Quais campos da contabilidade oferecem boa remuneração?

Quais campos da contabilidade oferecem boa remuneração?

5 minutos de leitura

Com a adequação das normas contábeis no Brasil às normas internacionais de contabilidade, abriu-se um novo mercado e campos da contabilidade. Por mais que já tenham duas reservas profissionais de mercado, os contadores contam com uma profissão que pode remunerar muito bem, desde que se estejam preparados para assumir mais responsabilidades. Vamos verificar!

Campos da contabilidade que oferecem a melhor remuneração

Auditoria Contábil e Perícia Contábil

As duas reservas de mercado para os contadores são essas atividades. Mesmo que você tenha muito conhecimento prático de auditoria ou de perícia, somente poderá ser auditor contábil ou perito contábil se for contador de profissão.

Por não haver uma quantidade elevada de profissionais disponíveis, aqueles que atuam nessas atividades são bem remunerados, acima da média da área. Mas há uma contrapartida: deve-se estudar e atualizar-se sempre, pois as normas estão em constante mudança e é necessário atender ao programa Educação Profissional Continuada para manter o registro profissional.

Consultor financeiro

O consultor financeiro pode atuar em diversas áreas, como a tributária, de contabilidade aplicada, comércio exterior, custos, tecnologia da informação, análise financeira, sistemas, contabilidade internacional e controles internos, entre outras.

Atuando como consultor na área tributária é possível fazer com que a empresa obtenha grande economia em longo prazo, alterando seu regime tributário quando necessário, viabilizando grandes projetos e, em alguns casos, até tirando produtos que não possuem incentivos tributários do mercado.

Pela quantidade e qualidade de resultados alcançados pelos consultores, essa é uma atividade das mais bem remuneradas dentro dos campos da contabilidade, mas é exigente: o profissional deve atuar em nome de uma empresa ou de maneira autônoma, o que aumenta a necessidade de gerenciamento constante das atividades operacionais.

Contador

Um mesmo profissional pode trabalhar em diversas frentes, inclusive como contador. Atuando como tal, ele pode agir dentro dos campos da contabilidade pública ou sendo responsável pela contabilidade de uma indústria, imobiliária, empresa de transportes, da área comercial, de serviços, na área rural, hospitalar, entre outras.

E não é somente em empresas que visam ao lucro que um contador pode atuar. Também é possível ser o responsável pela contabilidade de uma empresa sem fins lucrativos, como uma entidade do terceiro setor, por exemplo.

Analista financeiro ou contábil

Outra área bem remunerada é a de análise financeira e contábil, pois as grandes empresas também necessitam, de maneira constante, de profissionais atualizados em relação às normatizações específicas para o exercício de atividades relacionadas a ela.

Os fechamentos mensais, que são períodos do mês em que o trabalho se torna elevado pela necessidade de encerramento de todas as demonstrações contábeis, são caracterizados por uma época de trabalho intenso para consolidação de todos os dados financeiros e não financeiros, os quais servirão de base para a geração das informações.

Treinamento é essencial para um bom profissional

Para o profissional da contabilidade permanecer sempre em dia em relação aos conteúdos contábeis, é necessário que tenha acesso a informativos de qualidade e com regularidade. Para isso, outra área que se destaca quando o assunto é remuneração é o treinamento profissional.

O próprio Conselho Federal de Contabilidade (CFC) já definiu como norma para manutenção da regularidade da atividade a reciclagem profissional. Com isso, os profissionais dedicados a treinar os outros contadores acabam sendo muito bem remunerados, pois a procura é grande para se manter atualizado.

Não somente em cursos livres, mas também em cursos de pós-graduação há destaque em relação à remuneração dos profissionais da contabilidade. Além de melhorar ainda mais seu preparo com os cursos especialização, eles também são uma excelente oportunidade para expandir sua rede de contatos.

A contabilidade como negócio

Uma opção que é muito rentável, mas que requer dedicação exclusiva e tempo adicional de trabalho, está ligada à criação de um negócio próprio de contabilidade. O contador como empreendedor será dono de uma empresa, o que poderá alavancar os ganhos, mas também multiplicará o trabalho, já que deve ser feita a prospecção de clientes, a manutenção dos mesmos e a contratação e treinamento da equipe de profissionais que auxiliarão nas tarefas operacionais.

De todas as tarefas apresentadas, talvez essa seja a que pode trazer maior remuneração para o profissional, pois apenas dependerá da estrutura da empresa de serviços contábeis criada e da qualidade dos serviços prestados pela equipe auxiliar. Conforme o negócio for crescendo, mais clientes poderão ser incorporados e a remuneração do profissional também aumentará.

Importante é ser salientado que, embora traga a maior possibilidade de remuneração, também é aumentado o nível de risco de perdas financeiras, pois um erro em algum procedimento realizado para um cliente de médio porte, por exemplo, pode gerar prejuízos para a cobertura de multas por parte da empresa prestadora de serviços contábeis. Por essa razão, um contrato de prestação de serviços deve ser entregue a um advogado para que sejam identificados os riscos potenciais de equívocos ou quaisquer erros na rotina dos trabalhos.

É aconselhável, também, que seja contratado um seguro profissional, reduzindo riscos e garantindo a perenidade do negócio e a satisfação dos clientes. Esses seguros cobrem multas e penalidades ocorridas durante a atividade profissional da empresa, por erros cometidos tanto pelos proprietários quanto por seus funcionários.

Não importa qual dos campos da contabilidade seja buscado para o exercício da atividade profissional. O importante é ter em mente que, devido à constante atualização das regras nacionais de contabilidade para a adequação às normas internacionais, a atualização profissional é imprescindível para garantir boas oportunidades dentro do campo profissional.

Seja na área pública, no setor privado, atuando de maneira autônoma como empresário contábil ou como professor ou treinador, as possibilidades de ganho são grandes e reais. Basta que o profissional busque os contatos certos e sempre esteja atualizado em relação aos conhecimentos profissionais.

Se você já está no mercado de trabalho ou pretende entrar em breve, conheça nossos cursos e se especialize!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *