Como se planejar para fazer mais cursos e especializações?

Como se planejar para fazer mais cursos e especializações?

5 minutos de leitura

Hoje em dia, o mercado está cada vez mais competitivo. Isso quer dizer que as pessoas estão cientes de que necessitam realizar cursos e especializações para conquistar mais vagas. Até mesmo para não serem substituídas por outros profissionais mais preparados.

A qualificação profissional não busca apenas a experiência no próprio campo. Pelo contrário, é comum ver o quanto as empresas estão mais plurais, absorvendo profissionais diferenciados e procurando pessoas que façam cursos e especializações.

Além disso, o que também conta é a atualização. Diariamente somos bombardeados com novas pesquisas, novas leis, novos acontecimentos que podem influenciar diretamente a nossa carreira. Mais um motivo para se manter a par e reciclar o que você já sabe, progredindo e melhorando a sua formação acadêmica.

Há muitos cursos e especializações disponíveis no mercado, em diversas universidades brasileiras e estrangeiras. Basta apenas você querer e se organizar para conseguir dar tudo de si em um curso novo.

Como devo me planejar para iniciar cursos e especializações?

Você está decidido a investir mais na sua educação, mas não sabe como se planejar para iniciar a sua nova formação? Nesse momento importante de sua vida profissional e acadêmica, é crucial considerar alguns fatores antes de tomar a decisão final e iniciar seus estudos. Continue a leitura e confira quais são eles!

Escolha o tipo de curso ideal para você

Em primeiro lugar, é vital que você saiba definir que tipo de curso ou especialização quer fazer. Se for um curso complementar, não há o que decidir. Entretanto, na universidade há a pós-graduação que pode ir para dois lados: stricto sensu e lato sensu.

Enquanto a lato sensu serve para especializar o aluno em um tema de sua área (por exemplo, é formado em Direito e quer se especializar em Direito Penal), a stricto sensu é uma modalidade mais acadêmica, que visa transformar o aluno em um pesquisador ou prepará-lo para lecionar em universidades. Vale lembrar que a pós-graduação lato sensu também engloba o MBA (Master in Business Administration).

Logo, o futuro aluno precisa decidir em qual modalidade quer investir. O que conta muito é o tempo livre, plano de carreira, a necessidade de conciliar o curso com o emprego e até a situação financeira. Porém, o que realmente chama atenção, logo após a sua escolha, é definir o que você espera de uma pós-graduação.

Se o objetivo é melhorar a sua carreira, tentar outras oportunidades ou até subir de nível no seu próprio emprego, a especialização deve ser levada a sério e não como apenas uma ferramenta que trará um futuro melhor. É necessário disciplina, determinação, estudo e tempo complementar para atender todos os requisitos e responsabilidades.

Por isso que é vital conhecer os cursos, as universidades e, acima de tudo, rever as exigências antes de qualquer coisa.

Verifique o tempo necessário de estudo

Quando se fala em cursos e especializações, é fundamental que o aluno saiba que será necessário ter um horário livre para comparecer as aulas e estudar. Claro que existem muitos cursos de educação a distância (EaD) para estudar online. Entretanto, a dificuldade e a disciplina exigidas são as mesmas de um curso presencial.

Sabe-se que uma pós-graduação lato sensu é, muitas vezes, ministrada aos sábados, o que pode ajudar a quem trabalha todos os dias da semana. O horário chega a ser integral e a duração é menor que um mestrado ou doutorado, cerca de um ano e meio. Já a stricto sensu tende a ter uma carga horária maior. Geralmente as aulas são durante a semana e a duração pode se estender a 2 anos, em caso de mestrado, e 4 anos, em caso de doutorado.

Leia também -  4 motivos para o contador nunca parar de estudar

O que é necessário reforçar é que na stricto sensu o aluno também deverá preencher requisitos como participar de congressos e estágios para poder se formar.

Organize suas finanças

Sua situação financeira é outro fator que deve ser considerado neste momento de planejamento. Há cursos, dependendo do caso, que são mais caros que outros devido à especialização e carga horária. Portanto, pesquise bem sobre as opções disponíveis e verifique o custo de cada uma delas antes de tomar uma decisão.

Todavia, uma das grandes vantagens é que em muitas universidades há bolsas de estudo e há empresas que pagam a especialização, como o MBA, para o funcionário. Há agências de pesquisas, como FAPESP, CAPES, CNPq e tantas outras que dão isenção total da mensalidade.

Somente inicie um curso ou especialização com a sua vida financeira organizada. Dessa forma, você poderá se dedicar aos estudos sem ter que se preocupar em como vai pagar a nova formação.

Lembre-se do seu plano de carreira

Além disso, como já dito anteriormente, quando se ingressa em um curso ou especialização, é necessário ter um objetivo em mente. Aliás, você sabe qual é o seu plano de carreira? O que você busca? Onde você estará daqui a 5, 10 anos?

A especialização ajuda você a ter oportunidades melhores de emprego. Porém, é preciso planejar e fazer um plano de carreira, para que você possa definir melhor suas metas e ir aprimorando seu conhecimento conforme suas vontades e seus sonhos.

O que pode ajudar, inclusive, é conversar com o seu chefe, amigos e familiares que já fizeram cursos complementares e trocar uma ideia, a fim de concluir qual é a melhor opção para você. O que não pode acontecer é ficar parado e não se decidir. As pessoas estão competitivas e atualizando o conhecimento, e você não pode ficar para trás.

Escolher um curso ou especialização depende de inúmeros fatores. Saiba que, independentemente da sua decisão, você deverá se dedicar e tirar um tempo dos seus afazeres diários para prestar atenção nas aulas, ler os livros, realizar os trabalhos e assim por diante.

Lembre-se de levar em consideração todos esses fatores! Além disso, o apoio e suporte dado pela família, pelo chefe e pelos amigos pode influenciar sua decisão. Assim, você estará mais motivado e confiante a seguir em frente e estudar novamente!

Pronto para estudar? Os cursos e especializações podem moldar o seu futuro e sua competência profissional. Qual você escolheria? Conta para a gente nos comentários!

  1. Bom dia. Estou cursando a graduação em Ciências Contábeis e pretendo seguir na área financeira. Após o término da graduação, penso em fazer uma especialização em Controladoria e Finanças.

    1. Olá, Diogo!
      Certamente são áreas muito importantes para empresas de variados portes e segmentos. Fique de olho nos cursos da BLB Brasil Escola de Negócios (https://educacao.blbbrasil.com.br/). Ficaremos muito felizes em fazer parte do desenvolvimento de sua carreira!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *