Brasileiros desconhecem que pagam impostos

2 minutos de leitura

Recente pesquisa “Impacto de Tarifas e Tributos no Brasil”, feita em conjunto pela Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio RJ) e a Ipsos, mostra que um a cada quatro brasileiros não reconhece que paga impostos em compras ou serviços do dia a dia. No total, 1.200 pessoas foram entrevistadas em 72 municípios do País, entre os dias 15 e 28 de maio.

Dos 73% dos contribuintes que afirmaram pagar algum imposto, 69% citaram tributos municipais, como IPTU e taxas referentes a serviços como iluminação e coleta de lixo. Impostos indiretos sobre produtos e serviços foram mencionados por 54% dos entrevistados. Impostos estaduais e federais também foram lembrados por 39% e 17%, respectivamente.

Comparando com os resultados obtidos na pesquisa de 2014, houve alta de quatro pontos percentuais no número de pessoas que reconhecem o pagamento sobre o gasto com energia elétrica e na compra de alimentos. Outros produtos e serviços citados pelos entrevistados foram: telefonia, vestuário e higiene, com 93%, produtos de saúde (90%), serviços bancários e serviços pessoais, com 89%, e combustível (86%). De todos os itens, apenas habitação apresentou queda, sendo mencionado por 86%.

O estímulo ao conhecimento dos tributos pela população e a discussão acerca do tema é de extrema importância, principalmente para que sejam entregues serviços e produtos com qualidade compatível com o que o contribuinte paga. Para o presidente executivo do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), João Eloi Olenike, “conhecendo os impostos é mais fácil de requerermos serviços públicos com a qualidade correspondente ao montante arrecadado”.

Já Christian Travassos, economista da Fecomércio RJ, afirma que “a parcela significativa de brasileiros que ainda precisa ser estimulada a pensar sobre impostos incidentes no seu dia a dia representa um misto de desafio e oportunidade. Quando as pessoas associam a motivação dos impostos com a prestação adequada de serviços públicos, elevamos o nível do debate.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *