Avaliação a Valor Justo ou Fair Value: o que você precisa saber sobre o assunto?

Avaliação a Valor Justo ou Fair Value: o que você precisa saber sobre o assunto?

6 minutos de leitura

A avaliação a Valor Justo, ou Fair Value, define o valor de negociação de um ativo ou passivo que esteja sendo vendido. As partes interessadas devem conhecer o negócio, e todos os itens da negociação devem ser analisados de acordo com as condições do mercado no momento.

Tais assuntos devem ser avaliados mediante os artigos 183, VII e 184, III, da Lei 6.404/1976 e Lei 11.638/2007. Nem sempre o conceito de Ajuste a Valor Presente (AVP) refere-se ao valor justo a ser pago pelos bens colocados à venda. Veja abaixo várias informações que você precisa saber sobre o assunto.

Avaliação a Valor Justo

A Avaliação a Valor Justo foi aprovada pela Resolução do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) número 1.428/2013 e regulamentada pela NBC TG 46 — Mensuração do Valor Justo. Essa expressão é dada para a venda de ativos ou transferência de passivos. Portanto os valores devem ser justos para ambas as partes. Tudo isso impacta nos resultados da gestão e elaboração de novas estratégias das empresas.

Reavaliação de ativos em uma empresa

O processo de reavaliação de ativos de uma empresa é realizado para fazer a atualização do valor do bem. Esse é um procedimento de gestão patrimonial e ocorre porque os valores de mercado dos bens estão sempre mudando. Para reavaliar esses itens, é necessário verificar a depreciação, a valorização, o valor residual e até mesmo sua recuperabilidade (teste de impairment).

Ainda é possível fazer a reavaliação de ativos?

Infelizmente, essa é uma questão ainda controversa no Brasil. Caso a administração da empresa opte em realizar, recomenda-se que seja por profissionais especializados.

Quais CPCs estão relacionados à nova forma de reavaliação dos ativos?

O Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) tem como objetivo estudar e preparar pronunciamentos técnicos de contabilidade. Por exemplo, o CPC 27 visa estabelecer o tratamento contábil de ativos imobilizados. Já o CPC 31 fala sobre o ativo não circulante mantido para venda e operação descontinuada. O CPC 29 abrange o ativo biológico e os produtos agrícolas. O CPC 01 que trata sobre o teste de recuperabilidade de ativos (test de impairment), também deve ser observado.

O contador e as novas normas de contabilidade adotadas pelo Brasil (IFRS) 

O International Accounting Standards Board (IASB), ou Conselho de Normas Internacionais de Contabilidade, é a organização que atualiza as Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS). Nesse contexto, a IFRS 13 trata do valor justo e da sua hierarquia. A definição atualizada dessa norma dispõe sobre o valor que seria recebido por meio de uma venda de um ativo ou transferência de um passivo.

Nova contabilidade

Devido ao avanço tecnológico e todas as atualizações cotidianas, o Conselho Nacional de Contabilidade (CFC) resolveu fazer algumas modificações em sua ferramenta de trabalho. Um sistema unificado foi apresentado aos contadores: o E-fiscalização. Por meio dele, será possível realizar várias tarefas, sendo que uma delas será a verificação quanto à correta aplicação das normas contábeis adotadas pelo Brasil, de responsabilidade de cada profissional.

eLearning 

O eLearning (Eletronic Learning), traduzindo para o português, Aprendizagem Eletrônica, nada mais é do que uma forma de estudar online. O aluno recebe aulas via internet sobre vários assuntos. Dessa maneira, o contador pode aprimorar seus conhecimentos em rotinas diárias, sem ter que sair de casa ou do escritório.

Importância da educação continuada para a profissão e para o profissional 

A Educação Continuada é utilizada para melhorar os conhecimentos dos profissionais. Eles necessitam estar sempre atualizados para aplicar novos conhecimentos em suas rotinas diárias.

Desenvolvimento de carreira de contadores

Os contadores são aqueles profissionais que fizeram curso Técnico em Contabilidade ou uma faculdade de Ciências Contábeis. Como a tecnologia e as mudanças avançam rapidamente, eles têm a necessidade de continuarem estudando. Existem alguns cursos de qualificação que são excelentes opções para que os contadores desenvolvam suas carreiras.

NBC PG 12 — Educação continuada

A Educação Profissional Continuada (EPC) é regulamentada pela NBC PG 12. Determinada pontuação na EPC é exigida anualmente aos contadores que desejam continuar atuando em sua profissão.

Contabilidade e finanças: normas contábeis adotadas no Brasil 

O Brasil começou a adotar as Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS), que servem para dar suporte aos contadores em todos os seus trabalhos e para que eles possam se sentir seguros nas tomadas de decisões cotidianas.

Reconhecimento de receita — Programa de Educação Continuada 

Uma nova norma de Recolhimento de Receita, a IFRS 15/ CPC 47, foi publicada pelos órgãos IASB e FASB. Algumas empresas terão facilidade em se adequar, já outras terão um pouco mais de dificuldade. O programa de Educação Profissional Continuada (EPC) pode ser um aliado na hora de treinar os profissionais. Comece a planejar as mudanças agora mesmo.

Necessidade da reciclagem profissional em seu mercado de atuação 

Todos os mercados de atuação exigem dos trabalhadores que estejam sempre se atualizando. Por isso, é importante se inscrever em cursos de reciclagem. O aperfeiçoamento profissional é bom, tanto para a empresa como para o contador. Então, não perca tempo e faça cursos em sua área!

Prazo de apresentação da documentação necessária para gerar os pontos para o programa 

O prazo para apresentar a documentação para gerar os pontos é até o dia 31 de janeiro do ano subsequente ao que o profissional estiver obrigado. Os contadores devem estar sempre atentos às datas solicitadas para não perder o dia da entrega de relatórios e outras documentações.

Não deixe as atividades geradoras de pontos para a última hora

Todas as atividades geradoras de ponto não devem ser deixadas para a última hora. O profissional de contabilidade deve antecipar os cálculos e anotações necessárias sempre que for possível. Nada deve ser deixado para o final do ano, pois esse é um dos momentos mais difíceis em todos os setores.

Seja você um contador experiente ou um estudante da área contábil, saiba que é muito importante seguir as normas para realizar a Avaliação a Valor Justo. Todas as mudanças realizadas no decorrer dos anos devem ser cuidadosamente analisadas. Dessa maneira, tudo que for feito em seu dia a dia será realizado de forma correta, e os ativos serão vendidos por um preço justo.

Achou nosso conteúdo sobre Avaliação a Valor Justo ou Fair Value interessante? Então aproveite e informe-se mais, lendo sobre como se manter atualizado na área de contabilidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *