O que é preciso para ser um contador de sucesso?

O que é preciso para ser um contador de sucesso?

7 minutos de leitura

O nível de profissionalização das empresas em todo o mundo tem aumentado e os mercados estão cada vez mais globalizados. A presença de contadores nessas empresas tem ganhado mais destaque. A imagem bastante difundida do profissional de décadas atrás, aquele que simplesmente fazia os cálculos para os pagamentos mensais dos impostos, já não é a mesma.

A contabilidade tem sido reconhecida como a linguagem dos negócios e portanto, cada vez mais legitimada pelos empresários. Mas o que será necessário para que, com o cenário atual, o profissional se destaque? Como se tornar um contador de sucesso? Algumas áreas são mais promissoras que outras, há algumas reservas de mercado, mas o fato é que o contador basicamente só depende de si mesmo para crescer na carreira.

De contador a consultor

O profissional de contabilidade sempre foi visto como aquele responsável pela apuração de impostos e preenchimento de guias para pagamento. Sua atividade era toda voltada, apenas, como meio de averiguação dessas obrigações. Nos últimos anos, com as diversas mudanças ocorridas, o profissional de contabilidade ganhou ainda mais importância, de apurador de impostos passou a ser fonte de informações econômicas e financeiras que servem para embasar decisões estratégicas do corpo diretivo. Mas quando isso mudou?

Quando o Brasil teve a estabilização econômica, a partir da metade da década de 1990. Os contadores, então, puderam iniciar uma mudança no perfil profissional, deixando de ser apenas mais uma parcela dos funcionários das empresas. Eles passaram a trabalhar no planejamento financeiro de longo prazo, o que fez o imediatismo do pagamento de impostos ficar para trás.

Isso culminou na adoção das normas internacionais de contabilidade (IFRS) por parte do Brasil, o que permitiu que a imagem do contador ficasse mais globalizada. Na prática, se uma empresa brasileira tivesse uma filial em país europeu, por exemplo, poderia ter suas finanças facilmente geridas pelo profissional brasileiro, desde que ele apresentasse conhecimento suficiente para isso.

Necessidade de ampliação de horizontes e conhecimentos

O conhecimento de línguas estrangeiras deixou de ser um diferencial e se transformou em uma necessidade para que um contador possa se destacar no mercado. Diretores de grandes empresas iniciam reuniões que duram horas e mostram para outros escritórios mundo afora os resultados locais, podendo compará-los com o que foi obtido em outros países. Como conversar e apresentar esses dados, ainda entendendo o que se fala do outro lado?

No mínimo, o inglês fluente se tornou essencial, seguido do espanhol para aquelas empresas com presença no Mercosul e no resto da América Latina. Buscando destaque em terras nacionais? Pois saiba que o Brasil é um dos países que possui a estrutura tributária mais complexa em todo o mundo. Não somente em quantidade, mas na forma como os impostos são cobrados.

Há a substituição tributária, a qual varia de estado para estado. São 27 legislações diferentes para o ICMS, uma infinidade de legislações distintas para o ISS, fora o IPI e a carregada estrutura tributária dos processos de importação. O profissional que se destaca nesse cenário tem muito mais chances de ser um contador de sucesso.

Nota-se também uma grande demanda pelo amplo conhecimento de Tributos, já que essa é uma das áreas mais sensíveis das organizações e está em constante mudança por ações governamentais. Além disso, o contador de sucesso está atento às normas internacionais já traduzidas e adaptadas pelo Comitê de Pronunciamentos Técnicos (CPC) e, por consequência, tem domínio sobre o uso de ferramentas financeiras que hoje, mais do que nunca, fazem parte da rotina contábil e são decisivas para o processo de gestão, como é o caso do fluxo de caixa.

Rotina diferente da geração anterior

Procedimentos possíveis de serem encaixados em uma simples planilha, na forma de um check-list, deixaram de ser a realidade para os profissionais que querem destaque no mercado trabalhando como contadores. Em tempos passados, o conhecimento do próprio negócio não era tão necessário assim. Atualmente, com a dinâmica dos negócios, um contador de sucesso precisa entender todos os meandros das atividades de uma organização.

Naturalmente, o setor financeiro de uma entidade está em contato com todos os outros setores da empresa. Além dos conhecimentos que são inerentes à atividade de contabilidade, é necessário que o contador também exerça certa liderança caso queira aumentar o nível de reconhecimento que possui.

Áreas de maior possibilidade de destaque para um contador de sucesso

São inúmeras as áreas em que um contador pode atuar e obter sucesso. Há algumas restrições de mercado (benéficas para os profissionais da contabilidade), como é o caso da Auditoria e da Perícia Contábil, atividades que apenas contadores podem exercer.

Há outras áreas que, embora não sejam restrições de mercado, também permitem que um contador se sobressaia, que são a tributária e a gerencial. Na primeira, devido à complexidade da cobrança de tributos no Brasil, aquele contador que se especializa em gestão tributária, por exemplo, passa a ser reconhecido como capaz de proporcionar maior segurança no tocante às inúmeras obrigações a que a empresa está sujeita.

Dada a complexidade de atividades com comércio exterior, tais como importações e exportações, aqueles que possuem o domínio dessas operações contábeis também conseguem muito destaque no mercado. Podendo, inclusive, atuar como consultores contábeis de várias empresas ao mesmo tempo, o que aumenta os ganhos financeiros.

Pensando na parte gerencial, outra forma de destaque para o profissional da área é ser uma espécie de suporte informacional da diretoria de uma empresa. Isso pode acontecer facilmente quando o contador detém conhecimentos da língua inglesa, pois se uma empresa pretende ingressar em um novo mercado ou colocar novos produtos ou serviços na praça, a ajuda de um contador é fundamental.

Já pensou em como entrar em contato com uma filial que está nos Estados Unidos e falar sobre os resultados alcançados no período? O conhecimento específico em contabilidade aliado à habilidade de se comunicar em outras línguas fará do profissional um elo importante entre os dois escritórios, o brasileiro e o norte-americano.

Internacionalização das normas contábeis

Com relação à normatização no Brasil, a contabilidade está alinhada às normas IFRS e isso abre uma oportunidade grande para aqueles que têm planos de trabalhar no exterior. O que é ensinado atualmente no Brasil em cursos de graduação e pós-graduação é, exceto pela parte tributária, exatamente o mesmo que se aprende na Argentina, no Peru, na França ou na Inglaterra, por exemplo.

Se a barreira do idioma puder ser transposta, nada impede um profissional contador de trabalhar na capital peruana, francesa ou inglesa, e ainda ser reconhecido como um contador de sucesso mesmo longe de terras brasileiras.

Logicamente, empenho e vontade de se destacar são necessários, mas um plano de carreira deve ser muito bem definido por parte do profissional. Ele deve concentrar forças, principalmente, nas áreas de conhecimento que mais lhe trarão resultados em longo prazo.

Para ser um contador de sucesso é preciso identificar o campo de interesse, e isso pode ser feito ainda durante o curso de graduação. Obviamente, as opções podem aumentar ou se alterar durante a carreira, mas é importante que o profissional se mantenha em constante atualização para ser reconhecido como um contador de sucesso, seja no Brasil ou no exterior.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *