envolve fugir da polícia para dar andamento a uma operação considerada ilegal: no caso, o comércio de bebidas alcoólicas nos EUA. Por ser um mercado altamente lucrativo, corre esquema por trás para manter a prática mesmo com a proibição.

Leia também -  Mudanças nas IFRS exigem preparo das empresas

Momentos mais importantes

O contador do líder da máfia é forçado a fornecer informações para investigação. O profissional, que trabalha para a polícia, tenta verificar se há movimentação financeira suspeita ou escondida que leve à detenção do chefão.

Lições que o filme traz

O filme mostra bem como o contador pode ajudar tanto de um lado quanto de outro. Afinal, existiam profissionais desse tipo trabalhando em prol do governo e outros a favor de grupos opostos, como o de mafiosos, neste caso. No fim, a contabilidade é quem dá sua contribuição decisiva para o desfecho elogiável. Assista para saber qual é!

Gostou das nossas dicas de filmes? Então veja 6 livros que todo profissional de contabilidade deveria ler!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *