A importância da avaliação 360 graus

3 minutos de leitura

Em um mundo corporativo de intensa competitividade e inovação, é cada vez maior o interesse das empresas em questões relacionadas à gestão de pessoas. Esse interesse é difundido, principalmente, pela ideia de que as organizações dependem do capital humano para poder funcionar e obter sucesso em seus negócios. Para isso, os colaboradores, além de estarem alinhados com as premissas e objetivos da empresa, devem ser bem treinados e, principalmente, bem avaliados.

A análise de desempenho é um instrumento que busca conhecer e medir, por meio da comparação, o que é realizado e o que é esperado de um grupo de funcionários. É um processo de identificação, diagnóstico e observação do comportamento de um colaborador durante certo intervalo de tempo, considerando sua postura profissional, seu conhecimento técnico, sua relação com os parceiros de trabalho e outras premissas que a entidade julga relevantes para o futuro e desenvolvimento de seus negócios.

Para avaliar o desempenho das equipes, as organizações têm recorrido a várias ferramentas. Dentre as opções existentes, uma tem chamado atenção do mundo corporativo: a avaliação 360 Graus, uma metodologia que possibilita otimizar a produtividade e prevê a participação de pessoas de diferentes níveis hierárquicos que interagem com o colaborador avaliado.

Nesse tipo de avaliação, o colaborador recebe feedbacks estruturados concomitantemente de diversas áreas ao seu redor, o que origina o nome da avaliação. Ele pode ser avaliado por seus pares de trabalho, superiores, subordinados e também por outros stakeholders. Além disso, na avaliação 360 Graus, o profissional elabora sua própria autoavaliação.

Para chegarem a esse tal “feedback estruturado”, os membros da equipe preenchem um questionário específico, que visa descrever os comportamentos e competências considerados essenciais pela organização, a fim de facilitar o alcance de seus objetivos estratégicos. Esse método é bastante adequado para situar o colaborador com relação às competências desejadas pela empresa, porém exige do funcionário maturidade e abertura para o recebimento do feedback.

Os resultados da avaliação 360 Graus são sigilosos. O colaborador terá acesso apenas ao resultado final da avaliação e não saberá quem o avaliou. Assim, o profissional poderá guiar melhor o seu próprio desenvolvimento, perceber em quais pontos ele pode e deve melhorar e, assim, corresponder plenamente às expectativas da empresa.

Por meio da avaliação de desempenho, é possível identificar novos talentos dentro da empresa, com uso da análise do comportamento e das qualidades de cada indivíduo. Gerando, assim, novas possibilidades para remanejamento interno de colaboradores, além de permitir a oferta de bonificações e premiações aos funcionários que mais se destacarem no processo.

Manter esse, ou qualquer tipo de análise (desde que bem estruturada e executada) pode trazer muitos benefícios e mudanças positivas na gestão de pessoas de uma organização, seja qual for o seu tamanho. Com ela, o gestor pode avaliar melhor seus subordinados, melhorar o clima de trabalho, investir em treinamento de seus pares, melhorar a produtividade, desenvolver os métodos de remuneração, fazê-los trabalhar de forma mais eficiente e feliz.

Assim, após implementar as ações de melhoria individuais e coletivas, a equipe se fortalece, os indivíduos trabalham melhor e a empresa desenvolve funcionários com desempenho acima do esperado. Todos ganham muito quando se avaliam os colaboradores dessa forma.

Yuri Areco
Divisão de Gestão e Finanças
BLB Brasil Auditores e Consultores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *