Cursos online: descubra como é a aceitação no mercado de trabalho

Cursos online: descubra como é a aceitação no mercado de trabalho

6 minutos de leitura

Os cursos a distância já existem há muito tempo, mas se antes o estudo era por correspondência, atualmente a internet facilita, e muito, a vida de quem estuda de forma remota. Cada vez mais aumenta a oferta de cursos online em diversos graus de ensino, desde cursos livres, passando pelos técnicos, à graduação e à pós-graduação.

No Brasil, estima-se que mais de 5 milhões de pessoas são adeptas dessa modalidade, de acordo com o censo feito em 2015 pela Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED).

Quem tem uma rotina de trabalho já consolidada, mas não quer deixar de atualizar-se para acompanhar as mudanças e evoluções da profissão, pode encontrar nessa modalidade a forma perfeita de aprimorar seus conhecimentos e ganhar reconhecimento no mercado de trabalho.

Se esse assunto te interessa, continue a leitura do texto que preparamos!

Diferenças entre curso presencial, semipresencial e online

Esses são os três tipos de modalidades educativas para capacitação e ampliação dos conhecimentos na sua área de atuação. Vamos deixar clara a diferença entre elas antes de verificarmos as vantagens e a aceitação dos cursos online.

Curso presencial

curso presencial é realizado, integralmente, com a presença de professores e alunos no mesmo espaço físico (na instituição de ensino que oferece o curso) para a transmissão e aquisição do conhecimento. As principais atividades, como aulas, avaliações e trabalhos, são feitas ou entregues pessoalmente.

Curso semipresencial

Costuma ter uma carga horária maior a distância e uma porcentagem do tempo presencial. Geralmente os encontros presenciais são para a realização das atividades avaliativas.

Curso online

É feito exclusivamente de forma virtual, do princípio ao fim. Não é necessário que os professores e alunos compartilhem o mesmo espaço físico. Se houver videoaulas, elas podem ser transmitidas ao vivo ou gravadas, e as avaliações e trabalhos são enviados online.

Algumas vantagens dos cursos online

Verificar as vantagens de se estudar a distância é essencial antes de optar por essa modalidade de ensino, por isso elencamos abaixo uma lista de fatores em que os cursos online se destacam.

Qualquer área ou assunto pode ser estudado

Antes de a internet se fixar em nossa sociedade era necessário, muitas vezes, o deslocamento para fazer determinado curso, pois não era em todo lugar que havia escolas ou universidades que contemplassem o ensino de todas as áreas.

Com os cursos online essa história mudou radicalmente. Agora, mesmo que a escola que ofereça o curso de seu interesse tenha sede em outra cidade ou estado (ou mesmo outro país!), você pode estudar qualquer conteúdo se houver a modalidade a distância.

Não há hora fixa para estudar

Os cursos online podem ser acessados a qualquer momento e de qualquer lugar, antes ou depois do trabalho, aos finais de semana, na hora do almoço, do táxi ou transporte público. É fácil acessar para uma consulta rápida ou envio de alguma atividade.

A variedade de materiais é ampla

Outra vantagem dos cursos online é a ampla variedade de materiais complementares disponíveis. As plataformas em que os cursos costumam ser hospedados comportam desde textos até vídeos, apresentações e direcionamentos a sites, o que torna o aprendizado mais dinâmico e prazeroso.

O preço costuma ser mais econômico

Cursos online costumam ter preços mais baixos do que os presenciais, mas isso não ocorre porque tenham menos qualidade. Na verdade, a diminuição do preço vem do fato de não haver gastos para manter uma infraestrutura presencial (não é necessário arcar com a manutenção de um espaço físico e nem com recursos como energia elétrica).

Leia também -  Crowdfunding e crowdsourcing: uma nova visão da economia

A aceitação dos cursos online pelo mercado

Mesmo com todas as vantagens oferecidas pelos cursos EaD, há pessoas que ficam receosas em optar por essa modalidade, pois acreditam que ela não é tão valorizada pelo mercado de trabalho. Mas saiba que esse pensamento é equivocado. Confira abaixo alguns indícios de que os cursos online são relevantes para o mercado profissional.

Regulação e qualidade de ensino

Se antes as pessoas ficavam com um pé atrás em relação aos cursos a distância, com o crescimento dessa modalidade e com as políticas de reconhecimento dos cursos e de avaliação das instituições, a aceitação dos cursos online melhorou muito.

Cursos de aperfeiçoamento profissional, por exemplo, de caráter livre (com conteúdo e duração estipulados pelas próprias instituições que os oferecem), são amparados e regulamentados por leis e decretos oficiais.

certificado é essencial para comprovar os conhecimentos adquiridos, por isso busque por cursos que ofereçam esse reconhecimento ao fim dos estudos.

Estratégia empresarial de formação

Na atualidade é comum que as próprias empresas ofereçam treinamento para seus funcionários por meio de cursos online; isso demonstra que as empresas acreditam nesse tipo de ensino como forma válida para aquisição de conhecimentos.

Muitas empresas firmam parceria com instituições de ensino renomadas, o que garante a qualidade do conteúdo que é transmitido e proporciona que os profissionais contemplados pelo curso sejam acreditados por uma escola ou faculdade de grande valor.

Reconhecimento para a carreira

Os cursos online são contabilizados em situações que ajudam na progressão ou atuação em uma carreira, como em concursos públicos, concursos internos para subir de cargo e programas de educação continuada, como o programa de Educação Profissional Continuada (EPC) do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), que exige dos profissionais contábeis a atualização necessária para se manterem atuantes na área.

Desenvolvimento de habilidades úteis para o trabalho

O profissional que estuda na modalidade online apresenta características fundamentais para o mercado de trabalho, tais como:

  • Domínio de ferramentas informáticas e de novas tecnologias, já que os cursos online sempre se valem desses recursos e o aluno têm que aprender a usá-los para acompanhar o curso;
  • Responsabilidade e comprometimento, pois nos cursos online a própria pessoa é a responsável por ter disciplina para acessar os conteúdos e cumprir com tarefas e provas nos prazos estipulados.

Assim sendo, quando te questionarem, em uma entrevista de emprego ou na empresa em que já trabalha, o motivo de ter estudado online, não hesite em demonstrar que você tem essas habilidades e que por isso teve sucesso no seu curso (e igualmente terá êxito na realização de suas tarefas profissionais).

Agora que você conhece as vantagens dos cursos online, e está ciente que eles têm validade para sua atuação no mercado de trabalho, que tal conhecer os cursos online oferecidos pela BLB Brasil Escola de Negócios? Se você é um profissional contábil, os cursos de nossa escola são ideais para sua carreira!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *