O papel da auditoria no combate à corrupção

O papel da auditoria no combate à corrupção

2 minutos de leitura

A auditoria no combate à corrupção é uma das medidas práticas adotadas atualmente nas organizações. Essencial para empresas de todos os segmentos, a auditoria verifica a precisão dos registros contábeis e tem como objetivo evitar fraudes e irregularidades.

Ferramentas da auditoria no combate à corrupção

Com o surgimento do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), mais uma ferramenta foi adicionada ao conjunto de ações que as empresas têm para combater a corrupção. Prática que traz efeitos colaterais como a adulteração da igualdade de condições numa licitação, distorções de preços licitados, desvios de recursos públicos de áreas importantes como Saúde, Educação e Segurança, entre vários outros.

Com o SPED, a empresa pode cruzar dados para monitoramento e prevenção de fraudes por meio de um software, evitando assim a perda de tempo com a visita do auditor na sede da organização para checar livros e documentos fiscais.

Além disso, há muitas outras técnicas de auditoria para detectar sinais de corrupção. Como: cruzamento de banco de dados, perícia contábil, roteiros de caixa, parâmetros estatísticos, alta rotatividade nas contas bancárias, histórico de denúncias, ajustes excessivos na contabilidade, entre outros.

Muitas medidas práticas de combate à corrupção incluem a auditoria. Especialistas falam sobre a importância de aumentar o número atual de auditores, consequentemente aumentando o número de vagas nos cursos de Auditoria nas instituições de ensino de todo o Brasil. E isso não só em nível de graduação, mas também MBA, mestrados, doutorados e cursos de extensão, além de investimento em programas de estágio e trainee.

Objetivo do auditor não é descobrir corrupção nas empresas

Um bom planejamento de auditoria pode permitir a descoberta de fraudes instantaneamente, inclusive a corrupção. Porém, ao ser contratado, o profissional ou a empresa não tem como objetivo principal encontrar esse tipo de fraude nas organizações.

Normalmente, fraudes como a corrupção são feitas para não aparecerem facilmente durante o trabalho de auditoria. Ao ser descoberta, ela deve ser indicada no relatório. Mas caso haja suspeita de que ela seja prática corrente na empresa, um dos serviços mais recomendados para localizar a corrupção é o de contabilidade forense, que dispõe de recursos que se assemelham aos de investigações criminais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *