Como aproveitar um curso de Contabilidade on-line?

Como aproveitar um curso de Contabilidade on-line?

6 minutos de leitura

Os cursos on-line são, atualmente, importantes ferramentas para o aprendizado. De fácil acesso a todos os interessados, os cursos abordam a mesma temática que os presenciais e proporcionam ao aluno a grande vantagem da autonomia quanto a horários e métodos.

Essa modalidade de cursos, porém, requer habilidades específicas e responsabilidade para que o estudante mantenha um bom nível de aproveitamento. Um curso de contabilidade on-line, por exemplo, concilia temas importantes da área de forma didática e completa.

Assuntos relacionados a demonstrações financeiras, escrituração, livros contábeis, balanço patrimonial, custos, despesas e matemática financeira estão no conteúdo programático do curso e precisam ser levados a sério para que o aluno se forme sabendo tudo o que precisa.

Para ajudar a aproveitar ao máximo um curso de contabilidade on-line, preparamos este artigo com várias dicas de estudo e preparação. Confira!

Como aproveitar um curso de contabilidade on-line: passo a passo

Verifique sua situação financeira

Antes de mais nada, programe-se financeiramente para investir nos cursos on-line. A melhor opção é reservar um dinheiro para realizar o pagamento à vista para obter melhores descontos, quando disponíveis. Caso isso não seja possível, planeje o parcelamento no cartão de crédito.

Pesquise sobre as empresas

O curso de contabilidade on-line pode atrair profissionais de qualquer ramo. Para os profissionais contábeis, no entanto, as aulas podem servir para aprimorar as habilidades técnicas que estão inseridas no contexto do desenvolvimento profissional e que são exigidas pelo programa de Educação Profissional Continuada (EPC) do Conselho Federal de Contabilidade (CFC).

Conforme a norma NBC PG 12, divulgada no Diário Oficial da União, a EPC “é a atividade formal e reconhecida pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), que visa manter, atualizar e expandir os conhecimentos e competências técnicas e profissionais, as habilidades multidisciplinares e a elevação do comportamento social, moral e ético dos profissionais da contabilidade como características indispensáveis à qualidade dos serviços prestados e ao pleno atendimento das normas que regem o exercício da profissão contábil”.

Por isso, verifique se o curso de contabilidade on-line oferecido contemplará o conteúdo exigido pelo CFC. Nem todos os cursos precisam garantir pontos para o programa para serem interessantes à sua carreira, mas se você estiver obrigado a cumprir com a pontuação do programa do CFC e puder unir os estudos com a obtenção de pontos, é melhor, não é?

Deixando um pouco de lado a EPC, é sempre importante procurar saber mais sobre a instituição de ensino como um todo. Verificar se há outras empresas ou órgãos vinculados a ela, realizar contato telefônico e pesquisar pela reputação de seus cursos e atendimento podem ser boas práticas antes de realizar a matrícula no curso.

Avalie o conteúdo programático do curso

Conheça e avalie as disciplinas que serão ofertadas no curso on-line e veja se elas estão adequadas ao seu interesse. Dependendo do seu conhecimento prévio, você poderá optar por um curso básico, avançado ou direcionado a alguma área específica.

As disciplinas devem priorizar aspectos relevantes, conforme a proposta do curso, tais como: área de atuação da contabilidade, aspectos jurídicos, capital nominal e legalizado, demonstrações financeiras, custos e despesas, balanço patrimonial, entre outros.

É fundamental que você conheça as ferramentas de ensino que serão utilizadas: videoaulas ao vivo ou gravadas, número de módulos, formas de interação do aluno com o professor e com os demais integrantes da turma. Avalie também a carga horária total do curso, tempo máximo para realização das provas e os critérios para obtenção do certificado de conclusão. Assim você evita surpresas e pode programar tudo de acordo com a sua disponibilidade.

Conheça a plataforma de estudo on-line

É importante conhecer a plataforma de estudos e todas as ferramentas de interatividade oferecidas pela instituição de ensino. Leia o tutorial, acesse as mensagens e participe do fórum. Confira os tópicos existentes e aproveite para se relacionar com os demais alunos do curso. Sempre seja cordial, educado e objetivo em suas mensagens. Utilize a plataforma para sanar todas as dúvidas com os seus tutores.

Elabore uma tabela semanal de estudos

Desenvolva uma tabela contendo os dias da semana, o horário e o conteúdo que será estudado. Comece estabelecendo um conteúdo mínimo por vez para que você se acostume a essa nova rotina e vá aumentando gradativamente a quantidade.

Intercale matérias mais difíceis com outras de maior facilidade de entendimento e jamais estude quando já estiver cansado demais para colocar a cabeça para funcionar. Isso só faz com que você perca tempo.

Proponha metas possíveis

Reserve, no mínimo, uma hora diária para estudar os módulos do curso. Proponha-se metas semanais para finalização do conteúdo, em escala crescente, como sugerimos no tópico anterior. À medida que for cumprindo com suas metas, você ganhará fluidez, terá mais ânimo para estudar e evitará frustrações.

Concentre-se apenas na atividade de estudo

A concentração do cérebro no momento do estudo é diretamente proporcional à sua capacidade de retenção de informações. Quanto mais concentrado você estiver, mais facilmente conseguirá assimilar o conhecimento e melhor será seu aproveitamento nos estudos. Por isso, enquanto estiver estudando, evite realizar outras atividades que podem te distrair. Desligue o celular e prepare uma mesa minimalista, que contenha somente o que você vai precisar para estudar.

Estabeleça intervalos entre os estudos

O momento certo para fazer uma pausa é quando você não está mais conseguindo se concentrar. Se você estiver voltando mais de duas vezes ao mesmo parágrafo ou divagando facilmente durante as aulas on-line, isso significa que seu cérebro já está saturado de estímulos.

Nesses casos, dê uma pausa nos estudos, faça relaxamentos, prepare uma refeição, brinque com seu cachorro ou faça algo que te dê prazer. Considere sempre um intervalo de tempo razoável.

Selecione um ótimo ambiente de estudo

Escolha uma cadeira anatômica e uma mesa que seja, de preferência, exclusiva para os seus estudos. Verifique a melhor posição dos móveis para garantir a incidência de luz natural. Caso você só possa estudar no período da noite, posicione uma luminária de forma que não produza ofuscamento. Essas estratégias evitam o cansaço e a ardência dos olhos, dores de cabeça e falta de concentração.

Analise o melhor momento para fazer um curso de contabilidade on-line

O melhor momento para saber como aproveitar um curso de contabilidade on-line deve ser avaliado conforme a sua situação financeira e a sua agenda. Se estiver envolvido em muitas atividades, viajando bastante ou em fase de mudança de emprego, talvez essa não seja a melhor hora para investir em estudo. Reavalie suas prioridades e, se preciso, aguarde uma situação mais oportuna para dedicar-se bem.

Responsabilize-se pelo seu sucesso

A disciplina é a chave do sucesso. Por isso, comprometa-se com a finalização dos módulos e com a realização das avaliações. Afinal, o abandono do curso será prejudicial somente para você. Agora que já sabe como aproveitar um curso de contabilidade on-line, conheça os nossos cursos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *