Auditoria Trabalhista Preventiva evita reclamações e auxilia no eSocial

Auditoria Trabalhista Preventiva evita reclamações e auxilia no eSocial

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O Brasil possui o status de ser um dos países com maior número de reclamações trabalhistas. Somente no ano passado foram contabilizadas 3 milhões de ações desse gênero no país. Essa triste realidade demonstra que as relações de trabalho precisam ser melhoradas. Situações como essas não são vantajosas para nenhum dos lados, tanto para o empresário como para o funcionário, os quais despendem dinheiro e tempo até o desenrolar dos processos. Sem contar o desgaste emocional de ambas as partes. A Auditoria Trabalhista Preventiva é um serviço auxiliar nesse processo.

A Recente Reforma Trabalhista apresenta e formaliza outras possibilidades de acordos de trabalho e acena para uma possível melhora nessas relações. Entender a nova legislação e estar a par de todas as mudanças não é tarefa simples. Os setores de Departamento Pessoal e Recursos Humanos das empresas, muitas vezes, têm sua rotina tomada pelas demandas habituais que já consomem tempo quase insuficiente, tornando praticamente impossível conhecer e dominar todas as alterações trabalhistas vigentes.

Auditoria Trabalhista Preventiva para prevenir problemas

Ações trabalhistas põem em risco a sobrevivência das empresas, evidenciando ainda mais a importância de cumprir as obrigações relativas ao trabalhador.

Com o cenário de mudanças na legislação trabalhista, empresas que possuem em seu quadro de trabalhadores pessoas que dominam as regras alteradas da CLT são exceções nesse momento.

Diante disso, a implantação da Auditoria Trabalhista Preventiva torna-se uma alternativa viável e assertiva para prevenir e evitar futuros desgastes.

Como a Auditoria Trabalhista Preventiva atua?

A Auditoria Trabalhista Preventiva tem uma função abrangente, por analisar todos os processos relacionados a acordos e contratos entre patrões e empregados. O auditor também tem a função de tirar dúvidas sobre obrigações trabalhistas, auxiliar na elaboração de documentos, sugerir melhorias nos controles e processos, verificar a regularidade dos cálculos dos encargos sociais e previdenciários, bem como apresentar soluções adequadas a cada exigência e obrigação imposta ao empregador.

Com o trabalho de Auditoria Trabalhista Preventiva é possível também conhecer possíveis falhas de procedimentos e contingências, agindo de maneira preventiva, evitando, assim, irregularidades e prejuízos desnecessários.

Problemas que podem ser evitados

Devido ao complexo conteúdo das leis trabalhistas e de suas recentes alterações, são inúmeras irregularidades que podem ser evitadas com a ajuda de uma auditoria. Pagamentos de horas extras, compensações, registros inadequados, descontos indevidos, pagamentos mal calculados de comissões, entre outros.

Um raio X das atividades trabalhistas deve ser feito pelos auditores contratados. Entre os processos a serem analisados destacamos alguns:

– Admissão e demissão;
– Banco de horas;
– Cálculos de folha de pagamentos;
– Encargos sociais e previdenciários;
– Férias, 13º salário e outros benefícios;
– Rescisões contratuais;
– Segurança e medicina do trabalho.

Auditoria Trabalhista Preventiva e o eSocial

Além das mudanças relativas à Reforma Trabalhista, as adequações à obrigatoriedade do eSocial também merecem atenção por parte de empresários e dos setores de RH das companhias. O Projeto do Governo Federal entrará em vigor a partir de 2018 e todos os empregadores têm que estar preparados. Diante disso a Auditoria Trabalhista Preventiva tem posição relevante para auxiliar também nessa adequação.

Como a auditoria pode ajudar?

O auxílio de auditores na adequação ao eSocial seguirá sendo o de assessorar a empresa na preparação das informações a serem enviadas para o Governo Federal. Algumas das atividades relacionadas a essa assessoria são:

  1. Coordenação do projeto de implantação do eSocial, incluindo a definição de um cronograma de execução e responsabilidades;
  2. Revisão quanto aos proventos (eventos) da folha de pagamento tendo em vista o novo ambiente cadastral (tabela de eventos) do programa eSocial;
  3. Análise e coordenação quanto ao saneamento dos dados cadastrais dos participantes (funcionários) para cadastramento inicial do vínculo a ser transmitido até a data do início da obrigatoriedade do eSocial;
  4. Análise, coordenação e orientação para saneamento do cadastro de tabelas da folha de pagamento tais como cargos, funções, horários de trabalho, ambiente de trabalho, lotações tributárias, entre outros;
  5. Revisão quanto à compatibilidade dos grupos e contas contábeis com os proventos (eventos) da folha de pagamento com as tabelas de rubricas do eSocial;
  6. Revisão e orientação quanto aos processos para atendimento ao RET – Registro de Eventos Trabalhistas, dividido em periódicos e não periódicos (admissão, alteração de salário, desligamento, exposição etc) visando informar a base de dados no ambiente nacional do eSocial;
  7. Treinamento visando o envolvimento e a capacitação dos profissionais das áreas relacionadas ao eSocial, tais como departamento pessoal, medicina e segurança do trabalho, contabilidade, fiscal e controladoria.
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A medida tem como objetivo se antecipar às exigências do envio de informações, mas até que seja totalmente implantada e adaptada pelos responsáveis nas empresas, a ocorrência de dúvidas e irregularidades pode onerar o serviço, gastando tempo desnecessário com refações. A Auditoria Trabalhista Preventiva contribui para que todo o serviço seja feito de forma rápida e eficaz prevendo possíveis erros.

Ajuda especializada é necessária

Como todo serviço específico, a contratação de profissionais qualificados é crucial para que todos os processos sejam realizados com qualidade. A BLB Brasil Auditores e Consultores possui equipe capacitada e experiente no trabalho de Auditoria Trabalhista Preventiva. Conheça esse e outros serviços aqui.

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