O que fazer para se manter atualizado no mundo contábil?

O que fazer para se manter atualizado no mundo contábil?

9 minutos de leitura

Com frequentes mudanças, o mercado globalizado está cada vez mais exigente. A atualização contínua já não se traduz em um grande diferencial competitivo, tornando-se uma condição elementar para qualquer profissional.

No mundo contábil e fiscal, essa necessidade costuma ser ainda maior, em razão da enorme complexidade do sistema tributário brasileiro e da vasta quantidade de obrigações acessórias.

Dominar as tecnologias disponíveis, conseguir comunicar as informações aos clientes com o máximo de objetividade possível e exercer com total segurança o cumprimento e aplicação das legislações são só alguns dos desafios.

Para os profissionais da contabilidade, a informação é tão importante quanto os números. Por isso, a busca por conhecimento precisa ser constante. O mercado busca profissionais bem preparados e dispostos a oferecer o que outros não têm.

A atualização profissional em contabilidade requer algumas ações que servem como um guia prático de direcionamento. Confira quais são!

Atentar-se às mudanças na legislação

Esse é um princípio básico para todo profissional da área contábil e fiscal. Porém, nem sempre é fácil acompanhar todas as mudanças de perto, uma vez que o número de leis tributárias no Brasil é exorbitante.

Por isso, uma boa dica é utilizar os boletins técnicos de empresas especializadas no setor como IOB, Fiscosoft, Cenofisco, Econet etc. Outra orientação importante é acessar os portais das entidades contábeis — Conselho Federal de Contabilidade, Comitê de Pronunciamentos Contábeis, Conselhos Regionais de Contabilidade, Sindicatos, Associações da classe contábil etc.

Essa é uma maneira de ficar por dentro das mudanças mais relevantes, dos princípios e normas contábeis e pronunciamentos do CPC, além de legislação tributária, societária e previdenciária.

Além disso, o contabilista também pode assinar newsletters de portais que enviam diariamente notícias sobre as principais alterações na legislação para o seu e-mail.

Participar dos treinamentos das Entidades de Classe

Os Conselhos Regionais de Contabilidade (CRC) frequentemente oferecem cursos, seminários ou treinamentos rápidos e práticos sempre que o governo promove uma alteração na legislação que corresponde aos serviços da contabilidade, de modo a contribuir com a capacitação profissional dos contadores.

Já o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) regula o programa de Educação Profissional Continuada (EPC) por meio de cursos de pós-graduação, cursos de extensão — presenciais e a distância —, seminários, entre outras atividades, visando à reciclagem de conhecimento e à atualização profissional em contabilidade.

Esses eventos são realizados pelas entidades capacitadoras credenciadas em consonância com as diretivas da NBC PG 12. As entidades capacitadoras são:

  • Conselho Federal de Contabilidade (CFC);
  • Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs);
  • Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (IBRACON);
  • Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC);
  • Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon);
  • Instituições de Ensino Superior (IES) credenciadas pelo MEC;
  • Instituições de Especialização ou Desenvolvimento Profissional que ofereçam cursos ao público em geral;
  • Federações, Sindicatos e Associações da classe contábil;
  • Firmas de Auditoria Independente;
  • Organizações Contábeis; e
  • Órgãos Reguladores.

O participante do programa precisa alcançar uma determinada quantidade de pontos, adquirida pela participação em cada evento ou curso. Além disso, essas atividades são uma ótima fonte de atualização profissional em contabilidade para que os contadores possam lidar com a aplicação prática de normas e legislações.

EPC também incentiva a produção intelectual de seus participantes por meio da publicação de estudos e artigos e como autores ou coautores de livros.

Investir em capacitação profissional EAD

Além de se manter atualizado quanto à legislação vigente e às normas internacionais, há inúmeros outros motivos para o contador estudar.

O atual cenário mercadológico exige, entre outras características, um profissional multidisciplinar que seja flexível, analítico, dinâmico, proativo, estratégico e sempre conectado com as mudanças do mundo corporativo e contábil.

O contabilista precisa estar preparado não somente sob o aspecto técnico, mas também em relação ao seu papel estratégico na contribuição do processo decisório das empresas. Por isso, é importante adquirir novos conhecimentos e desenvolver novas habilidades.

O contabilista pode buscar ampliar seus conhecimentos e competências profissionais, realizando capacitação em gestão, liderança, atendimento e negociação, recursos humanos, tecnologia, entre outras áreas.

Hoje, com o crescimento da modalidade de ensino a distância (EAD), existem muitos bons cursos disponíveis que permitem o estudo feito por meio de qualquer dispositivo móvel (como smartphones e tablets), em quaisquer lugar e horário.

Esses cursos também costumam ser muito mais acessíveis financeiramente do que os presenciais. Ou seja, é possível realizar um bom investimento e ainda economizar tempo e dinheiro.

Aprender com fluência o idioma inglês

O inglês ainda é o principal idioma do mundo, sendo que seu aprendizado é mandatório para qualquer profissional, independentemente da área de atuação. Contudo, para os profissionais da área contábil, ele tem se tornado cada vez mais imprescindível.

Leia também -  O que é educação profissional continuada e por que você precisa investir nisso?

As normas brasileiras de contabilidade foram equiparadas aos padrões internacionais, possibilitando aos estrangeiros uma compreensão maior de nossas demonstrações. Muitas multinacionais e muitos investidores de outros países continuam vindo para o Brasil.

Assim, fica evidente que o contador que domina esse idioma possui um grande diferencial competitivo. Na internet existem diversos cursos disponíveis e, com certa dedicação e baixo investimento financeiro, é possível alcançar a fluência.

Além disso, é preciso estar atento às tendências ao redor do mundo, já que a contabilidade é hoje uma área de atuação global. Nesse sentido, o que surge de novo em outros países pode ser adotado como um padrão internacional e, consequentemente, ser adotado por aqui também.

Participar de redes sociais e fóruns

Além do entretenimento, as redes sociais — como LinkedIn e Facebook — são amplamente utilizadas para relações profissionais, networking e negócios. Dessa forma, é muito importante que o contabilista marque sua presença nesses ambientes virtuais.

No LinkedIn, por exemplo, é possível criar um perfil com todas as suas experiências profissionais, participar de grupos de discussão, publicar e acompanhar artigos, pois sempre há assuntos relevantes para se manter atualizado.

Os fóruns — plataformas utilizadas para promover o intercâmbio de pessoas, troca de experiências e ideias sobre temas específicos — também são espaços interativos ótimos para o debate e o aprendizado. Na área contábil, um dos mais conhecidos é o Portal Contábeis.

Trata-se de um site de notícias sobre contabilidade que possui um fórum vinculado. Para participar basta se cadastrar criando uma conta. Depois, é só criar seus próprios tópicos para tirar dúvidas ou debater assuntos da área e ainda escrever artigos.

As ferramentas tecnológicas são grandes aliadas da qualificação profissional. Existem muitos sites e blogs especializados em contabilidade e assuntos correlatos que costumam trazer informações bastante relevantes e atualizadas.

Além disso, apresentam diversas dicas sobre assuntos que interessam ao contador. Muitas dessas páginas são mantidas por profissionais que são referências na área contábil.

Estudar esses materiais é uma forma prática e econômica de se manter atualizado. Além disso, participar de debates é uma excelente maneira de conhecer novos pontos de vista, aperfeiçoando seu modo de superar os desafios do dia a dia.

Acompanhar os avanços tecnológicos

A revolução tecnológica dos últimos anos impactou o mundo contábil de maneira avassaladora. Os procedimentos que antes eram feitos em papel — quase em sua totalidade — passaram para o formato digital.

Atividades como registro de diários e balanços, emissão de notas fiscais, apuração de impostos e envio de declarações, hoje são feitas de forma eletrônica. O cotidiano do contador mudou completamente.

Novas soluções digitais surgem a todo momento. A cada instante uma versão melhorada de um software é apresentada, tornando sua antecessora obsoleta. Acompanhar o ritmo dessas mudanças não é uma tarefa fácil, mas é crucial.

Mantenha a concorrência em seu radar e fique atento às novidades utilizadas por ela. Busque acompanhar de perto as desenvolvedoras de softwares contábeis. Elas sempre compartilham em seus blogs, sites e redes sociais variados conteúdos com as últimas novidades para o setor.

Atente-se também às novidades tecnológicas fora do mundo contábil. Um novo aplicativo para celular que facilita a comunicação pode ser um diferencial no relacionamento com os clientes. Outro exemplo é um aplicativo capaz de impulsionar a produtividade dos colaboradores, que pode surgir a qualquer instante.

Essas ferramentas que aparecem no mercado podem dar mais agilidade e praticidade para o seu dia a dia, melhorando o desempenho no exercício de suas atividades. Dessa forma, você poderá abrir espaço na sua agenda para se dedicar ao desenvolvimento profissional e fazer cursos de reciclagem.

Por fim, o mercado não admite mais amadores e isso é especialmente verdadeiro na esfera da contabilidade. Somente os profissionais mais bem preparados alcançarão o topo da carreira.

Para alcançar o topo, o contabilista precisa — ao longo da jornada — desenvolver uma série de competências que o diferencie dos demais.

A atualização profissional em contabilidade e o bom preparo são fundamentais, mas fazem parte da “receita básica” de todos os contabilistas, independentemente do segmento e setor em que atuam.

Logo, o destaque individual e o sucesso na profissão dependerão, fundamentalmente, do seu empenho em aprender e adquirir outros atributos, além de aproveitar ao máximo as oportunidades que surgirem em sua carreira.

Essa consciência é essencial para os contadores do presente e do futuro e precisa ser convertida em ações concretas o quanto antes.

Gostou deste conteúdo? Quer saber mais detalhes sobre atualização profissional em contabilidade? Baixe nosso eBook sobre o programa de Educação Profissional Continuada (EPC)!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *