Entenda por que contadores são os grandes parceiros das PMEs

Entenda por que contadores são os grandes parceiros das PMEs

6 minutos de leitura

Por ser erroneamente considerada desnecessária, a contabilidade é uma área por vezes subestimada nas pequenas e médias empresas (PME). Não é difícil se deparar com empreendedores que dizem não precisar de um contador, pois acreditam ser capazes de fazer tudo sozinhos.

Embora isso possa parecer verdade, na realidade de uma PME que luta para encontrar seu lugar ao sol, a contabilidade exerce um papel fundamental para o bom andamento do negócio. Graças a isso, os contadores são, na verdade, os grandes parceiros dessas empresas, ajudando a construir o sucesso delas. Não sabe como isso é possível? Então continue lendo nosso artigo e entenda por que essa parceria é tão importante.

Garantem a regularização da PME

O primeiro motivo que justifica a parceira entre contadores e PMEs é o fato de que a atuação desses profissionais garante a regularização da empresa. Isso acontece tanto antes da abertura quanto durante o período de operação, fazendo com que tudo esteja dentro da lei.

Antes do funcionamento, é papel do contador seguir com todos os trâmites necessários para a abertura da empresa, como reuniões, envio de documentos e solicitações diversas. Durante o período de operação, o contador deve ficar atento às possíveis modificações das leis brasileiras, o que permite que a empresa esteja sempre em dia com as suas obrigações. Além de evitar multas, isso também traz mais credibilidade para os negócios.

O guia definitivo sobre CPC para as PMEs

Ajudam na tomada de decisão estratégica

Contadores só fazem contas e calculam impostos, correto? Errado, pois os contadores também possuem uma atuação importante na tomada de decisão estratégica de uma PME. Justamente por ser de pequeno ou médio porte, a empresa não possui uma grande estrutura com tomadores de decisão específicos para cada caso. Com isso, os contadores também ajudam a decidir estrategicamente sobre quais caminhos seguir para que o negócio possa crescer.

Essa ajuda acontece, por exemplo, com a formulação de Demonstrativos de Resultado do Exercício (DRE), fluxos de caixa e outras atividades. Dessa maneira, é possível enxergar a situação atual e tudo o que é necessário para que a empresa continue se desenvolvendo. Mais do que isso, os contadores também podem acompanhar as mudanças do mercado, garantindo que o negócio seja sempre relevante.

Trazem mais segurança para a PME

Os contadores também são responsáveis por trazer mais segurança para o negócio por dois motivos. O primeiro é que eles garantem que todos os tributos sejam pagos adequadamente, evitando que a Receita Federal suspeite de sonegação fiscal, por exemplo.

O segundo motivo diz respeito à adequação constante e dinâmica de leis e regras, que podem mudar a qualquer instante. Assim, ao contar com contabilidade para PME existe a segurança de que o negócio está operando legalmente — e melhor parceria do que essa, não tem.

Favorecem a redução de custos

Empresas de pequeno porte não podem se dar ao luxo de perder ou desperdiçar dinheiro, já que a concorrência é voraz, e um erro pode significar estar fora do mercado. Assim, os contadores são importantes, já que também ajudam na redução de custos.

Isso acontece, principalmente, devido ao fato de que eles são capazes de determinar qual é o melhor tipo de tributação para cada caso, gerando encargos menores. O resultado é mais dinheiro para investir e tocar o negócio.

Curso EAD Capacitação em IFRS e CPC para PME

Podem atuar em diversas áreas

Em uma PME, um contador nunca é apenas o profissional que faz relatórios contábeis ou paga impostos. Nesse sentido, o profissional pode atuar em diversas áreas, indo desde a auditoria até a própria gestão — e quem melhor para auxiliar a gerir os recursos da empresa do que alguém que entenda de contabilidade?

Com essa versatilidade, a empresa consegue obter serviços e atuações diversas com o mesmo profissional, diminuindo custos e ajudando a melhorar resultados. Além disso, a atuação variada do contador também ajuda na integração dos muitos setores da empresa, criando um fluxo de trabalho benéfico para os negócios.

Diminuem a burocracia

Ter um contador também é sinônimo de expulsar, ainda que parcialmente, a burocracia. Isso acontece porque esse profissional garante que tudo seja feito da maneira mais prática e mais eficiente, evitando que o negócio fique preso nas diversas barreiras burocráticas que existem.

Abrir e legalizar a empresa, por exemplo, é uma tarefa que exige uma série de etapas que precisam ser seguidas à risca. Sem o contador, é muito mais difícil reunir tudo o que é necessário para agilizar o processo, tornando tudo mais burocrático, demorado e caro.

Melhoram a organização da PME

Contadores também ajudam a melhorar e manter a organização em geral. Muita gente acha que, tratando-se de uma PME, uma gestão improvisada será o suficiente, mas a verdade é exatamente o oposto disso: quanto mais organização, melhor para a empresa.

Assim, o contador é muito importante porque mantém registros de tudo o que foi pago, por exemplo, assim como de notas fiscais e outros documentos que serão fundamentais para uma prestação de contas posterior. Como resultado, a empresa não passa por apuros, como não conseguir encontrar um documento quando solicitado ou se esquecer de realizar o pagamento de um tributo.

Contadores trazem mais resultados para a empresa

Como consequência final, a presença dos contadores nas PMEs é responsável por ajudar a melhorar os resultados com consistência e constância. Sabe o que isso significa? Que gestores e empresários podem focar no coração da empresa, enquanto os contadores cuidarão das partes tributárias e mais burocráticas.

Com esse tipo de esforço conjunto, a PME consegue lucrar mais, pagar menos impostos, ficar regularizada e, com isso, experimentar um crescimento que fará com que ela esteja mais forte e preparada para encarar o competitivo mercado ao seu redor.

Os contadores são os grandes parceiros de uma PME porque ajudam não apenas a calcular e pagar tributos, mas também ajudam a gestão da empresa como um todo. Com uma atuação estratégica, que influencia na tomada de decisões, os contadores devem fazer parte da realidade de qualquer PME que deseja mudar de patamar e se tornar uma grande empresa.

Que tal agora baixar o eBook gratuito Guia de sucesso para capacitação na área contábil?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *