Descubra diferentes formas de obter uma atualização profissional

Descubra diferentes formas de obter uma atualização profissional

6 minutos de leitura

Você já deve ter parado para pensar que investir na própria qualificação é a melhor maneira de obter destaque profissional. Mas você sabe o que, de fato, pode te ajudar a alcançar objetivos na sua carreira?

Na busca por uma atualização profissional, é fundamental conhecer as alternativas que realmente têm sido úteis para gerar resultados. Seja em curto, médio ou longo prazo. Então, quer saber mais sobre o assunto? Continue lendo e confira agora mesmo!

Estude outros idiomas

A primeira dica é muito importante para que você tenha condições de lidar bem com, praticamente, todas as outras que virão na sequência. Isso porque existem oportunidades de atualização profissional que não estão disponibilizadas em língua portuguesa.

Sendo assim, é preciso pensar na oferta de cursos, palestras e demais alternativas que você só encontrará em outras línguas. E como a maioria dessas ofertas exige o domínio do idioma inglês, a “língua universal”, nada mais válido do que recomendar o estudo desse idioma.

De fato, é essencial que você compreenda o inglês para ter acesso a conteúdos exclusivos, que podem demorar para chegar no Brasil ou que, até mesmo, podem nem chegar.

Dê sequência à sua trajetória acadêmica

Não pare na graduação — a vida acadêmica pode oferecer muito mais para você e para a sua carreira.

Nesse ponto, é preciso considerar as opções disponíveis. Basicamente, dividimos a pós-graduação no Brasil entre cursos stricto sensu e lato sensu, que diz respeito à abrangência de cada modalidade.

Os cursos stricto sensu são menos abrangentes, sendo voltados, em geral, para a formação de professores e pesquisadores universitários. Já os lato sensu permitem uma variedade maior, com cursos mais voltados ao mercado de trabalho.

Independentemente da sua escolha, não deixe de dar sequência à sua trajetória. Isso pode ser fundamental para que os resultados apareçam, pois garante que você se mantenha relevante diante do mercado de trabalho.

Compareça a congressos e seminários da sua área

Uma boa maneira de ficar por dentro dos temas mais novos e relevantes da sua área é comparecer a diferentes tipos de eventos organizados por outros profissionais.

Assim, mesmo que você tenha uma rotina desgastante, que incapacite você de estudar ou ler mais do que gostaria, por exemplo, ainda é possível continuar aprendendo. Mesmo que seja acompanhando apresentações ou conversando com outras pessoas.

Acredite: participando desse tipo de evento, você aprende muito, seja conhecendo cases de sucesso e resultados de pesquisas ou conferindo lançamentos.

Acostume-se a acompanhar canais de vídeo especializados na sua área

Não há dúvida de que a popularização da internet mudou o mundo de diversas formas. E uma delas — talvez a principal — é o acesso à informação. Pense bem: vinte anos atrás, qual seria o gasto para conferir uma palestra de qualquer grande especialista em sua área? Sabemos que seria elevado.

Por outro lado, hoje é possível ter acesso a eventos dos maiores talentos do mundo de graça, por meio da internet. Sendo assim, é fundamental saber procurar pela informação onde ela está disponível, e usar esse recurso para absorver o máximo de conhecimento possível.

O YouTube — certamente a mais popular das ferramentas de vídeo — é bastante conhecido pela oferta de conteúdo voltado ao entretenimento. Mas não é só isso que você encontra no site. Dentro dele também existe muito material profissional e de qualidade. Para encontrá-lo, acostume-se a utilizar a busca: pesquise palavras-chave relacionadas à sua área de atuação.

Leia também -  Quais as vantagens de um planejamento estratégico para a área de contabilidade?

Além disso, ferramentas como o Ted Talks são muito ricas em termos de conteúdo didático e específico, e permitem a você aprender gratuitamente, do conforto do seu lar.

Marque presença nas redes sociais

Assim como o YouTube, as redes sociais não existem somente para o entretenimento. O LinkedIn, por exemplo, é conhecido por ser uma ferramenta profissional muito valorizada.

Mais do que conectar você a outros profissionais da sua área, ele permite acesso a conteúdo interessante, postado por pessoas influentes em seu ramo de atuação e empresas de grande impacto no mercado.

Além disso, as redes sociais permitem que você crie uma imagem altamente positiva em ambiente online ao participar de fóruns de discussão, dando opiniões, compartilhando ideias, experiências e fazendo novos amigos.

Experimente o coaching

Muitas vezes, o profissional precisa considerar muito mais a parte emocional do que a racional para se destacar no trabalho. Assim, investir no desenvolvimento de habilidades comportamentais pode ser um grande passo para um melhor futuro profissional.

Alguns especialistas podem colocar você no caminho certo para lidar com temas como prioridades, fortalecimento de pontos fortes, redução de fraquezas, liderança e melhor capacidade de lidar com questões relativas ao dia a dia de trabalho em ambiente empresarial.

Por isso, não deixe de considerar o trabalho com um coaching para te ajudar a se diferenciar profissionalmente.

Invista na criação de um networking qualificado

Você pode estar próximo dos profissionais mais relevantes da sua área e, assim, aprender com eles. Acha difícil? Definitivamente, não é. Quando você conhece uma pessoa e tem algo em comum com ela, não é natural passar um tempo conversando sobre isso? Então, por que essa regra não valeria para profissionais da mesma área?

Você só precisa marcar presença em ambientes que reúnam essas pessoas e ser sociável. Assim, as conversas acontecerão naturalmente, e as amizades surgirão. Aliás, até a sua presença em ambiente online é uma oportunidade para aumentar sua rede de contatos em sua área.

Além disso, é importante também cultivar relacionamentos profissionais nas diversas áreas das empresas. Isso, certamente, contribuirá muito com o seu desenvolvimento pessoal — e, consequentemente, com o profissional.

Faça cursos específicos para atualização profissional

A última dica é fazer cursos específicos para sua necessidade profissional. Ao invés de começar uma especialização que pode ser longa e, muitas vezes, não garantir os resultados imediatos que você precisa, é possível apostar em alternativas mais voltadas à sua necessidade imediata e que ofereçam resultados em curto prazo. Assim, optar por cursos específicos pode fazer a diferença na sua carreira.

Você pode optar por cursos online — o que facilita o seu aprendizado, por permitir que suas atividades sejam feitas sem que você tenha que sair de casa. Ou, ainda, cursos presenciais mais baratos do que a especialização, e ainda mais direcionados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *