Como se manter atualizado na área de contabilidade?

Como se manter atualizado na área de contabilidade?

6 minutos de leitura

Qualquer atividade profissional, independentemente de sua natureza, exige atualização constante dos envolvidos para que seja desenvolvida de maneira ideal. Por essa razão, saber como se manter atualizado é algo fundamental, pois diferencia profissionais bem-sucedidos de trabalhadores comuns.

Imagine você indo a uma loja de roupas, por exemplo, e perceber que o vendedor não consegue atendê-lo adequadamente por falta de informações precisas sobre produtos e valores. Ou então, um jogo de futebol em que o narrador não sabe todos os nomes dos jogadores. Isso é um problema, não?

Da mesma forma, o profissional da contabilidade precisa ficar atento às novidades de sua área, até mesmo para que possa atuar prestando consultoria para seus clientes. Por isso, confira a seguir algumas dicas essenciais sobre como se manter atualizado na contabilidade e assim garantir seu futuro profissional!

Como se manter atualizado na contabilidade:

1. Faça cursos constantes

Para ser capaz de acompanhar as exigências do mercado é imprescindível estar em dia com as novas técnicas. Por isso, nada melhor do que procurar por cursos de atualização específicos para seus interesses profissionais. Dois bons exemplos são os cursos voltados para a área de atendimento e negociação.

A opção pelo atendimento se justifica pela necessidade que o profissional tem de estar constantemente alinhado com os interesses dos clientes. Isso exige conhecimento de aspectos técnicos e comportamentais relevantes para construir um bom relacionamento com ele.

Da mesma forma, conhecer técnicas de negociação pode ser o suficiente para garantir melhores oportunidades de mercado para o seu escritório. Com elas é possível negociar e renegociar melhor o valor de seus serviços, obtendo assim um reconhecimento maior de seu trabalho.

2. Faça networking

Conhecer pessoas é sempre bom para criar possibilidades de trabalho, seja no presente ou no futuro, além de ser um bom exemplo de como se manter atualizado em contabilidade. Por isso, é preciso que o profissional procure estabelecer ligações com seus colegas para que possa beneficiar a todos.

Um bom networking consiste em cultivar relacionamentos, de modo a manter contato com outros profissionais de maneira interessante. Neste sentido, é fundamental saber escutar e concentrar-se em possíveis parcerias no futuro.

O primeiro passo para isso é demonstrar um comportamento profissional adequado no ambiente de trabalho, despertando respeito por parte dos companheiros. Da mesma forma, mostrar interesse por assuntos capazes  representar novas parcerias no futuro também pode ser um diferencial no surgimento de novos projetos.

3. Siga o exemplo de grandes ícones da área

Não existe problema algum em seguir os passos dos grandes profissionais da sua área. Procurando ao menos conhecer o caminho por eles percorrido, a possibilidade de acertar já aumenta, pois você estará na trilha de alguém que já passou pela mesma situação antes e conseguiu obter êxito.

Evidentemente, com o passar do tempo e o acúmulo de experiências, será inevitável seguir um caminho próprio. Entretanto, ter como referência profissionais altamente qualificados será de grande valia.

4. Aprenda outros idiomas

Saber se comunicar em outros idiomas é uma necessidade que só aumenta com o passar do tempo. Imagine seu escritório atendendo uma clientela que, de repente, resolve criar parcerias ou vender suas ações para outro proprietário, neste caso, com sócios estrangeiros? Isso exigirá de seu escritório jogo de cintura especial para fazer a comunicação.

Mesmo para situações menos extremas é preciso estar em dia com as ideias que circulam no mundo todo, o objetivo é não perder oportunidades ou ficar alheio a novos conceitos. Por isso, saber outros idiomas, principalmente o inglês, é útil para compreender novos pensamentos e propostas.

Um curso de idiomas pode ser um diferencial nesse sentido. Antes de esperar que publicações sejam traduzidas para o português (o que pode demorar meses), você já pode obter diretamente da fonte as informações relevantes para o seu trabalho, ganhando uma vantagem em relação à concorrência ou, ao menos, não ficando atrás dela.

5. Esteja sempre atento às novidades tecnológicas

A cada dia a vida do profissional de contabilidade torna-se mais tecnológica. Mas isso não significa que ele esteja se transformando em dependente do computador ou que esteja sendo substituído pela máquina. Pelo contrário, a necessidade é bem diferente: ela diz respeito a dominar as tecnologias para que elas possam ser úteis no dia a dia.

Imagine o diferencial competitivo que um escritório que atua com sistemas integrados de gestão empresarial tem em relação a outro que ainda não trabalha com ERP.

Assim, é preciso ter atenção a tudo o que aparece como ferramenta nesse aspecto. Estar constantemente atento a novos recursos tecnológicos é requisito básico para atender à demanda do mercado por informações detalhadas. Isso será significativo para tomadas de decisões precisas. São esses recursos que surgirão como soluções para maximizar o uso das informações geradas pela contabilidade.

6. Siga de olho na Legislação

Esta dica não é novidade. Provavelmente, você já a ouviu milhares de vezes ao longo da sua graduação e até mesmo no ambiente de trabalho. Entretanto, é importante ressaltar: no Brasil, as leis são alteradas numa frequência muito grande. Atualizações, inserções, enfim, diferentes tipos de mudanças são comuns. Por isso, cabe ao profissional de contabilidade se ater às exigências de sua área.

Isso diz respeito aos Princípios de Contabilidade, às Resoluções e Normas do CFC, aos Pronunciamentos Contábeis do Comitê, além da legislação societária, fiscal e previdenciária.

Enfim, é preciso estar atento às informações que começam a surgir nos noticiários, jornais impressos ou internet e acompanhar seus desdobramentos nos órgãos oficiais, procurando sempre compreender os processos para não ser pego de surpresa diante de mudanças.

7. Saiba como se manter atualizado na contabilidade

Por fim, é importante que o profissional entenda que a atualização é um processo que deve ser realizado continuamente para que os resultados sejam mais satisfatórios.

Assim, entre outros benefícios poderemos encontrar a diminuição dos erros cometidos, o aperfeiçoamento do uso do tempo para a realização das tarefas, a redução de gastos para a empresa em que esse profissional atua, entre outros.

Manter-se atualizado na contabilidade é algo que deve ser realizado em longo prazo, mas que pode ter início de imediato. Por isso, não perca tempo e conheça nossos cursos! Quer saber mais sobre o assunto? Confira o nosso artigo: Como investir na carreira e buscar uma especialização em contabilidade?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *