Disciplina nos estudos online: o passo a passo para estudantes de EaD

Disciplina nos estudos online: o passo a passo para estudantes de EaD

6 minutos de leitura

Quer fazer um curso de ensino a distância? Então saiba que o principal requisito é ter disciplina nos estudos.

Tendo isso em mente, um curso a distância é uma grande oportunidade para quem deseja ingressar no mercado de trabalho, crescer na carreira ou mesmo se recolocar profissionalmente. Afinal, essa é a chance de estudar onde preferir, montar seus horários e encarar um curso com maior flexibilidade do que o comum.

O fato, porém, é que para se alcançar êxito nos estudos, é fundamental que você seja uma pessoa disciplinada e com boa capacidade de organização.

Confira o passo a passo para se obter disciplina nos estudos de um curso EaD.

1. Organize o seu tempo

A disciplina nos estudos online depende, primeiramente, da organização do seu tempo. Apesar de ter horários flexíveis para assistir às aulas, você precisa definir um período diário para se dedicar inteiramente ao aprendizado.

Assim, a definição de horários para os estudos e afazeres acadêmicos, criando uma rotina para esses compromissos, permite que você se mantenha ao mesmo tempo focado e organizado.

2. Tenha um ambiente de estudo adequado

O segundo fator que colabora com o sucesso na disciplina nos estudos é o ambiente onde o aprendizado ocorrerá. O fato do curso ser online não significa que será possível estudar deitado, com o televisor ligado e outras interferências.

Sobretudo, o ambiente de estudo é decisivo para que você possa se concentrar e absorver o conhecimento. Portanto, o local precisa ser silencioso, contando ainda com uma mesa e uma cadeira confortável.

3. Elabore um plano de estudos

Estudar requer planejamento. Nesse sentido, o plano de estudos é um roteiro que o ajuda a atingir os seus objetivos de estudo. Tendo isso em vista, em um curso online, os seus objetivos giram em torno da conclusão das disciplinas ministradas com o máximo de aproveitamento, assim como a aprovação no final.

E como acontece no ensino presencial, é importante ressaltar que no EaD, os módulos também precisam ser desenvolvidos ao longo de um determinado período de tempo.

4. Estabeleça horários e prazos

Para que a quantidade de disciplinas e matérias não acumule demais, provocando atrasos no seu rendimento, conte com o auxílio do planejamento citado no tópico anterior. Para isso, tenha um calendário com todas as atividades que precisam ser cumpridas, estabelecendo prazos para que nada atrase.

Além disso, mantenha o foco nas disciplinas nas quais você tem mais dificuldade de compreensão, para dedicar a elas todo o tempo necessário para fixar seus conteúdos.

5. Registre o seu progresso

Diferentemente do ensino presencial, o EaD permite que você tenha uma maior autonomia para estudar. Nele, não existe a pressão diária do professor cobrando que as atividades sejam entregues. Essa ausência de cobrança, no entanto, pode fazer com que você perca a noção do seu progresso nos estudos.

Para evitar que isso aconteça, faça uma linha do tempo dos seus estudos, indicando a data em que deseja concluí-lo, estabelecendo uma marcação para cada meta alcançada. Assim, você não apenas terá maior controle de quanto progrediu, como conseguirá se manter motivado ao longo do curso.

6. Saiba dizer “não”

Nem todos os seus amigos e familiares vão entender a importância de se manter uma rotina de estudos. Alguns ainda vão relutar e insistir para que você participe de confraternizações, happy hours, os acompanhe ao cinema, entre outras programações.

Leia também -  Passos da Recuperação Judicial

Porém, lembre-se de que a disciplina nos estudos online é fundamental para que você possa concluir o seu curso de ensino a distância. Sendo assim, saiba dizer “não” para os momentos em que achar que essas distrações podem atrapalhar o seu rendimento.

7. Desligue o celular

Outro fator que pode atrapalhar a sua disciplina nos estudos é o celular. Sim, esse aparelho que hoje é multifuncional, é capaz de nos distrair por horas a fio, enquanto tiver bateria.

Por isso, desligue o aparelho ou o mantenha em modo silencioso, sem vibração. Do contrário, as notificações das redes sociais e demais aplicativos podem atrapalhar a sua concentração e, por consequência, o rendimento durante os estudos.

8. Faça pausas estratégicas

A rotina de estudos não deve ser encarada por horas a fio, sem pausas. Isso é prejudicial para a sua saúde e a qualidade da aprendizagem. Portanto, ao longo das suas sessões de estudo, faça pausas estratégicas para se alimentar, ir ao banheiro, tomar água e levantar um pouco da cadeira.

Essas pausas são essenciais para oxigenar mais os pulmões, renovar a energia do cérebro e te manter disposto para encarar seu período de aprendizado, tirando o melhor proveito possível.

9. Cuide da sua saúde

A disciplina nos estudos também depende diretamente dos cuidados que você tem com a sua saúde. Em outras palavras, estar descansado é fundamental para que você consiga se manter atento e concentrado durante o ensino a distância.

Por mais que a sua rotina seja corrida, além das horas disponíveis para estudar, encontre tempo para dormir — principalmente à noite, uma vez que o sono tem poder reparador, sendo responsável por renovar as nossas células. E não esqueça: é importante ainda, que você cuide da qualidade da sua alimentação.

10. Faça provas e simulados

Para manter o nível constante de absorção de conteúdo e, ao mesmo tempo, testar os seus conhecimentos, faça provas e simulados online de outras instituições. Afinal, a forma de abordagem dos demais centros de ensino costuma variar, ou seja, você passa a ver o mesmo assunto sob diversos pontos de vistas.

Esses exercícios também geram maior confiança para a realização das avaliações periódicas de cada disciplina.

11. Junte-se a grupos de estudos

A plataforma de ensino a distância tem um espaço que visa promover a integração entre alunos e professores do curso online. Mas não se limite a ele. Junte-se a outros grupos de estudos virtuais na internet, por meio de redes sociais como o Facebook, por exemplo.

Isso permitirá que você troque conhecimento com os demais membros. Assim, os grupos de estudos ajudam a facilitar o aprendizado dos mais diversos assuntos, dos mais fáceis aos mais difíceis.

12. Sempre que tiver dúvida, pergunte

Por fim, não tenha medo de perguntar. Sempre que tiver uma dúvida, converse com o professor da disciplina ou com outros alunos mais experientes. Você só absorverá o conhecimento se realmente entender todos os detalhes que estão sendo compartilhados na plataforma de ensino a distância.

Do contrário, ficar com dúvidas atrapalha o seu rendimento e disciplina nos estudos online, pois a falta de uma informação concreta agora pode afetar a sua compreensão em relação às que você precisa aprender no futuro.

Agora que chegou ao final do artigo, viu como a disciplina nos estudos é importante para o seu sucesso? E se você ainda está decidindo qual o curso mais adequado à sua rotina, entre em contato conosco para conhecer todas as nossas opções disponíveis: dos presenciais aos de ensino a distância, passando pelos in company, nós teremos prazer em tirar todas as suas dúvidas sobre eles.

Leia também -  Quais são os impactos de uma metodologia de ensino na formação profissional?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *