Fusões e aquisições: um interessante caminho para o crescimento

Fusões e aquisições: um interessante caminho para o crescimento

5 minutos de leitura

No atual cenário globalizado, as organizações buscam por vantagens competitivas que as permitam obter diferenciações perante seus concorrentes. E, assim, conquistarem maiores espaços no mercado. Embora pareça ser uma opção restrita às grandes empresas, as operações de M&A, sigla para Mergers and Acquisitions (fusões e aquisições em português), vêm se tornando uma vantajosa ferramenta para as pequenas e médias empresas.

Nesse caso, as M&A têm sido usadas globalmente por empresas com o objetivo de crescimento, como estratégia para entrada em novos mercados ou consolidação, para aproveitar uma oportunidade, alavancagem do negócio, atração de novos talentos e até mesmo para se defenderem de aquisições indesejadas pelos concorrentes.

No entanto, para dar esse passo, é preciso entender exatamente o mercado em que a empresa está inserida e traçar uma estratégia clara. Isso vale tanto para quem compra, quanto para quem vende uma empresa.

Portanto, é essencial seguir um breve roteiro para que tudo transcorra bem durante um processo de fusões e aquisições.

O flerte, o namoro e o casamento: conhecendo bem o parceiro ideal

Em um relacionamento, é de extrema importância conhecer bem o parceiro. Passando por todas as etapas de paquera, namoro e, só depois de algum tempo, o casamento. A motivação pode ser considerada como a etapa inicial para um processo de M&A, pois é a partir dela que surgem o interesse e a prospecção de empresas que atendam ao perfil desejado.

Diversos motivos impulsionam o processo de aquisição: estratégicos, econômicos, conjunturais, estruturais, entre outros. Entre as razões que geram o interesse nas aquisições podem ser citadas:

  • Aumentar o poder de mercado;
  • Transpor barreiras à entrada;
  • Custos de desenvolvimento de novos produtos e comercialização mais rápida;
  • Menor risco;
  • Maior diversificação;
  • Reformulação do escopo competitivo da empresa;
  • Aprender e desenvolver novas capacitações.

Assim, como em um casamento, é preciso saber que, além de buscar o parceiro certo e conquistá-lo, será necessário ter uma boa estrutura não só em curto prazo, já que os acordos costurados nesse momento durarão e comprometerão as duas partes por longos anos.

Quanto vale minha empresa? A necessidade de um Valuation!

Valuation é o processo de estimar o valor de uma empresa de forma sistematizada, usando um modelo quantitativo. Mas, mesmo assim, envolve certa dose de subjetividade no julgamento do empreendedor ao definir premissas e selecionar fontes de dados. Por isso, a confiabilidade do resultado depende da percepção do mercado e da lógica embutida nas decisões do empreendedor.

Se você tem uma empresa que está começando, terá mais dificuldades para calcular seu valor. Por causa da falta de históricos numéricos e por ter um produto/serviço ainda não consolidado.

Nesse momento, é imprescindível a contratação de profissionais e especialistas. A fim de assegurar a imparcialidade e a maximização do valor que o negócio apresentará. Além da credibilidade que a negociação trará para os envolvidos e todo o mercado.

Due Diligence para a garantia do sucesso

Esta etapa é tida como fundamental no processo de fusões e aquisições, pois é nela que serão avaliadas todas as vantagens do novo negócio. Por se tratar do princípio da investigação, esta fase pode ocorrer em sigilo para não gerar especulações e instabilidade na empresa e no mercado.

A Due Diligence é a investigação detalhada dos aspectos que envolvem a operação que será realizada, possibilitando a implantação de medidas com a finalidade de reduzir ao máximo os riscos que poderiam dificultar as negociações ou trazer problemas futuros aos novos sócios, centrando-se em análises financeiras e em questões legais que poderiam impactar a transação.

Essa fase é extremamente importante tanto para quem vende, quanto para quem compra. Para quem vende o termo utilizado é Due Dilegence Vendor.

Assim, o objetivo desta etapa é o de auxiliar, juntamente com a Valuation, na definição do preço a ser pago.

Negociação e integração nas fusões e aquisições

O empresário que deseja efetivar um processo de M&A precisa avaliar profundamente a empresa que está sendo negociada, comparar com outras do mesmo ramo que já tenham passado pelo processo e buscar conhecer os eventuais interessados. De posse de tais informações o administrador poderá conduzir adequadamente as transações e estruturar o negócio.

A negociação é um processo complexo, pois cada parte possui interesses que necessitam ser equilibrados, para que ambas as empresas envolvidas tenham a percepção de lucratividade, uma com a venda e outra com a compra. Por esse fato, a etapa de negociação normalmente é demorada.

A integração é a fase final para garantir o sucesso de toda operação e a Due Diligence é o primeiro caminho para o êxito dessa etapa.

Assim, a integração é a fase de ajuste de planejamento, estratégias, pessoas, processos e culturas. A forma de integração é determinada pelas razões que motivaram a compra, pelo tamanho das empresas envolvidas, pela capacidade gerencial instalada na adquirente, pela necessidade de manutenção do corpo social e pela situação financeira da empresa adquirida.

Yuri Areco
Divisão de Gestão e Finanças
BLB Brasil Auditores e Consultores

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *