Informação financeira é o sistema nervoso de qualquer empresa

Informação financeira é o sistema nervoso de qualquer empresa

6 minutos de leitura

Qual o diferencial de uma gestão assertiva? Administrar uma empresa com inteligência pode garantir vantagens em relação às demais e tornar seu negócio cada vez mais sólido. O domínio da Informação Financeira é crucial. Ela representa o sistema nervoso de qualquer empresa, pois fornece importantes dados para a saúde dos negócios.

Hoje em dia, a administração empresarial vai além das demandas envolvendo o controle de gastos, gerenciamento de recursos e do fluxo de caixa. A questão estratégica está embutida na gestão financeira do negócio.

A estratégia nesse sentido se relaciona às melhores formas de planejamento e de controle de gastos realizados de acordo com o conhecimento das Informações Financeiras.

O que faz parte da Informação Financeira?

Informação Financeira representa os dados e atividades de uma organização relacionadas às suas finanças. Seu objetivo é fornecer informações sobre a situação financeira incluindo os resultados operacionais e alterações relacionadas.

É fundamental, para atingir seu objetivo, que a Informação Financeira seja de total domínio do profissional que irá analisar seus dados. Dessa forma, devem ser apresentados de maneira clara e eficiente os recursos econômicos, os resultados dos demonstrativos, as responsabilidades sobre os recursos e suas destinações.

A estratégia aliada à Informação Financeira

Como utilizar a Informação Financeira para gerenciar melhor meu negócio? A resposta está na estratégia certa a ser utilizada.

Um bom planejamento estratégico, tendo como base as Informações Financeiras, além dos dados operacionais, permitirá ao gestor alcançar o maior controle dos seus resultados e traçar objetivos em longo prazo.

Nesse sentido, só é possível um planejamento estratégico de qualidade se todas as informações relativas ao negócio estiverem corretas.

A administração financeira eficiente favorece um controle maior sobre o crescimento do negócio. Os efeitos surgem no longo prazo, uma vez que essa eficácia advém da maneira estratégica visando o crescimento da empresa.

As vantagens de uma Informação Financeira eficiente

A Informação Financeira favorece a gestão eficiente. Entre as inúmeras vantagens podemos destacar: o auxílio na tomada de decisões; promover maior lucratividade, gerar maior competividade, programar metas financeiras, melhorar o gerenciamento no pagamento de tributos e aumentar a estabilidade da saúde financeira.

Auxílio na tomada de decisões

Com dados concretos a tomada de decisões se torna mais assertiva. A gestão eficiente bem realizada possibilita saber quais as reais necessidades da empresa, como redução de custos e remanejo de recursos. Também permite identificar quando e como investir.

Como consequência positiva, a empresa tem maior retorno financeiro, pois eliminando os riscos de decisões menos acertadas a economia de recursos é certa.

Promover maior lucratividade

O conhecimento das Informações Financeiras proporciona a análise da margem de lucro e, com isso, é possível promover estratégias que aumentem essa lucratividade. Ou seja, promoções, ofertas e descontos poderão ser mais bem direcionados e mais atrativos aos clientes.

Com o conhecimento dos dados, visando ao aumento do lucro, é possível construir metas para diminuir os custos sem perder a qualidade do produto ou serviço a ser oferecido.

Gerar maior competitividade

Neste item, colocamos a importância do planejamento como fundamental. Conhecendo as Informações Financeiras, a empresa se planeja para enfrentar o mercado com mais inteligência.

Além disso, não são todas as empresas que têm total conhecimento dessas informações. Por isso, uma companhia que possui domínio sobre esses dados tem maior vantagem competitiva em relação aos seus concorrentes.

Programar metas financeiras

Outra vantagem evidente com o domínio das informações é a possibilidade de programar metas financeiras.

Definidas as metas, torna-se muito fácil avaliar se o cumprimento das obrigações está sendo realizado dentro dos prazos estabelecidos. Caso não esteja acontecendo, é possível reverter a situação para alcançar tal objetivo e para que não ocorra qualquer prejuízo.

Melhoria no gerenciamento de pagamentos dos tributos

O pagamento correto dos tributos é um dos maiores desafios das empresas. A carga tributária complexa e com alterações constantes confundem e aumentam o risco de irregularidades.

Com a administração realizada com base nas Informações Financeiras, a empresa se torna mais organizada e, como consequência, isso facilita o melhor gerenciamento no pagamento dos tributos.

Nesse sentido, a escolha relativa a qual regime tributário é mais vantajoso se torna muito mais eficaz baseada nas informações.

Aumentar a estabilidade da saúde financeira

O capital de giro é mais um elemento que é beneficiado pelo conhecimento das Informações Financeiras. Como uma peça fundamental para a saúde de qualquer empresa, as condições do capital de giro que permitirão que as operações se concretizem. Portanto, os dados permitem dimensionar de forma certeira a disponibilidade do capital.

Indicadores de Desempenho: aliados poderosos

Como armas importantes para identificar como está o desenvolvimento dos negócios, os Indicadores de Desempenho fornecem Informações Financeiras valiosas. Citamos três exemplos utilizados:

Nível de Endividamento: esse índice demonstra o grau de dependência das empresas com a utilização de recursos de terceiros, como instituições financeiras.

– Alavancagem Financeira: também tem relação com a captação de recursos de terceiros. Sua utilização é indicada como uma maneira de evitar que essas operações sejam feitas utilizando o patrimônio da própria empresa.

EBITDA: muito utilizado por empresas de capital aberto. É uma sigla inglesa cujo significado é autoexplicativo: Lucro Antes dos Juros, Impostos, Depreciação e Amortização. Ele representa a geração operacional de caixa da companhia.

Para saber mais sobre os Indicadores de Desempenho leia o artigo Empresa que dá lucro também quebra.

A informação Financeira deve ser confiável

Enfatizamos as vantagens da Informação Financeira e de uma boa administração para o futuro dos negócios. Porém, todos os benefícios somente serão realmente aproveitados e os objetivos alcançados se essas informações apresentarem dados confiáveis. Ou seja, as Informações Financeiras só possuem credibilidade se estiverem corretas.

A melhor maneira de avalizar esses dados é por meio do serviço de Auditoria. É ele que irá analisar e confirmar se as informações e os números estão em conformidade e se o trabalho está sendo realizado da maneira como foi proposto.

A contratação de uma empresa para a realização de uma Auditoria Independente irá garantir, além da confirmação das informações, a isenção na análise dos dados. O Grupo BLB Brasil pode fazer esse serviço para sua empresa.

Para saber mais sobre as vantagens de uma Auditoria na sua empresa leia o artigo O poder da Auditoria Independente para a valorização do seu negócio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *