Crowdfunding e crowdsourcing: uma nova visão da economia

Crowdfunding e crowdsourcing: uma nova visão da economia

4 minutos de leitura

Constantemente, a economia mundial sofre transformações e adequações em sua estrutura, alterando seus processos e procedimentos, influenciados, principalmente, por novas e diversas demandas do mercado. A intensa competição global e as rápidas mudanças tecnológicas impelem as empresas a buscarem novas formas de desenvolver seus produtos ou ofertar seus serviços. Considerando essa realidade e a expansão do empreendedorismo no mercado nacional e internacional, o financiamento e a colaboração em massa vêm ganhando espaço e destaque no mundo corporativo. É desse modo que surgem crowdfundingcrowdsourcing.

O crowdfunding – financiamento coletivo – consiste na obtenção de capital para iniciativas de interesse coletivo por meio da agregação de múltiplas fontes de financiamento, em geral pessoas físicas interessadas na iniciativa. A prática, que é uma evolução da boa e velha “vaquinha”, agora mediada pelas ferramentas digitais, começou a tomar forma em 2005 e ganhou escala a partir de 2009, com o lançamento do Kickstarter nos EUA. No Brasil, fincou raízes em 2011, ano em que tivemos uma safra de diversas plataformas.

A premissa é relativamente simples: o autor da ideia apresenta sua proposta em uma plataforma on-line e diz quanto quer captar. Por meio desse sistema, indivíduos que se interessem em apoiar o projeto fazem doações – cada um dá o que quer ou o que pode. Em troca, o dono do projeto oferece uma recompensa – se o projeto anunciado for um filme, por exemplo, os “investidores” podem receber uma cópia gratuita em primeira mão.

Se o projeto conseguir captar os recursos desejados, os donos da plataforma repassam a verba aos responsáveis pelo projeto, ficando com uma comissão – em geral, 5%. Se a meta de arrecadação não for atingida, o dono da ideia sai sem nada e os investidores recebem o dinheiro investido de volta – em alguns casos, não em espécie, mas em forma de crédito para investir em outros projetos.

Uma das referências mais importantes em crowdfunding, o site americano Kickstarter já permitiu que mais de 380 mil pessoas buscassem recursos para colocar suas ideias em prática – desde filmes independentes até discos produzidos e gravados em casa. Mais de 30 milhões de dólares em recursos foram solicitados por meio da plataforma, sendo que alguns projetos chegaram a captar mais de 100 mil dólares.

Já o crowdsourcing consiste no processo de encontrar fornecedores terceirizados por meio de pessoas como prestadoras de serviço. Devido a isso, é mais comum encontrar esse tipo de recurso on-line, já que a internet possibilita a conexão de múltiplas “ofertas” mais facilmente. A palavra é uma junção entre “crowd” (multidão, em português) e “source” (fonte), que entenderemos melhor a seguir.

O princípio do crowdsourcing é que múltiplas cabeças pensam melhor que apenas uma. Dessa forma, ao reunir diversas ideias, habilidades e participação de pessoas distintas, a qualidade e a compreensão desses insights serão maiores e melhores, bem como o preço será reduzido.

Para exemplificar a utilização do conceito, considere a necessidade de sua empresa em criar um logotipo, por exemplo. Com o crowdsourcing você informa o que quer, como quer e quanto está disposto a pagar. Diante disso, uma série de designers enviam suas propostas: você escolhe e paga por aquela que mais o agradar! É uma excelente forma de obter um serviço de qualidade com um preço reduzido.

Assim, a produção colaborativa em geral é definida como um processo criativo coletivo, em que a produção não é de caráter único. Ela é composta de uma pluralidade natural de elementos que se complementam e que pode ser alterada por todos que tenham contato com ela. Devido às inúmeras possibilidades de uma rede infinita, as pessoas vêm se apropriando da internet como um espaço público onde exploram os seus benefícios utilizando os serviços disponíveis e também, gerando inovações.

Para instituir um processo de produção colaborativa é preciso que as pessoas estejam em rede, pois só assim conseguirão trocar informações e experiências. Para promover o acesso universal ao mundo digital, cada vez mais essa forma de produção é o modelo escolhido pelos usuários das novas tecnologias.

Desse modo, a ideia do crowdfunding e do crowdsourcing se apresenta como uma maneira extremamente vantajosa para todas as partes. Empresas e clientes se ajudam para construir algo em benefício de ambos.

Yuri Areco
Divisão de Gestão e Finanças
BLB Brasil Auditores e Consultores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *