Imposto de Renda: procura por ferramenta de rascunho aumenta

Imposto de Renda: procura por ferramenta de rascunho aumenta

1 minutos de leitura

Segundo a Receita Federal, a busca pelo rascunho da Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) em 2016 foi quase três vezes maior que no ano anterior. No período de julho de 2015 a janeiro de 2016, 174,8 mil contribuintes baixaram o aplicativo.

Com o Rascunho IRPF é possível que o contribuinte facilite o preenchimento da declaração, guardando no aplicativo os dados conforme os fatos aconteçam ao longo do ano-calendário ou até que o programa gerador da declaração (PGD IRPF) seja lançado.

Qualquer pessoa física contribuinte pode utilizar o rascunho de forma opcional. Uma vez preenchido, os dados armazenados são recuperados e importados para a declaração de fato.

Em 2016, o Rascunho IRPF poderá ser utilizado até 28 de fevereiro. A ferramenta pode ser usada com computadores e notebooks, por meio do navegador (browser). Já com aparelhos móveis que tenham sistemas operacionais Android ou iOS, como smartphones e tablets, é possível instalar o App IRPF e selecionar a função Rascunho IRPF 2016. O contribuinte também pode utilizar seu aparelho móvel e acessar a página mobile da Secretaria da Receita Federal do Brasil: m-RFB. Como as três formas de acesso têm a mesma base de dados, ainda é possível iniciar o preenchimento do rascunho em um computador e continuar pelo aplicativo do smartphone, por exemplo.

Acesse o Rascunho IRPF no site da Receita Federal.

Saiba mais:
Regras para a declaração de Imposto de Renda das Pessoas Físicas 2016.
Dependentes com 14 anos ou mais devem ter CPF informado.
Profissionais liberais deverão informar CPF de clientes.
Confira os limites para deduções no Imposto de Renda 2016.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *