Divulgado edital do 1º Exame de Qualificação de Perícia Contábil

Divulgado edital do 1º Exame de Qualificação de Perícia Contábil

1 minutos de leitura

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) divulgou o edital do 1º Exame de Qualificação Técnica de Perícia Contábil (EQTP) para registro no Cadastro Nacional de Peritos Contábeis (CNPC).

Os interessados devem realizar inscrição entre os dias 15 de maio a 30 de junho por meio do Sistema EQT disponível no portal do CFC. A taxa de inscrição é de R$ 150.

Exame de Qualificação de Perícia Contábil

A prova será aplicada no dia 25 de agosto, das 14h às 18h, em locais a serem divulgados posteriormente.

Dentre as áreas abrangidas pelo exame estão legislação profissional; normas brasileiras de contabilidade, técnicas e profissionais, editadas pelo Conselho Federal de Contabilidade, inerentes à perícia; língua portuguesa e redação; entre outras.

A prova será composta por 50 questões objetivas, valendo um ponto cada, e duas questões dissertativas, valendo 25 pontos cada, totalizando 100 pontos.

CNPC

O CNPC foi criado em março de 2016. Seu objetivo é oferecer à sociedade e à Justiça uma relação de profissionais qualificados para atuar em perícias contábeis.

Com o cadastro, o juiz e qualquer cidadão têm condições de identificar, de maneira rápida, o perito, sua especialização profissional e a localização geográfica em que ele atua.

A participação do contador no Cadastro é voluntária. Até 31 de dezembro de 2017, a inscrição no CNPC poderá ser feita por comprovação de experiência em pelo menos um trabalho pericial ou pela aprovação no exame. Porém, a partir de janeiro de 2018, a inscrição só poderá ser feita com aprovação na prova.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *