Like a boss! Desenvolva as habilidades gerenciais necessárias para ser um ótimo gestor

Like a boss! Desenvolva as habilidades gerenciais necessárias para ser um ótimo gestor

9 minutos de leitura

Todo gestor, supervisor, executivo ou profissional que exerce ou deseja exercer cargo de liderança precisa se reciclar e desenvolver as principais habilidades gerenciais requeridas pelo mercado. Assim, é necessário buscar um curso de excelência nesse campo para se capacitar nas áreas de gestão, negociação, comunicação e inovação.

O curso “Formação de Gestor Like a Boss”, da BLB Brasil Escola de Negócios, oferece uma experiência transformadora nesse sentido, entregando conhecimentos essenciais sobre esses temas. Tudo para que seus estudantes descubram seus potenciais e tenham melhores chances de progredir em suas carreiras.

Confira este post e veja como os conteúdos desse curso podem ajudá-lo a desenvolver as habilidades gerenciais necessárias para que você se torne um ótimo gestor!

Boa leitura!

Tema 1: Habilidades em gestão empresarial

Mudanças nos mercados e impactos na gestão

Dentro do conteúdo sobre as habilidades importantes em gestão empresarial, temos a apresentação das mudanças no campo da liderança e dos impactos que elas produzem na gestão das empresas.

“Nesse contexto, é preciso destacar que a liderança não está vinculada exclusivamente a um cargo ou a uma função de gerenciar pessoas ou atividades”, explica Jaime Jimenez, consultor de treinamento e instrutor do curso.

Segundo ele, nos últimos cinco anos, as empresas começaram a exigir a postura de líder não só para os indivíduos que gerenciam equipes, mas também para todos os profissionais que, de certo modo, interagem com pessoas e precisam influenciá-las.

Portanto, o tema liderança está presente na rotina de qualquer profissional em qualquer empreendimento e, por isso, é preciso estar preparado para lidar com as responsabilidades que isso exige.

As novas demandas para as lideranças

Paralelamente às mudanças ocorridas no mercado surgiram novas demandas junto aos trabalhadores, especialmente em relação aos que lideram pessoas. Tal fato gerou um cenário bastante diferente de anos atrás.

Jimenez também explica que o perfil dos liderados mudou muito: atualmente, há mais independência dos profissionais em executar atividades e até certa insubordinação.

“Isso é visível se formos avaliar o aumento da rotatividade nos postos de trabalho e a dificuldade de reposição de vagas”, aponta o professor. Assim, é importante entender quais demandas surgiram por conta das transformações ocorridas.

Habilidades e competências desejadas nos profissionais de liderança

Aqui, o profissional aprenderá quais são as novas exigências das empresas que passaram a perceber a liderança como algo essencial para suas atividades. Nesse contexto, os executivos começam a ser chamados para ter atitudes de líder e os gestores são cobrados para modificar seus perfis de gestores de pessoas.

Isso cria novas habilidades e competências desejadas entre os colaboradores, que serão abordadas nesse conteúdo.

“Podemos dizer que, em geral, as pessoas não entendem a ‘regra do jogo’. Ou seja, os profissionais muitas vezes trabalham apenas com seu estilo próprio, sua forma de ser, para tentar desenvolver as atividades dentro das empresas”, destaca o professor.

No entanto, entender as habilidades em gestão empresarial é compreender o que o mercado está pedindo, o que a atual geração está exigindo e quais são os desafios de liderar.

Práticas e rituais das lideranças

Você aprenderá as práticas e os rituais que funcionam ou são adotadas pelos líderes. Isso é importante para um bom treinamento na área, uma vez que, ao entender tais elementos, fica mais simples ter um desenvolvimento efetivo de liderança na empresa.

Elaborando um modelo de gestão e liderança

Além de saber quais são as habilidades exigidas de um bom líder, é fundamental planejar-se e elaborar um modelo de gestão. Isso pode ajudar você a se organizar e a colocar em prática os passos necessários para consolidar seu estilo de liderança, além de aperfeiçoá-lo e torná-lo mais adaptável a diferentes contextos empresariais.

Leia também -  Trilha de Carreira: veja como usar a ferramenta para alcançar seus sonhos!

Tema 2: Inovação estratégica

O processo de inovação na gestão empresarial

gestão da inovação será trabalhada nesse conteúdo, uma vez que dela depende o êxito de um bom líder. Afinal, é preciso ter visão estratégica para buscar inovações que aperfeiçoem os processos organizacionais e gerem mais resultados.

“Partimos do princípio de que muitas pessoas com grandes ideias não conseguem colocá-las em prática, não conseguem movimentar pessoas”, explica Jaime.

O curso traz técnicas e recursos para que isso aconteça — ele ensina o profissional a ter essa capacidade de realização de projetos. Para tanto, são abordados, entre outros temas, o gerenciamento de projetos e a gestão de rotinas.

Em que falham os grandes líderes

Além de saber como conduzir o processo de inovação, é vital entender em que falham os grandes líderes. Isso ajuda a prevenir riscos e algumas das decisões mais equivocadas da área, contribuindo para o correto desenvolvimento da liderança focada em inovação.

Endomarketing: gerando o engajamento das equipes

Aprender sobre endomarketing é útil para todo gestor que deseja otimizar a comunicação e o marketing interno na empresa. Afinal, essa estratégia é focada em ações dentro da companhia com o objetivo de melhorar a imagem dela entre seus colaboradores.

Logo, o endomarketing é capaz de colaborar para a obtenção de uma equipe motivada, engajada e com baixo índice de turnover.

Técnicas de comunicação para reuniões e apresentações

Esse tópico é outro ponto importante do curso, uma vez que aborda técnicas de comunicação úteis e valiosas para que os líderes saibam se comunicar em reuniões e apresentações, ocasiões em que precisam orientar e conduzir suas equipes.

Vivenciando as habilidades gerenciais e competências da liderança

O curso Formação de Gestor Like a Boss, bem como outros da BLB Brasil Escola de Negócios, foi estruturado com base na metodologia open source “Experience Learning”, criada pela escola Perestroika.

Embora o método valorize o conhecimento teórico, a ênfase do conteúdo programático está na experiência prática dos professores e alunos.

Tudo para que o conteúdo programático seja selecionado e ministrado de maneira fácil de compreender e que possa realmente servir para o uso cotidiano dos profissionais. Portanto, há maior vivência das habilidades e competências da liderança apresentadas.

Tema 3: técnicas de negociação

Técnicas de negociação também são abordadas para que os estudantes do curso consigam melhorar suas relações profissionais e atingir objetivos.

Podemos dizer que 90% do que todo indivíduo faz no ambiente de trabalho é influenciar pessoas”, comenta Jaime. “É visível que os profissionais que mais crescem na carreira são aqueles com maior capacidade de influenciar pessoas”.

Por isso, o treinamento aborda quais são as principais técnicas para influenciar e movimentar pessoas, além de quebrar paradigmas.

Tema 4: o líder Coach

Esse tópico é focado no desenvolvimento da capacidade do profissional em liderar indivíduos. “Diferentemente das técnicas de negociação, esse conteúdo aborda métodos e recursos para que um gestor de pessoas execute suas atividades da melhor forma”, enfatiza o instrutor.

O objetivo aqui é preparar o profissional para desenvolver, formar, motivar, gerenciar e engajar pessoas.

Como o curso Formação de Gestor Like a Boss agrega à carreira

O curso Formação de Gestor Like a Boss agrega valor à carreira de gestores e profissionais que o procuram, uma vez que aborda de forma aprofundada os conteúdos citados acima. Além disso, ele é uma importante ferramenta de atualização em relação ao mercado.

Leia também -  O que são Propriedades para Investimento?

“É muito comum encontrarmos profissionais que só se atualizam se a empresa bancar o estudo. Basicamente, a pessoa é apenas treinada naquilo que a empresa define como importante”, comenta Jaime. “Esses profissionais passivos são, normalmente, aqueles que fazem parte das estatísticas de desempregados no país”.

Por outro lado, a ideia do curso é justamente trazer alternativas e métodos para que o profissional possa desenvolver-se e atualizar-se independentemente do cargo que ocupa, tornando-se líder.

O curso dará ao profissional mais subsídios para que ele fique atualizado em relação às demandas do ambiente empresarial, tomando as rédeas da própria carreira”, explica o consultor.

Além disso, o treinamento traz as mesmas técnicas que as empresas mais modernas utilizam como base para a formação de suas equipes. “Dentro do conteúdo que o tema demanda, procuramos selecionar aquilo que é prático”, explica Jaime.

“Como estamos falando de desenvolvimento de habilidades, trouxemos para o curso simulações e vivências que são desenvolvidas em sala de aula”. Por fim, o professor comenta que “quem está conduzindo o curso são profissionais renomados no mercado de trabalho, com formação acadêmica e vivência prática”.

O que dizem os ex-alunos que foram beneficiados pelo curso

Para Celso De Stéfani Cassiano, ex-aluno do curso, essa capacitação foi importante para ele compreender melhor sua atuação e otimizar sua atuação.

“O curso me trouxe vários insights que ampliaram a minha autopercepção e me fizeram refletir sobre a maneira de lidar com a minha equipe”, comenta ele. “Ajudou a reconhecer meus pontos fortes e a identificar os aspectos que precisam ser trabalhados para aprimorar minha performance como gestor”.

Celso ainda cita alguns dos temas que aprendeu e que foram relevantes para ele, como “a importância de mostrarmos à equipe aonde queremos chegar“, ou seja, para que lugar o time será conduzido. Também destaca o aprendizado obtido em relação a qual o papel do feedback para o desenvolvimento das pessoas e sobre algumas técnicas para fazer isso de maneira mais efetiva.

Também menciona como fator positivo as estratégias aprendidas para serem utilizadas em uma negociação difícil, estando em uma situação de maior ou menor poder em relação a outra parte. “Em resumo, o curso trouxe uma visão geral dos pilares de uma liderança eficaz e em conjunto proporcionou experiências vivenciais para ilustrar e sedimentar o aprendizado”, conclui ele.

Para Davi Gomes de Souza, outro ex-aluno, “o conteúdo (do curso) é excelente, com uma carga horária muito boa, exercícios ligados diretamente ao dia a dia com temas bastantes atuais”.

Ele destaca que graças ao treinamento foi possível se enxergar nesse trabalho e melhorar o relacionamento com as pessoas de um modo geral e com seu grupo profissional.

Se você deseja adquirir habilidades gerenciais de excelência, principalmente no campo da liderança, esse treinamento é uma solução valiosa. Ao fim dele, você poderá estar pronto para melhorar sua carreira e também terá chances de empregar aprendizados importantes para sua vida pessoal, como na comunicação e em negociações diversas.

Ficou interessado e quer saber mais sobre o curso “Formação de Gestor Like a Boss”? Entre em contato com um de nossos profissionais para que possamos ajudar você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *