8 documentários sobre o mercado financeiro que você tem que assistir

8 documentários sobre o mercado financeiro que você tem que assistir

6 minutos de leitura

O mercado financeiro para muitos pode parecer um bicho de sete cabeças, para outros faz parte do cotidiano de trabalho, alguns ainda se interessam, mas têm pouco conhecimento sobre o assunto. Uma forma de saber mais sobre esse tema, suas histórias, linguagem e personalidades importantes é por meio de filmes e documentários.

Listamos oito documentários que contam grandes histórias, revelam bastidores e retratam situações difíceis enfrentadas por pessoas, empresas e países. Os filmes trazem o universo financeiro de forma didática e interessante, possibilitando ao espectador ter conhecimento desse mercado e até aprender com ele. A maioria deles apresenta a crise norte-americana de 2008 como assunto principal para relatar questões que impactam na economia mundial.

Segue a lista de documentários sobre o mercado financeiro:

1- Trabalho Interno

filme Trabalho Interno

Aclamado pela crítica, o filme foi dirigido por Charles H. Ferguson e ganhou o Oscar de melhor documentário em 2011. Por meio de pesquisas, análises e entrevistas com personalidades, jornalistas e políticos, o filme conta a história da crise mundial de 2007 a 2012 que quebrou empresas e deixou milhões de desempregados no mundo todo.

Dividido em cinco partes – a primeira intitulada “Como chegamos aqui”; seguida de “A Bolha (2001-2007)”; “A crise”; “Responsabilidade” e finalizado com “Onde estamos agora” –, o documentário demonstra o antes e o depois, os porquês, as consequências desse desastre financeiro e tenta provar que os bancos americanos já sabiam o que estava por vir.

2- Enron: os mais espertos da sala

Filme Enron, os mais espertos da sala

O documentário de 2005, dirigido por Alex Gibney, foi inspirado no livro homônimo dos jornalistas Bethany McLean e Peter Elkind. Foi indicado ao Oscar no ano seguinte. A história da empresa Enron, que chegou a ser a 7ª maior companhia dos EUA, é contada desde sua formação na década de 1980 no Texas até seu colapso.

Gravações e depoimentos são apresentados sobre os envolvidos e suas transações, por meio da desregulamentação da indústria e de fraudes contábeis. A empresa deixou cerca de 20 mil pessoas desempregadas. Acionistas e investidores também ficaram sem nada, enquanto que seus executivos fugiram com bilhões de dólares.

3- 25 million pounds

Filme 25 Million Pounds

Documentário produzido pelo canal BBC de Londres conta a história de Nick Leeson, um especulador do mercado financeiro que levou à falência o banco mais tradicional e antigo da Inglaterra, o Barrings Bank. Leeson fez fortuna se beneficiando de falhas no sistema bancário e fazendo aplicações em futuro e derivados.

Dividido em seis partes bem didáticas e com entrevistas de Leeson, o filme apresenta o trader*, suas atividades e as consequências catastróficas que culminaram com um prejuízo de 830 milhões de libras, o que hoje corresponde a aproximadamente 5 bilhões de reais. O filme não está disponível com legenda em português, mas merece ser visto mesmo assim.

* O termo trader é usado para denominar o investidor do mercado financeiro que usa a especulação para lucrar com operações de curto prazo.

4- Quants: os alquimistas de Wall Street

Filme Quants

Os Quants, gênios programadores do mercado financeiro, são retratados no documentário dirigido por Marije Meerman. No filme de 45 minutos é mostrado como o sistema financeiro mundial é dependente de mecanismos matemáticos e até que ponto essas fórmulas demonstram a realidade. O exemplo é a crise de 2008 em que especulações, muitas delas baseadas nessas análises, foram o princípio do colapso.

Várias questões são levantadas, inclusive se as estratégias econômicas devem se fundamentar exclusivamente em fórmulas matemáticas. A reflexão vai além dos riscos e consequências, comprovada por especialistas entrevistados no documentário.

5- À caça de Madoff

Filme À Caça de Madoff

Jeff Prosserman revela em seu documentário como o analista de fraudes e investigador Harry Markopolos descobriu o esquema de fraude financeira aplicado por Bernard Madoff, que foi preso em 2008. O sistema fraudulento que pode ter chegado a um montante de 65 bilhões de dólares utilizava o método ponzi ou pirâmide, em que os investidores mais antigos recebiam o retorno financeiro prometido por meio dos investimentos de novos participantes.

O filme é baseado no livro de memórias de Markopolos “Ninguém quis escutar”, que relata toda a investigação contra Madoff. Além de Markopolos, outras personalidades importantes foram ouvidas no documentário, entre elas, o analista financeiro Frank Casey.

6- Capitalismo: uma história de amor

Filme Capitalismo, uma história de amor

O polêmico diretor Michel Moore traz nesse documentário de 2009 uma crítica ao capitalismo implantado nos EUA que, segundo ele, vai contra os ideais de liberdade assegurados pela Constituição norte-americana.  Aqui, a crise financeira é explorada em uma mistura de jornalismo e entretenimento principalmente no período de transição do governo de George Bush para o de Barack Obama.

O filme apresenta ideias muitas vezes agressivas e outras que tiram até risadas do expectador, sobre a forma como as grandes corporações encaram a competividade e a lucratividade dos seus negócios, bem como a relação dos bancos e contribuintes.

7- Dividocracia

Filme Dividocracia

Este documentário retrata a crise econômica europeia, principalmente a situação da Grécia. Produzido por cineastas gregos independentes, a situação econômica é demostrada já no primeiro momento não como uma crise a financeira e sim uma crise bancária. A justificativa desse argumento se deve à unificação europeia e suas consequências.

É mostrado no filme que os países menos fortes como Espanha, Irlanda, Portugal e Grécia só tiveram prejuízo com a implantação do Euro. A falta de câmbio propiciou o crescimento exclusivamente dos países mais fortes e economicamente mais independentes.  Os impactos na América Latina também são abordados no filme.

8- Hank: cinco anos depois do colapso

Filme Hank

Mais um filme que retrata a crise econômica nos EUA e no mundo. A abordagem do documentário dirigido por Joe Berlinger em relação à situação tem como protagonista Henry Paulson, ex-secretário do tesouro norte-americano.

Paulson conta todos os detalhes de suas negociações ao tentar persuadir políticos e convencer bancos a conceder a quantia de aproximadamente 1 trilhão de dólares e assim amenizar o impacto da crise. Dessa forma, o documentário tem um enfoque importante nas questões de liderança, argumentação e negociação.

Todos os documentários estão disponíveis na internet ou em plataformas de streaming.

Gostou do assunto? Conheça outros textos sobre o mercado financeiro no nosso blog ou assine o boletim informativo para saber mais sobre outros temas e serviços que a BLB Brasil pode oferecer a você.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *