6 tendências da contabilidade para você acompanhar

6 tendências da contabilidade para você acompanhar

5 minutos de leitura

Vivemos uma época em que tudo acontece muito rápido. A tecnologia é a grande responsável por isso e transformou a maneira como as pessoas se relacionam, a ponto de atingir também o ambiente profissional.

Afinal, conforme as inovações vão surgindo, torna-se inevitável para o homem adaptar-se a elas de maneira a obter benefícios e melhorar a qualidade da sua relação com a área em que atua.

Assim como acontece em qualquer outra atividade profissional, a contabilidade também sofre influência dessas mudanças. Por isso, nada mais pertinente do que apontar algumas das principais tendências da contabilidade para os próximos anos. Conheça algumas delas no artigo de hoje!

1 – A tecnologia e a contabilidade

A burocracia parece estar com os dias contados. Ações gerenciais, administrativas e financeiras têm sido cada vez mais transformadas em função da chegada de novas tecnologias. À medida que possibilidades vão surgindo, fica cada vez mais prático e intuitivo o trabalho com documentos.

Até alguns anos atrás, por exemplo, era preciso preencher formulários e entregar o imposto de renda pessoalmente na Receita Federal. Hoje isso já se tornou uma prática obsoleta, sendo necessário somente o uso de um programa de processamento de dados para remeter as informações diretamente ao órgão competente.

Por isso, o uso da tecnologia na contabilidade, assim como na sociedade de maneira geral, pode ser considerado até mais do que uma tendência: uma certeza para o futuro.

2 – Tecnologia da informação

Uma aposta segura para os próximos anos é na tecnologia da informação. Isso se deve ao fato de que a quantidade de dados exigidos e as inúmeras mudanças que ocorrem na legislação exigem que o profissional da área de contabilidade organize-se para acompanhar os processos sem perda de qualidade em seu trabalho.

Por isso, trabalhar com uma ferramenta capaz de prestar o auxílio necessário para tarefas como fechamentos contábeis e o controle da parte fiscal, por exemplo, certamente trará maior eficiência para o profissional da área.

3 – Sistemas integrados de gestão empresarial

Cada vez mais, o fluxo de informações entre diferentes departamentos tem sido apontado como necessidade para melhorar a performance das empresas de maneira geral. Isso significa que, com o avanço da tecnologia, a arquitetura de software tende a ganhar cada vez mais espaço.

Um exemplo importante de algo que deve ser cada vez mais presente no dia a dia dos profissionais de contabilidade é o uso de sistemas integrados de gestão empresarial (ERP), capazes de cruzar os dados de maneira a gerar relatórios sobre qualquer setor da empresa.

4 – Cloud computing

Imagine ter acesso a um recurso capaz de garantir considerável redução de gastos e aumento de produtividade. Essa é a grande oferta da tecnologia cloud computing. Com ela, a empresa pode trabalhar com diferentes tipos de aplicativos disponíveis on-line, ou seja, armazenados no que seria uma nuvem virtual.

O conceito de computação em nuvem envolve a computação como um serviço e não mais um produto. A vantagem desse recurso é que os programas não precisam mais estar instalados no computador, no pendrive ou em qualquer dispositivo físico. Tudo pode ser realizado on-line, de maneira fácil e intuitiva para o usuário, já que esses sistemas contam com excelentes serviços de desenvolvimento e manutenção.

Assim, basta somente uma boa conexão à internet para que diferentes usuários possam ter acesso a documentos, agilizando processos e gerando considerável economia.

5 – Gestão de talentos

Assim como vem acontecendo nas mais diferentes empresas, tem se tornado cada vez mais importante pensar na gestão de novos talentos para a área da contabilidade.

Para ter mais eficiência na hora de encontrar novos profissionais aptos a oferecer o melhor para sua empresa, será necessário contar com uma política de planos de sucessão, prática bastante adotada por grandes empreendimentos. Isso gera frutos, além de impedir que funcionários sintam-se ameaçados com o futuro na organização.

Com uma estratégia de sucessão é possível definir como as pessoas vão se encaixar no processo e cruzar os dados dos envolvidos com as funções elegíveis à sucessão, para enfim, preparar os talentos para ocupar determinados cargos.

A gestão de talentos é a melhor maneira de adequar sua empresa ao futuro, formando profissionais qualificados e com o perfil desejado.

6 – Atendimento especializado

Com a exigência crescente por parte do mercado, é preciso que os profissionais estejam sempre atualizados em relação às tendências da contabilidade e aptos a atuarem na consultoria especializada. A necessidade constante que as empresas têm de trabalhar com informações precisas e enviá-las a órgãos competentes aumenta a procura por profissionais capazes de trabalhar com esses dados.

Por isso, o ideal é que o profissional seja capaz de fazer o recolhimento de impostos de maneira econômica e correta, além de oferecer opções de investimentos em estratégias de negócio. Sendo assim, tem ganhado cada vez mais força o atendimento especializado ao cliente por meio de aconselhamentos.

Por meio dos aconselhamentos estratégicos é possível não somente oferecer opções pontuais aos empresários, mas também uma parceira apta a auxiliar na execução de tarefas de gestão.

Tendências da contabilidade para os próximos anos

Como visto, a tecnologia tende a ser o grande motor da maioria das mudanças que acontecerão no mundo contábil nos próximos anos. Por isso, é importante que os profissionais da área, bem como os escritórios, estejam preparados para as tendências da contabilidade e já procurem enquadrar-se adequadamente para as novidades.

Por fim, é importante ressaltar a necessidade de adaptação às International Financial Reporting Standards (IFRS), que são um conjunto de pronunciamentos contábeis internacionais organizados pelo International Accounting Standards Board (IASB). Essas normas são de grande relevância para as novas tendências da contabilidade, pois visam à padronização das normas contábeis brasileiras às internacionais.

Para estar sempre atual com as novas tendências da contabilidade, conheça nossos cursos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *