Entenda a afirmação “a contabilidade é a língua dos negócios”

Entenda a afirmação “a contabilidade é a língua dos negócios”

6 minutos de leitura

Conhecido como o “guru” dos investimentos financeiros, Warren Buffett é um dos empresários mais ricos e respeitados do mundo. Recentemente, ele fez um comentário em que afirma que a contabilidade é a língua dos negócios. Para entender o que isso quer dizer, nós desenvolvemos este post com uma breve história sobre o empresário e explicamos se ele realmente tem razão.

Você duvida do que ele disse? Veja por que Warren Buffett merece toda a credibilidade no que diz a respeito ao mundo dos negócios!

Quem é Warren Buffett?

Nascido em 1930, Warren Buffett despontava incontestáveis ​​talentos empresariais ainda muito jovem. Homem de negócios e capitalista declarado, ele se destacou por sua habilidade matemática, que resultou em um indiscutível talento para ganhar dinheiro fazendo negócios lucrativos. Sempre focado em descobrir novas maneiras de se aumentar os ganhos, Warren Buffett vendia bilhetes de corrida de cavalo e conseguia deduções do seu imposto de renda ainda na adolescência. Ele destaca que a paciência para estudar, avaliar e investir no longo prazo com controle de riscos são pontos-chave para o sucesso.

Warren Buffett entrou para a Universidade da Pensilvânia com dezesseis anos de idade, cursou administração de empresas por dois anos, completou seu grau de conhecimento desejado e saiu da faculdade aos vinte anos com quase US$ 10,000.00 arrecadados com seus negócios de infância e adolescência. Influenciado pelo livro de Benjamim Graham, “O capitalista inteligente” de 1949, Warren Buffett deu início à sua pós-graduação em economia na universidade de Columbia para se tornar um perito aclamado no mundo dos negócios.

Com o diploma em mão, Buffett trabalhou por dois anos no Graham-Newman, empresa de seu mentor. Em 1956, ele formalizou a empresa Buffett Partnership Ltd. na cidade de Omaha. Utilizando as técnicas aprendidas com Graham, ele tornou-se um empresário bem-sucedido acumulando ações de uma empresa têxtil da região no início dos anos 1960 e, em 1965, assumiu a administração da empresa.

Apesar do sucesso da Buffett Partnership, o empresário vendeu a empresa têxtil em 1969 para direcionar o foco do seu negócio na compra de ativos de forma bastante diversificada, variando entre as empresas com maior potencial de crescimento no longo prazo nos segmentos de mídia (The Washington Post), seguros (GEICO) e óleo (Exxon). Buffett tornou-se diretor da Coca-Cola em 1989, onde ficou até 2006 quando assumiu a diretoria do Citigroup Holdings, passando a atuar também em mercados internacionais.

Em 2013, Warren Buffett comprou o grupo H. J. Henry (Henry John Heinz) englobando um conjunto patrimonial que inclui a 3G Capital por US$ 28 bilhões. Empresas como a fábrica de pilhas e baterias Duracell e outras companhias dos ramos de embalagens e alimentação incorporaram-se a Henry John Heinz em 2015 para criar a terceira maior produtora de alimentos e comidas da América do Norte.

Mas não é só ganhar dinheiro que Warren Buffett sabe fazer. Em 2010, Buffett e Bill Gates juntaram forças para uma campanha de recrutamento de milionários interessados nas causas filantrópicas, e, recentemente, ele demonstrou o seu sentimento de colaboração e ajuda ao próximo anunciando a doação de quase toda a sua fortuna para a caridade, comprometendo 85% do seu patrimônio. A Fundação Bill e Melinda Gates foi a beneficiada. Essa doação foi a maior e mais importante já registrada em nossa história.

Conhecendo os motivos pelo qual Warren Buffett realmente merece credibilidade em seus comentários, descubra por que a contabilidade é a língua dos negócios, segundo a opinião dele!

“A contabilidade é a língua dos negócios”

A contabilidade é normalmente referida como a “linguagem dos negócios” por fornecer informações precisas no que diz respeito às ações humanas dentro das empresas. Os princípios da contabilidade são aplicados a todos os tipos de negócios, de forma padronizada, de modo que as informações de ganhos financeiros, prejuízos e grau de endividamento sejam facilmente lidas e interpretadas em todo o mundo.

A análise e interpretação dos registros contábeis podem proporcionar informações monetárias e econômicas relevantes sobre a saúde da empresa, baseando-se nas atividades de negociação e eventos alternativos que podem impactar o negócio no presente e futuro. Melhor ainda, a contabilidade pode oferecer informações sobre projeções futuras e o verdadeiro potencial de crescimento que a empresa tem para o médio e longo prazo.

Mas, para isso, entende-se que operar um negócio lucrativo exige a medição dos lucros e as condições financeiras da empresa em intervalos regulares de tempo. O essencial é compreender com o máximo de exatidão possível a capacidade que a organização tem de ser rentável o suficiente para cobrir as perdas, pagar dívidas, realizar novas aquisições e ainda render um bom lucro.

Depois de analisar corretamente os dados fornecidos pelas demonstrações contábeis, os investidores podem tomar decisões para projetar as ações futuras do negócio. Os registros contábeis também revelam a posição econômica e financeira dos acionistas, deixando mais claras as informações sobre o presente e o futuro da empresa.

Conhecer as contas da empresa é crucial no processo, mas o objetivo mais importante é analisar as demonstrações de resultados que provêm delas. Assim, o conhecimento das contas não é um objetivo primordial, mas fundamental para ajudar a compreender os objetivos e as ações executadas no negócio.

Nós nos comunicamos sobre qualquer assunto por meio das linguagens oral, escrita, de símbolos, de sinais, musical e outras. Da mesma forma, na contabilidade, os números expressam as ações e intenções atreladas às finanças. A contabilidade tem o poder de medir a performance dos negócios e, por isso, a linguagem da contabilidade expressa a história completa sobre um empreendimento por meio de seus processos contábeis. Ou seja, o progresso da empresa pode ser comparado e observado com o auxílio das informações desse importante setor.

Assim como qualquer outra linguagem, a contabilidade possui diversos fatores que, se não forem bem compreendidos, podem resultar em interpretações errôneas durante a leitura das informações referentes às ações executada em um negócio. O idioma e alguns símbolos podem diversificar os dados em cada país, mas o significado é o mesmo.

Sendo assim, Warren Buffett tem toda a razão quando diz que a contabilidade é a língua dos negócios. Afinal, ele alcançou grande fortuna fazendo justamente a leitura de informações contábeis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *