Veja por que você deve investir em sua própria capacitação profissional

Veja por que você deve investir em sua própria capacitação profissional

8 minutos de leitura

A maioria dos especialistas de sucesso — ou seja: aqueles que alcançam bons cargos ou realizam grandes projetos dentro de sua área de atuação — tem uma característica em comum: não deixa de investir na própria capacitação profissional. Espelhar-se no exemplo deles vai fazer toda a diferença se, um dia, você também quiser fazer parte desse time.

Adquirir conhecimentos continuamente, especializar-se em determinada área e tornar-se autoridade no assunto é o segredo para ganhar reconhecimento. Consequentemente, com a capacitação profissional você conseguirá um bom emprego ou clientes suficientes para recuperar o investimento feito em sua carreira.

Se você ainda tem receio em usar seu dinheiro para aprimorar habilidades e conhecimentos profissionais, não se preocupe. Até o final deste artigo, com certeza, vamos te convencer de que são inúmeros os benefícios não só em relação ao trabalho, mas também pessoais, por manter-se cada vez mais capacitado para suas funções.

Quer saber por que você deve investir em sua própria capacitação profissional? Continue a leitura e confira as vantagens dessa iniciativa!

Contato com outros profissionais para criar networking

networking (ou “rede de contatos”) é um conceito-chave dentro do mundo profissional. Conhecer pessoas para as quais você possa divulgar seu trabalho, com quem possa firmar parcerias e captar investimentos, ou mesmo que te recomendem a clientes e vagas de emprego, é extremamente positivo.

Ao participar de alguma capacitação profissional, seja um curso livre, um evento ou uma pós-graduação, por exemplo, você tem o contato de muitas pessoas à sua disposição. Aproveite-os e crie essa rede de conhecidos que pode contribuir para a sua atuação profissional.

Além de indicações ou possíveis parcerias, o contato com gente da sua área, enquanto estudam juntos algum tema, ajuda a trocar conhecimentos, adquirir novos pontos de vista ou aprender técnicas e metodologias que você não conhecia.

Professores gabaritados ao seu alcance

Nos cursos para melhorar sua capacitação profissional, além da chance de conhecer pessoas do mesmo campo de atuação que o seu, você terá outra grande oportunidade: aprender com os profissionais mais gabaritados.

Nas universidades ou em um curso de pós, mestrado, MBA ou doutorado, você encontrará os principais intelectuais da sua área. Aqueles que escreveram os livros que foram referência para sua formação técnica ou universitária provavelmente serão seus professores.

Já em cursos on-line ou de extensão, eventos e congressos, muitos dos professores e palestrantes são profissionais com carreiras consolidadas, que atuam nas mais renomadas empresas ou são donos de companhias importantes, nas quais você sonha em um dia trabalhar. Conhecê-los pessoalmente pode até ajudar a concretizar esse objetivo.

Aumento da sua empregabilidade

Uma das principais razões que leva as pessoas a se capacitarem continuamente é a concorrência do mercado de trabalho. Ter uma formação técnica ou uma graduação é o mínimo que se espera para trabalhar em áreas fundamentais para a sociedade, como a Contabilidade ou a Administração. Os diferenciais na hora de apresentar seu currículo passam a ser:

  • Cursos complementares;
  • Domínio de idiomas;
  • Níveis superiores de estudo; e
  • Experiência acumulada.

Tudo isso contribui para aumentar sua empregabilidade, ou seja, suas chances de alcançar espaço no mercado de trabalho, considerando o conjunto de habilidades profissionais e conhecimentos que você possui. Guarde bem esta informação: profissionais capacitados não ficam parados.

Inserção e permanência no mercado

A frase final do tópico anterior pode ser amparada por dados de uma pesquisa publicada em 2015. Em resumo, esse estudo analisou informações de 11 importantes agências de emprego brasileiras e demonstrou que, quanto maior o nível de formação do profissional, maior probabilidade ele tem de encontrar uma vaga de emprego.

O mesmo é válido para quem já está trabalhando: aqueles mais capacitados dificilmente são dispensados pelas empresas. Com isso, fica claro que, se você investe nos cursos certos para a sua carreira, conta com mais chances de êxito profissional.

Quem já tem um trabalho estará preparado para oportunidades de promoção dentro da organização. Aqueles que, por alguma eventualidade, precisem se reinserir no mercado, vão conseguir fazer isso rapidamente — o que é um alívio em tempos de crise econômica.

Atualização constante na sua área de atuação

Quanto ao que foi dito anteriormente, a capacitação profissional é indispensável para que uma pessoa consiga se manter ativa no mercado, principalmente se ela atua em uma área que sofre constantes mudanças, como a já citada Contabilidade ou Direito, por exemplo.

A primeira formação é basilar, mas achar que ela será capaz de garantir sua atuação até o dia da aposentadoria é um grande erro. Acompanhar as mudanças e novas descobertas, estar sempre atento à criação de novas leis e medidas que impactam seu trabalho e acompanhar o desempenho do mercado em que você atua são só algumas das situações que demonstram a necessidade de atualizar-se constantemente.

Muitos cursos de capacitação são focados exatamente em pontos como esses. Inclusive, alguns são recomendados ou promovidos por órgãos reguladores das profissões, pois um dos deveres dessas instituições é garantir que seus profissionais tenham acesso a toda a informação necessária para desempenhar suas funções com excelência.

Incentivo ao pensamento crítico

Você já passou por uma situação na qual estava em uma discussão sobre temas relativos à sua área de atuação, mas, como ficou muito tempo sem estudar nada a respeito, não conseguiu contribuir ou entender muito bem o assunto?

Passar por isso é frustrante, pois a impressão que fica é a de que você não tem conhecimentos suficientes da própria área em que se formou. Mas não esquente tanto a cabeça: é natural que um profissional deixe de lado determinados aprendizados, já que, ao começar a trabalhar, dedica-se a um campo específico dentro de seu setor (e não a todos).

Inscrever-se em algum curso ou participar de formações pontuais são iniciativas que podem ajudar nesse ponto. Isso porque você terá a chance de relembrar conceitos e voltar a ter contato com temas que não fazem parte de sua rotina profissional, mas que são importantes para o seu mercado como um todo.

Com isso, você estará sempre preparado para envolver-se em discussões e até mesmo em projetos que fujam um pouco da área na qual se manteve focado. Será possível também pensar criticamente a respeito de diversos temas, devido aos subsídios trazidos pelos conhecimentos adquiridos nos cursos.

Capacidade de enxergar novos rumos

Os cursos de capacitação também são uma forma de abrir sua mente para novos rumos que você pode seguir profissionalmente. Um analista contábil, por exemplo, que já tenha certa experiência e aspire a um posto de liderança, pode, ao fazer um curso focado em gestão, sentir-se confiante para pleitear cargos de coordenação ou direção.

Por outro lado, um administrador pode decidir fazer um mestrado e interessar-se pelo mundo acadêmico. Consequentemente, ele enxergará na pesquisa e na formação de novos profissionais um caminho que o motive a mudar os rumos de sua carreira.

Dentro de cada área do conhecimento existem diversos campos de atuação possíveis, mas a tendência é que os profissionais se especializem e atuem em setores específicos durante um bom tempo. Ter a chance de identificar outras possibilidades de atuação é uma das vantagens que a capacitação continuada pode trazer para você.

Capacitação profissional e planejamento de carreira

Os cursos de capacitação são uma maneira de alcançar os objetivos que você planejou para a sua carreira. Em muitas áreas, como o Gerenciamento de Projetos, por exemplo, é necessário tirar certificações específicas para conseguir atuar em certos campos profissionais.

Portanto, a pessoa precisa planejar com cuidado os cursos e as especializações aos quais vai se dedicar. Estabelecer metas de crescimento profissional é uma forma de estar constantemente dedicado à sua formação, já que, para evoluir na sua carreira, você dependerá diretamente dos conhecimentos que for acumulando.

Além disso, as empresas dão especial valor àqueles que estão constantemente estudando, pois essa postura demonstra proatividade e motivação profissional. Ao surgirem novas oportunidades e projetos, os profissionais mais capacitados serão os primeiros a serem requisitados, já que haverá a confiança de que eles serão capazes de executar bem as atividades.

Segurança para empreender

Os profissionais que querem montar uma empresa, chefiar uma equipe e trabalhar por conta própria podem se sentir mais seguros para fazer isso caso estejam bem formados e informados.

Ao investir em sua própria capacitação profissional, você ganha autoridade suficiente para montar um negócio que consiga sustentar. Isso ocorre porque as pessoas vão dar credibilidade à sua companhia ao verem que você estudou muito para poder dar tal passo.

Além disso, tudo o que você acumulou a cada curso (ou congresso) e cada contato que fez enquanto se capacitava poderão ser usados a favor do seu empreendimento profissional. Sem contar que, por ter estudado bastante os temas de sua área, você será capaz de pensar nas melhores estratégias e adotar as metodologias de trabalho mais pertinentes aos objetivos de seu projeto.

Depois de tantas observações, fica fácil perceber que existem razões suficientes para investir na própria capacitação profissional, não é mesmo? Estudar sempre e manter-se atualizado são os melhores caminhos para ter sucesso com seu trabalho.

Para conhecer excelentes cursos que vão ajudar a alavancar sua carreia na área de negócios, siga-nos nas redes sociais. Estamos no LinkedIn e também no Facebook!

Cursos EAD - BLB Brasil Escola de Negócios

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *