Fui promovido após o curso da BLB Brasil Escola de Negócios: case de sucesso do aluno Fagner Oliveira

Fui promovido após o curso da BLB Brasil Escola de Negócios: case de sucesso do aluno Fagner Oliveira

6 minutos de leitura

Com as diversas mudanças nas práticas contábeis que ocorreram no Brasil nos últimos anos, os profissionais de contabilidade, administração e áreas afins perceberam, no mercado de trabalho, o peso das exigências que essas alterações provocaram, sobretudo para o “novo” perfil de profissional que passou a ser requisitado.

Diante desse cenário, o desejo de atualizar-se para aprimorar a sua carreira levou o atual Gerente Financeiro da empresa Aditek Brasil, Fagner Oliveira, a procurar os cursos da BLB Brasil Escola de Negócios.

Graduado em ciências contábeis pelo Centro Universitário Estácio UniSEB, em Ribeirão Preto (São Paulo), Fagner matriculou-se no curso de Formação em Controladoria em 2016 e, em menos de um ano, conseguiu ser promovido.

É claro que o rápido reconhecimento profissional não aconteceu em um passe de mágica — e é sobre isso que vamos falar neste post. Afinal, como o Fagner conseguiu passar de analista para gerente em tão pouco tempo? Leia e descubra!

A escolha do curso de Controller

Fagner teve as primeiras experiências em contabilidade antes mesmo de concluir seus estudos no ensino superior. Após passar por duas empresas, teve a carteira de trabalho “carimbada” pela Aditek Brasil no ano de 2015, já formado, onde assumiu o cargo de Analista de Controladoria.

Com as novas responsabilidades e mesmo contando com bastante vivência da área na bagagem, Fagner percebeu que para conseguir sucesso em sua profissão — e no cargo que exercia na Aditek — precisaria voltar a focar nos estudos para profissionalizar-se ainda mais.

Com isso em mente, buscou indicações de amigos e colegas sobre cursos e escolas com boas referências na região, que se adequassem às suas expectativas.

Assim, chegou à BLB Brasil Escola de Negócios e, dentre as dezenas de opções disponíveis, Fagner optou pelo curso de Formação em Controladoria, fazendo parte da primeira turma da escola que recebeu o certificado de conclusão nessa especialidade.

Para Fagner, o que mais chamou a atenção para que fizesse sua escolha foram os conteúdos propostos e a metodologia aplicada pela escola. “Por fazer parte de um grupo que também está ativamente no mercado oferecendo serviços de auditoria e consultoria — e não só como instituição de ensino —, a BLB Brasil Escola de Negócios tem uma visão mais ampla, do ponto de vista profissional, de cada negócio”, diz.

“Muitas vezes, em um ambiente ‘muito acadêmico’ algumas questões importantes ficam apenas na teoria, mas não é isso o que acontece lá. A gente aprende fazendo”, esclarece o profissional.

A experiência no curso da BLB Brasil Escola de Negócios

No curso — que tem carga horária de 32 horas —, Fagner destaca que o tempo disponível foi muito bem aproveitado devido ao know-how do instrutor, que soube transmitir seu conhecimento aos alunos com objetividade. Ele vai “direto ao ponto”, com foco na prática dos processos contábeis e, é claro, nos resultados do negócio.

Para o atual gerente, os temas programados são perfeitamente aplicáveis à realidade das empresas, contribuindo para que os alunos saiam com uma visão crítica, do ponto de vista estratégico, e analítica.

O controller — ou controlador, em português — deve ser um profissional com múltiplas habilidades. Estas devem ser voltadas, sobretudo, para o planejamento, o controle, a contabilidade e a administração.

Para formar esse indivíduo completo para o mercado, a BLB Brasil Escola de Negócios ensina aos alunos desde os conceitos básicos de Controladoria, como o seu papel e a organização contábil, passando por análises dos ambientes internos e externos à organização com exemplos do dia a dia — além de muitos outros temas.

Leia também -  eBook grátis Manual Definitivo da Auditoria Contábil

“O professor explicou como formar preço, o que foi muito útil pra mim, já que trabalho em uma empresa do ramo industrial”, explica Fagner. Com a orientação atenta do instrutor, Fagner fez exercícios de análise de desempenho operacional, estruturas de custos e identificação de resultados por produtos ou linhas de negócio.

Além disso, desenvolveu orçamentos operacionais, financeiros e de investimentos. Ao lado de seus colegas, o profissional desenvolveu uma empresa do “zero”: desde a sua criação até a análise de dados posteriores à simulação de lançamento do negócio.

Conhecimento aplicado na prática: garantia de reconhecimento

Ao finalizar o curso, Fagner — assim como todos os outros integrantes da turma — recebeu a planilha de planejamento orçamentário contendo os dados preenchidos durante o curso para que pudesse aplicá-la em seu trabalho.

Segundo Fagner, todas as dicas, técnicas e ferramentas passadas foram utilizadas ativamente em sua rotina e adaptadas à realidade do seu negócio: “Para todas as formações de preço de venda eu continuo utilizando a mesma planilha que recebi durante o curso”.

Todo o esforço de Fagner valeu a pena e trouxe retornos muito mais rápidos do que ele imaginava. Fagner recebeu o certificado em meados de 2016 e assumiu o novo cargo na empresa no início do ano seguinte.

“Graças ao meu trabalho desenvolvido na função anterior nessa parte de controladoria, o meu gerente geral me ofereceu uma nova oportunidade. Sempre busquei fazer o que fosse necessário e ir além das expectativas”. Para o profissional, todo o conhecimento adquirido durante a formação em controller foi crucial para essa guinada na carreira.

“O curso me permitiu ter as ferramentas certas para trabalhar da melhor maneira — como as planilhas de controle, de orçamento e de projeção de resultados. Na BLB Brasil Escola de Negócios eu aprendi que o trabalho não se resume em ‘montar os números’, é necessário saber analisá-los — e foi isso o que aprendemos no curso”, acrescenta.

A metodologia e os cursos da BLB Brasil Escola de Negócios

Como o caso do Fagner demonstra, a metodologia da BLB Brasil Escola de Negócios valoriza o aprendizado por meio do conhecimento empírico, com o auxílio de ferramentas em que o aluno estuda e aprende como deve ser feito.

Focados em oferecer um conteúdo sempre atualizado, os cursos da instituição são lançados a partir das últimas atualizações das normas contábeis, e de acordo com as necessidades do mercado. Com apenas dois anos e meio de atuação, a escola já contribuiu para a capacitação profissional de mais de 500 pessoas.

Gostou de saber como o curso da BLB Brasil Escola de Negócios ajudou o Fagner a conquistar uma promoção? Então, entre em contato conosco! Teremos muito prazer em ajudar você a alavancar sua carreira também!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *