O que é preciso para abrir um escritório de contabilidade?

O que é preciso para abrir um escritório de contabilidade?

6 minutos de leitura

Você que é contador já pensou em abrir um escritório de contabilidade? Primeiro, é preciso descobrir se ter um escritório realmente é a sua “praia”. Se a resposta for positiva, existem alguns passos que você precisa seguir, normas que devem ser observadas e outros aspectos que fazem parte do processo.

Quer saber o passo a passo para abrir um escritório de contabilidade? Leia no post!

Defina se você tem um perfil empreendedor

Se você resolveu abrir um escritório de contabilidade, sua veia empreendedora já falou mais alto, mas é preciso ter muita calma nessa hora e você deve realmente ter certeza sobre a abertura do negócio.

É comum que muitos pensem que ao “virar patrão” a rotina será menos cansativa, com colaboradores que farão todo o trabalho e férias a qualquer hora. Mas não é bem assim. Além disso, é preciso ter algumas características que são comuns a todos os empreendedores e que fazem o negócio prosperar.

O espírito empreendedor é aquele focado e que não se abala com possíveis dificuldades que qualquer negócio tenha; os empreendedores também são inovadores, sempre em busca de desafios e maneiras diferentes de prestar e oferecer serviços. Um empreendedor não tem medo de enfrentar riscos e entende que eles existem, mas mesmo assim não desiste de seu sonho e busca de todas as formas a perpetuação do negócio.

Outra característica marcante é a busca constante pelo conhecimento e a organização na hora de abrir um negócio, já que empreendedores sabem que é necessário um plano de negócios para a abertura de qualquer tipo de empresa.

Utilize um plano de negócios

Como você viu, um espírito empreendedor pede a utilização de um plano de negócios, um instrumento essencial para abrir uma empresa. É preciso definir os serviços que serão prestados, custos, documentos e processos necessários para que seu empreendimento saia do papel. Além disso, o plano deve conter eventuais serviços que serão contratados para aumentar o seu campo de atuação, como é o caso de escritórios de contabilidade que oferecem algum diferencial, como consultoria de recursos humanos e jurídica.

O planejamento também deve conter detalhes importantes, como a definição do capital e como ele será obtido, com atenção especial ao tempo de retorno e conservadorismo em relação a uma possível demora para que isso aconteça. Um plano de negócios ajuda também a conhecer melhor como é o ramo contábil e permite que você tenha mais contato com o mercado.

Escolha um bom local para atuação

Ainda dentro do contexto do plano de negócios, a definição de um bom local para atuação é essencial para abertura do seu escritório de contabilidade. Alguns detalhes devem ser observados, como espaço para documentos ou para uma possível expansão e salas para seus colaboradores, para receber clientes e fazer reuniões, por exemplo.

Dependendo do capital disponível, a sala poderá ser locada ou comprada e isso também deverá ser estudado antes da abertura do escritório. A localização deve ser levada em conta, possibilitando um melhor e maior acesso de seus clientes. Caso isso não seja possível, você pode começar a pensar em montar uma estrutura virtual para suprir a necessidade de contato com os mesmos.

Se você optar por abrir o escritório em sua própria casa, não se esqueça da manutenção do ambiente profissional que deverá ser observado no seu negócio.

O guia definitivo sobre CPC para as PMEs

Observe a legislação

Como um bom contador, você sabe que o aspecto burocrático no Brasil é bastante forte e não seria diferente com a abertura de um escritório contábil. Assim, esteja atento e procure órgãos relacionados, como a Junta Comercial, as Secretarias da Receita Federal e Estadual, além da prefeitura de seu município.

Você também precisará ter contato com sindicatos, cadastros na Caixa Econômica Federal, além de registros junto ao Corpo de Bombeiros e, é claro, o seu registro no Conselho Regional de Contabilidade (CRC).

Contato com outros órgãos, mais documentos e certidões poderão ser necessários de acordo com a legislação vigente no momento de abertura do escritório.

Escolha os profissionais que atuarão em seu escritório de contabilidade

No começo do artigo você viu que é comum escritórios que estão começando utilizarem os serviços de outros profissionais, como é o caso da contratação de serviços de recursos humanos e de advocacia. Porém, para o seu escritório, procure contratar uma secretária, que além de atender, poderá auxiliar na recepção e separação de documentos, entre outras atividades da rotina administrativa.

Também deverá ser contratado um profissional para a área tributária ou contábil, dependendo de como você pretende atuar no seu escritório, um auxiliar para serviços gerais de bancos e entrega de documentos para as empresas e um colaborador ou uma empresa terceirizada para a limpeza do escritório.

Divulgue o seu negócio

A divulgação do seu escritório deverá observar questões envolvendo o Código de Ética e como o marketing pode ser aplicado ao profissional contábil. Você também deverá decidir quais canais serão utilizados e, caso opte por redes sociais e pela internet, será preciso estar ciente de que estas ferramentas deverão estar constantemente monitoradas e atualizadas.

A geração de um bom conteúdo educativo que observe as normas e legislações contábeis vigentes também é necessária.

Foque no conhecimento

Para se destacar no mercado e possuir um diferencial estratégico, é preciso investir no seu conhecimento. Faça cursos de reciclagem e atualização, já que a legislação contábil é constantemente atualizada e novas obrigações são exigidas a cada dia.

Aposte também no capital humano de seu escritório, traçando uma estratégia de cursos e treinamentos para seus funcionários, objetivando melhorar os serviços por eles prestados e a imagem de seu escritório junto aos seus clientes.

Você poderá também utilizar o conhecimento como uma opção a mais para seu escritório, focando em determinados nichos de mercado, como prestadoras de serviços, franquias ou pequenas e microempresas.

Neste post você viu que abrir um escritório de contabilidade exige planejamento, dedicação e definição de parâmetros legais e estruturais. Além disso, você deve focar em educação continuada para você e seus funcionários. Isso tornará seu escritório competitivo no mercado da contabilidade.

Cursos EAD - BLB Brasil Escola de Negócios

  1. BOA CONOTAÇÃO, VISTO QUE PRETENDO TER MEU PRÓPRIO NEGÓCIO, ENTRETANTO, O FAREI TENDO EM VISTA TODO O PLANEJAMENTO POSSÍVEL.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *