Como investir na carreira e buscar uma especialização em contabilidade?

Como investir na carreira e buscar uma especialização em contabilidade?

5 minutos de leitura

As carreiras profissionais não são construídas da noite para o dia, é preciso muita dedicação e constante aprimoramento para alcançar o sucesso. No início, é esperado que o profissional saiba desempenhar tecnicamente sua função, realizando satisfatoriamente as atividades propostas. Conforme as expectativas são atendidas, o trabalho desempenhado se torna cada vez mais complexo. Logo, é fundamental investir na carreira.

Buscar conhecer cada vez mais sobre a sua área de atuação e se especializar para lidar com a complexidade, que aumenta conforme você chega mais perto do topo em sua carreira, são duas coisas essenciais. Por isso, confira o nosso post e veja como investir na sua carreira e buscar uma especialização em contabilidade!

Trace metas claras para atingir seus objetivos

Muitas vezes temos um objetivo bem claro, mas na ansiedade de alcançá-lo logo acabamos não conseguindo traçar um bom caminho até ele. É importante que você entenda a importância de dar um passo de cada vez para se tornar um contador de sucesso.

Crie um plano de carreira, trace metas claras e realistas e trabalhe nelas, assim você fica mais perto do seu objetivo. Se você deseja conquistar uma nova promoção, por exemplo, precisará percorrer um caminho para chegar até lá. Para isso, defina tarefas como fazer um curso de especialização, participar de mais palestras e workshops para se manter mais atualizado sobre a sua área, trabalhar suas habilidades profissionais e melhorar seu networking.

É importante também traçar um plano para a realização de cada meta, um tempo para concluir cada uma. Isso evita que você acabe procrastinando e a concretização de seus objetivos fique para depois.

Use todas as ferramentas de que dispõe

Muitos profissionais quando conseguem um novo cargo, definem como seus objetivos a realização de um excelente trabalho, adquirir o máximo de conhecimento possível e conseguir subir mais uma posição na carreira. No entanto, muitas vezes as pessoas não atingem esses objetivos por não usarem as ferramentas e os recursos dos quais dispõem.

Se a sua empresa oferece capacitações, palestras e cursos, aproveite! Participe ativamente das reuniões e dos encontros. Além de poder aprender sempre algo a mais, você terá a chance para se relacionar melhor com os outros colaboradores – incluindo de outros setores com os quais você talvez não tinha tido muito contato –, melhorar o seu networking e, claro, mostrar para a empresa que você se preocupa com o seu desenvolvimento, contribuindo para o crescimento dela.

Não foque apenas no seu trabalho

Se você se mantiver focado apenas em trabalhar, você até mostrará que é um bom profissional e que é excelente em sua atual posição, mas isso não é o suficiente para subir. É muito importante que você tenha uma visão mais ampla, que se mantenha atualizado com tudo o que está acontecendo no mundo da contabilidade e no mercado de trabalho.

Por isso, continue a executar um bom trabalho, mas abra os olhos para o que acontece a sua volta e acompanhe as tendências da contabilidade. Procure sempre enxergar novas possibilidades, ficar de olho nas novidades e agarrar as oportunidades!

Não perca as oportunidades de melhorar seu networking

Certamente você já deve estar bem familiarizado com o termo networking, mas você tem feito ele direito? O grande erro de muitos profissionais é o de, ao conseguir uma melhora em sua vida profissional, se fecharem para os relacionamentos de trabalho.

Leia também -  Fui promovido após o curso da BLB Brasil Escola de Negócios: case de sucesso do aluno Fagner Oliveira

O networking é uma ferramenta muito importante que ajuda a investir na carreira, não para fazer um escambo de favores como muitos pensam erroneamente, mas para realizar boas trocas. Quando se tem uma boa rede de contatos profissionais, é possível trocar experiências, se ajudar mutuamente ao sanar dúvidas e buscar novas informações.

Aproveite reuniões na empresa, palestras, convenções, workshops, cursos e até mesmo happy hours para aumentar sua rede de contatos. Uma ferramenta muito interessante para aprimorar o seu networking é o LinkedIn, uma rede social totalmente voltada aos profissionais. Lá é possível participar de fóruns e compartilhar interesses.

Trabalhe em suas habilidades

Além de aprimorar os conhecimentos, também é muito importante estar constantemente aprimorando suas habilidades, mesmo que elas já sejam um talento natural. Chegará algum momento na sua carreira em que liderar, por exemplo, será muito importante. Por isso, trabalhar essa habilidade é essencial para se desenvolver em sua carreira.

Trabalhe habilidades como o carisma e a empatia. Além disso, empenhe-se em dar e receber feedbacks, aprimore seu comportamento no ambiente de trabalho e seu espírito de equipe. Enfim, busque aperfeiçoar suas habilidades com o objetivo de se tornar um profissional cada dia melhor.

Seja um profissional proativo

A proatividade é uma qualidade que vem sendo cada vez mais valorizada no ambiente dos negócios. Por isso, mostre iniciativa ao se deparar com aquelas situações que fogem do curso natural das suas atividades, mostre que é capaz de lidar com as dificuldades e que consegue executar serviços adicionais para o escritório ou para os clientes quando é necessário. Um profissional de sucesso na área da contabilidade precisa ter jogo de cintura e saber responder de forma ágil às demandas.

Busque uma especialização na sua área para investir na carreira

Investir na carreira significa buscar se tornar um especialista naquilo que faz. Por isso, busque fazer uma especialização em contabilidade. Para escolher um bom curso, faça uma análise e veja qual a necessidade atual no seu mercado de trabalho. Não se esqueça de analisar as demandas da sua empresa no setor contábil e as perspectivas para o profissional de contabilidade no futuro.

Existem vários cursos de especialização em contabilidade que poderão lhe garantir uma melhor colocação no mercado de trabalho. Basta fazer uma escolha coerente com o seu currículo, que lhe deixe satisfeito e tenha espaço de atuação.

Investir na carreira pode até dar trabalho, mas os resultados sem dúvidas são excelentes. Por isso, é fundamental que o profissional busque se aprimorar cada vez mais, já que o mercado evolui constantemente e é preciso acompanhá-lo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *