Liderança: como inspirar pessoas na era da gestão do conhecimento

3 minutos de leitura

Atualmente, o ativo mais importante no mundo empresarial é formado pelas pessoas. Nenhuma estratégia dará resultado se não houver pessoas para operacionalizá-la. Assim, o desenvolvimento de uma liderança tornou-se crucial, sendo peça-chave nas definições estratégicas dentro de uma organização.

A figura do líder tem como principal objetivo inspirar pessoas, sobretudo para que haja um norte e sinergia entre os objetivos da empresa e de seus colaboradores. Mas como é possível inspirar pessoas? A resposta é simples, os líderes precisam ser um exemplo.

E nada melhor para contextualizar e justificar este ponto de vista do que a análise de duas obras cinematográficas: Encontrando Forrester (Gus Van Sant, 2000) e Coach Carter – Treino para a Vida (Thomas Carter, 2005).

Encontrando Forrester conta a história do jovem escritor Jamal Wallace (vivido por Robert Brown) e William Forrester (estrelado por Sean Connery). Enquanto Jamal está dividido entre desenvolver sua inteligência excepcional ou ser apenas mais um adolescente americano que põe suas expectativas de vida no basquete, Forrester é um famoso escritor que há quarenta anos ganhou um prêmio Pulitzer por um romance e, desde então, nunca mais se ouviu falar dele. Porém, as características antagônicas das duas personagens não se tornam um empecilho para o constante desenvolvimento e aperfeiçoamento de suas habilidades e da relação de amizade.

Apesar de o filme apresentar temáticas contemporâneas, como preconceitos (étnicos e raciais), destaca-se a abordagem sobre a valorização do conhecimento, a importância do diálogo e a troca de experiências para o enriquecimento humano. Para o mundo empresarial, Encontrando Forrester é uma típica obra de arte que aborda, além da importância do papel de uma liderança, o encontro de gerações tão evidentes nas empresas atuais.

Já Coach Carter – Treino para a Vida tem como protagonista Samuel L. Jackson. Este filme é baseado na história real de Ken Carter, um treinador de basquete que deseja transformar a vida de garotos de uma escola da periferia da Califórnia, utilizando o esporte e a educação.

O enredo mostra como o técnico comanda sua equipe e, através de sua atuação, os jovens conseguem vencer os desafios e mudar suas realidades. Carter encara os problemas de frente e mesmo contestado por suas atitudes, consegue adquirir o respeito de todo o time, ensinando aos seus jogadores engajamento, trabalho em equipe, pontualidade, foco, agilidade e concentração – tudo o que é necessário em um ambiente corporativo. O filme evidencia os comportamentos dos liderados e o aprendizado que adquiriram ao longo dos treinamentos e da convivência.

A análise destas duas narrativas nos permite concluir que a verdadeira liderança é um transformador de pessoas e do ambiente em que vive. E que, para isso, é preciso buscar autoconhecimento e compreender as pessoas com quem se relaciona, a fim de ajudá-las no seu desenvolvimento, fazer com que elas brilhem e saibam lidar com essa nova realidade. No momento em que cada discípulo encontrar seu caminho e souber que, para obter um melhor resultado, precisa de outras pessoas, o líder terá conseguido formar uma verdadeira equipe.

Yuri Areco
Consultor da divisão de Gestão e Finanças
BLB Brasil Auditores e Consultores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *