A hora certa para iniciar uma reestruturação empresarial

A hora certa para iniciar uma reestruturação empresarial

2 minutos de leitura

Considerando as variadas mudanças políticas e crises econômicas ocorridas no Brasil e em outros países nas últimas décadas, é necessário estar sempre atento às flutuações políticas, econômicas e sociais que, de alguma maneira, poderão vir a interferir com o desempenho e desenvolvimento empresarial. Diante desse cenário muito se ouve falar de reestruturação empresarial. Mas do que se trata esse processo?

O que é reestruturação empresarial

Restruturação significa reorganizar, criar novas políticas, avaliar as práticas existentes e adotar novos procedimentos, além de considerar o desempenho dos profissionais, efetuar uma investigação do mercado em que atua e analisar o desempenho econômico financeiro da empresa.

Enfim, avaliar o que é imprescindível para que a empresa cresça e se desenvolva de maneira que mantenha a saúde e o equilíbrio financeiro, proporcionando a sua perpetuidade.

Quando a reestruturação é feita

Inicia-se um processo de reestruturação quando a empresa busca ajustar-se ou efetuar uma mudança para continuar sobrevivendo, aumentar seu lucro e produzir maiores resultados para seus acionistas e/ou proprietários.

Esse processo deve ser utilizado para qualquer situação e em qualquer etapa, porém, o início sempre deverá ser com a elaboração de um diagnóstico que identificará e avaliará os riscos que serão corridos, as oportunidades de mudanças e principalmente, levantará os pontos positivos e negativos, preparando as medidas cabíveis para promover os ajustes necessários sempre de forma imparcial.

Como a reestruturação é feita

A reestruturação empresarial é um trabalho de acompanhamento e análise permanentes que permitem a criação, implementação, aprimoramento de sistemas, pessoas, processos, indicadores e informes gerenciais.

Devido à complexidade do processo, a reestruturação deve ser realizada em conjunto com empresas especializadas, que possuem experiência prática e sejam imparciais.

A empresa contratada deve mostrar os problemas e apresentar soluções de forma estruturada, aplicando da maneira mais eficaz possível as soluções propostas, sempre agindo em conjunto com o empreendedor ou diretoria da empresa. O acompanhamento das práticas e soluções implantadas para avaliar os resultados dos novos processos gerenciais instituídos deve ser feito com atenção.

Com certa frequência, é comum encontrarmos empresas com dificuldades, seja no quesito estrutural ou financeiro. Essas questões, quando não tratadas em tempo hábil ou tratadas de maneira amadora e errônea, podem levar a empresa às ruínas.

Para que isso não ocorra, torna-se necessário que o empresário ou a direção da empresa busque, o mais rápido possível, a ajuda de uma consultoria especializada que possua conhecimentos técnicos e ótimo relacionamento com as instituições financeiras para iniciar o processo de reestruturação empresarial.

Carlos Tacinari
Sócio-diretor de Gestão e Finanças
BLB Brasil Auditores e Consultores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *