Como melhorar a gestão da empresa em 2017?

Como melhorar a gestão da empresa em 2017?

3 minutos de leitura

Melhorar a gestão da empresa é um dos seus focos para 2017? Caso a sua resposta seja negativa, recomendamos que você reavalie essa decisão. O ano promete ainda bastante instabilidade, o que acirrará muito a competitividade e a batalha pela sobrevivência. A empresa que tiver uma visão crítica e que identifique aspectos que precisam ser melhorados certamente sobressairá.

Para ajudar você a identificar esses aspectos, preparamos 6 dicas que podem fazer a diferença para alcançar melhores resultados. Continue lendo e confira!

1. Conheça o mercado e seus clientes

Em meio a um contexto de mudanças rápidas, você deve ficar atento às tendências. O estudo de mercado que você desenvolveu junto com o seu plano de negócios deve ser revisto e atualizado regularmente. Preste atenção em cada detalhe porque conhecer o mercado será um diferencial para a sua empresa obter mais lucro e crescer.

O mesmo vale para os clientes. Você conhece quais são suas motivações? Por que preferiram adquirir seu produto ou serviço ao invés do concorrente? Eles estão satisfeitos? Busque respostas para essas perguntas e com certeza você conseguirá resultados ainda mais positivos.

2. Inove sempre

A inovação pode estar presente na criação de processos, na implementação de um atendimento mais rápido e eficaz, entre tantos outros exemplos. Inovar significa ser criativo, fazer diferente e propor novas soluções para antigos problemas.

3. Ouça e motive sua equipe

Ouvir seus colaboradores em reuniões periódicas é uma ótima oportunidade para descobrir dificuldades de crescimento dos negócios que podem passar despercebidas pelos gestores. Os funcionários devem ter liberdade de destacar os pontos a melhorar e opinar sobre as possíveis soluções para os problemas.

Além disso, é fundamental que a empresa tenha uma estratégia motivacional que mantenha os colaboradores sempre trabalhando com alto desempenho. Você pode oferecer planos de carreira, salários atrativos, benefícios, participação nos lucros ou resultados (PLR) ou ainda cursos e especializações fora da empresa.

4. Esteja disposto a mudar

Em tempos de crise e recessão, a empresa deve estar pronta para possíveis mudanças de planos. O objetivo é evitar o desperdício de investimentos e buscar os melhores resultados.

5. Use a tecnologia a seu favor e melhore a produtividade

A empresa precisa adequar seus processos. Esqueça o controle financeiro feito manualmente. Isso só atrasa o rendimento do trabalho, fazendo com que a produtividade dos colaboradores seja baixa.

Utilize um sistema de gestão financeira para facilitar a coleta e o registro de informações. O resultado será melhores diagnósticos e agilidade na tomada de decisões.

Também utilize ferramentas online como o armazenamento na nuvem e o acesso por meio de dispositivos móveis como tablets e smartphones. Adote recursos que facilitem processos e beneficiem os colaboradores de todas as áreas.

6. Conheça sua real situação econômica e financeira

Conhecer qual é a real situação econômica e financeira da sua empresa é um dos fatores críticos de gestão para o sucesso.

O recomendado é que a empresa passe pelo crivo do serviço de uma auditoria das demonstrações financeiras. Isso possibilitará conhecer melhor a qualidade dos controles internos, avaliar riscos e facilitar a tomada de empréstimos bancários a juros mais baixos e obter financiamento externo.

Melhore a gestão da empresa

E então, você já aplica alguma dessas ideias na gestão da sua empresa? Precisa de ajuda para melhorar seus processos e aplicar os recursos de forma mais positiva? Conheça nossa Divisão de Gestão e Finanças.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *