Ensino a distância auxilia no seu aprendizado mesmo durante a crise?

Ensino a distância auxilia no seu aprendizado mesmo durante a crise?

6 minutos de leitura

Com os avanços tecnológicos e, principalmente, a democratização da internet, os cursos de ensino a distância (EAD) passaram a ser uma opção para pessoas que querem dar continuidade aos seus estudos, ao mesmo tempo em que constroem uma carreira no mercado de trabalho.

Os cursos de EAD são conhecidos por manterem preços mais acessíveis, tornando a possibilidade de especialização algo mais próximo da realidade das pessoas. Uma das principais características é a sua flexibilidade.

Os cursos podem variar em suas modalidades, ou seja, o ensino a distância pode oferecer desde pós-graduação até especialização em áreas bem delimitadas e específicas, além de cursos livres, colaborando com os profissionais de setores em que as atividades diárias são atualizadas de acordo com o andamento do país e suas leis. Em momentos de crise em um país, o ensino a distância pode ser um meio para que o profissional mantenha seu emprego ou conquiste um.

Uma pessoa que quer alavancar sua carreira, mas não consegue se deslocar até uma instituição física ou tem pouco tempo e muitas tarefas diárias, terá a oportunidade de se aperfeiçoar profissionalmente, se qualificar e ter maior reconhecimento no mercado de trabalho sem precisar sair de casa.

Enfim, uma crise não precisa ser vista como algo desesperador, pois existem oportunidades oferecidas pelo ensino a distância que irão auxiliar o profissional em momentos de tensão. Este é o momento ideal para buscar cursos que proporcionem a aquisição de novos aprendizados, além de aperfeiçoamentos e treinamentos que promovam a atualização. É justamente dessas chances que tratamos neste post. Acompanhe!

A interatividade no ensino a distância

O ensino a distância, apesar da sua característica não presencial, possui algumas formas de interatividade que se destacam. Por meio de diferentes instrumentos tecnológicos, como tablets, smartphones e notebooks, as plataformas oferecem tipos variados de aulas que promovem maior participação dos alunos e uma relação ativa entre ele e a instituição de ensino.

Entre esses tipos de aulas, destacamos as videoconferências, nas quais o professor explana as questões teóricas e práticas e o aluno pode enviar perguntas ou fazê-las por vídeo ou mensagem de texto. O ambiente virtual também é um meio que merece destaque aqui, pois nele são disponibilizados os materiais de aula que podem ser acessados pelo aluno de qualquer lugar e em qualquer momento do dia.

Além da interatividade aluno/instituição, o estudante do EAD terá contato com pessoas de diversos lugares do país e com professores de alto nível, podendo aumentar sua rede de relacionamentos, criando assim, maiores chances de se tornar conhecido entre os profissionais da sua área de atuação e de se recolocar no mercado de trabalho quando necessário.

A ampliação do campo de atuação do profissional

Em todas as áreas, há uma certa exigência quanto aos conhecimentos técnicos e práticos do profissional. Como já mencionamos, a atualização é essencial para quem quer se destacar no mercado de trabalho, em momentos de crise econômica ou não.

A flexibilidade quanto a horários e locais para o estudo nos cursos a distância facilita o acesso às aulas, favorecendo o aprimoramento profissional e a ampliação do campo de trabalho.

O aluno tem, por meio do ensino a distância, a oportunidade de optar por cursos que geralmente não seriam oferecidos de forma presencial em sua cidade. Assim, o leque de opções se abre de tal forma que novos conhecimentos são adquiridos de acordo com as reais necessidades do mercado e do profissional.

Leia também -  Meritocracia como ferramenta motivacional

A economia de tempo e dinheiro

Já destacamos que o ensino a distância possui cursos mais acessíveis quanto aos preços. Isso acontece porque o aluno não precisa gastar com o deslocamento até um local físico todos os dias. Além disso, não haverá gastos com moradia e alimentação. E por parte da instituição, os custos para o desenvolvimento do curso também são reduzidos, por oferecerem a estrutura especificamente virtual aos alunos.

Outra vantagem financeira está no fato dessa modalidade estudantil oferecer o material didático por meios eletrônicos, evitando assim, a impressão de cópias, o que seria um gasto a mais. O ensino a distância é conhecido por suas bibliotecas digitais oferecidas por meio das plataformas de ensino e que apresentam vasta bibliografia.

O desenvolvimento de características valorizadas no mercado

A autonomia é uma característica essencial ao aluno de EAD; por conta da independência proporcionada pelos estudos, o aluno poderá estudar quando puder, mas também aprende a criar um senso de responsabilidade. E essas são características muito valorizadas no mercado de trabalho, pois toda empresa procura por profissionais que sejam bons gestores de tempo, motivados e motivadores, além de bons em tomarem a iniciativa, ou seja, autônomos e ativos.

Existe um preconceito em relação ao ensino a distância que faz com que algumas empresas conservadoras ainda resistam em reconhecer suas vantagens. Porém, o que estamos presenciando é o crescimento do número de cursos nessa modalidade, o que nos faz concluir que os profissionais estão procurando por essas vantagens e o mercado está se adaptando a elas de forma progressiva.

A escolha do curso certo na hora certa

O fato de termos um grande número de cursos EAD é algo bom para o profissional que quer encontrar o curso ideal, além de colaborar com o momento em que ele está vivendo em sua carreira, mas é preciso ter atenção.

Uma dica para escolher o curso ideal é ler informações diversas sobre os cursos oferecidos, verificar suas possibilidades, conhecer outros cursos na área, pesquisar sobre as necessidades do mercado de trabalho e, principalmente, verificar as informações sobre a instituição escolhida. A qualidade do curso também deve ser um pré-requisito antes da escolha final. Então, converse com ex-alunos e com a instituição, pois estes também poderão orientá-lo.

O ensino a distância democratizou as formas de especialização de profissionais de todas as áreas, rompendo com a ideia de que apenas pessoas mais favorecidas poderiam se qualificar.

No atual mercado de trabalho, que está cada vez mais exigente, é preciso adquirir novos conhecimentos — e o aprendizado por meios eletrônicos é uma forma eficaz e flexível de profissionalização.

Quer saber mais sobre a modalidade de ensino a distância denominada eLearning? Então, conheça nossos cursos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *