[Case de Sucesso] BLB Escola de Negócios e Grupo Farroupilha

[Case de Sucesso] BLB Escola de Negócios e Grupo Farroupilha

6 minutos de leitura

Conheça um case de sucesso da BLB Escola de Negócios!

Manter-se atualizado sobre as legislações tributárias e o setor contábil é um desafio para os profissionais da área. As informações mudam constantemente e a rotina de quem atua no segmento nem sempre permite acompanhar todas as novidades.

Agora, imagine para quem trabalha no setor financeiro! O contato com os termos da área contábil é mínimo e fica difícil perceber como as suas atividades podem influenciar na equipe responsável por manter a vida fiscal da empresa em dia.

Sidney Ferreira Lima, Analista de Faturamento do Grupo Farroupilha, sabe o quanto é importante se manter atualizado sobre os conceitos contábeis na sua profissão. Afinal, qualquer ruído na comunicação entre as equipes pode prejudicar a emissão de um documento relevante para o negócio.

Por isso, quando o Grupo Farroupilha contratou o curso Contabilidade e Finanças para Outsiders (Contabilidade e Finanças para não contadores), da BLB Escola de Negócios, Sidney não pensou duas vezes e quis fazer parte da turma. Além de atualizar seus conhecimentos, aprendeu novos conceitos e passou a inseri-los na sua rotina. Continue a leitura e saiba como foi essa experiência!

Simplificando a contabilidade: entendendo os conceitos

Para Sidney, o setor contábil nunca foi complexo. Formado em Gestão de Agronegócios e com mais de 32 anos de experiência na parte administrativa de grandes empresas, sempre lidou bem com cálculos e impostos.

Desde que entrou no Grupo Farroupilha, no ano 2000, atua como analista de faturamento rural com foco no segmento fiscal. Por isso, enxerga as áreas financeira e contábil como complementares na organização.

“É impossível não manter contato. Converso muito com os contadores, pedindo instruções, parametrizando sistemas e falando sobre as mudanças nas leis tributárias. Essa troca de ideias ajuda na hora de fazer o faturamento”, conta Sidney.

Ainda assim, alguns conceitos e regras fiscais acabam ficando desalinhadas entre as equipes. Nesse cenário, o treinamento Contabilidade e Finanças para Outsiders (Contabilidade e Finanças para não contadores), da BLB Escola de Negócios, pode ajudar a atualizar as informações e fazer com que o discurso adotado entre os dois departamentos da empresa seja o mesmo. Sidney revela que a capacitação permitiu o conhecimento de novos termos do setor de maneira simples e rápida.

“Estudei no curso uma situação e, a partir disso, abri a minha mente. A questão era sobre como creditar o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Mesmo não sendo da área de contabilidade, pude entender como esse profissional distribui as parcelas do imposto em um documento. E, ainda que não utilize esse cálculo no meu dia a dia, sei a finalidade dessa atividade e o quanto ela é importante”.

Teoria aliada à prática: metodologia que faz diferença

A BLB Escola de Negócios reconhece a importância da contabilidade dentro das empresas, pois é a área responsável por assegurar o controle de processos, caixa, estoque, balanços e outros pontos sensíveis que podem influenciar no bom andamento da organização.

Mas qual o diferencial da instituição no mercado de educação empresarial? A metodologia. Todas as aulas são baseadas no método open source “Experience Learning”, no qual o conhecimento teórico é valorizado, mas a ênfase é voltada para a prática dos professores e alunos. Dessa forma, o aprendizado é mais dinâmico e os alunos conseguem analisar e compreender de forma crítica as situações financeiras e contábeis de uma empresa.

“Já tivemos outros treinamentos, mas com essa didática foi a primeira vez. O curso da instituição consegue passar o conceito geral das demonstrações contábeis e financeiras de forma rápida, enquanto amplia a nossa visão a respeito das áreas. Além disso, o consultor Otávio Vieira Massa tem muito conhecimento técnico e nos deixou à vontade para interagir e esclarecer dúvidas”, revela Sidney.

O profissional ainda acrescenta que os exercícios realizados e o material didático fizeram a experiência com as aulas ser positiva. “Todo esse conjunto de fatores me ajudou a memorizar os conceitos aprendidos”, frisa.

Outro ponto relevante é a entrega de um certificado de conclusão do curso válido como atividade extracurricular, agregando valor ao currículo do profissional. Além disso, Sidney afirma que, mesmo tendo experiência na área, o curso permitiu a atualização do seu conhecimento e até checar se as atividades desenvolvidas no seu dia a dia eram realizadas da maneira correta.

Mais integração entre a equipe: garantia de sucesso para a empresa

O curso Contabilidade e Finanças para Outsiders (Contabilidade e Finanças para não contadores) tem carga horária de 20 horas e foi ministrado no modelo In Company, ou seja, personalizado para as necessidades do Grupo Farroupilha. Sendo assim, as aulas foram divididas em três dias, para ficar mais fácil de adequar à rotina dos funcionários.

Além disso, antes de iniciar o treinamento, o consultor da BLB Escola de Negócios entrou em contato com a empresa para saber mais sobre o perfil dos participantes e quais pontos deveriam ser mais explorados. Assim, o treinamento in company conseguiu simular situações de acordo com a realidade dos colaboradores, melhorando o aprendizado.

Fazer um curso específico para a organização pode trazer resultados mais eficientes. “Ampliei a minha visão na área contábil e tive oportunidade de aprender mais sobre o assunto. Também consegui entender muito melhor como o trabalho do meu colega de equipe pode influenciar na minha rotina. Agora, sei a quem recorrer quando precisar de uma informação”, disse Sidney.

Com uma equipe integrada, fica mais fácil estabelecer metas em conjunto, aumentar o engajamento dos colaboradores e melhorar não só os resultados financeiros, mas, também, a retenção de talentos dentro da organização. Quando uma empresa opta por preparar sua equipe contábil, está também escolhendo seguir por um caminho mais seguro e de excelência em seus resultados.

Outro benefício é o desenvolvimento constante das habilidades e atualização dos conhecimentos dos profissionais dentro da sua empresa. Os cursos e treinamentos in company da BLB Escola de Negócios acompanham as mudanças das normas contábeis e as demandas do mercado. Assim, os gestores têm a garantia de que seus colaboradores terão acesso ao conteúdo mais atualizado possível sobre a área.

Se você também quer ampliar seus conhecimentos nas áreas financeira e contábil, faça como o Sidney. Entre em contato conosco e comece hoje mesmo a alavancar a sua carreira!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *