Imposto de Renda: confira se você caiu na malha fina

Imposto de Renda: confira se você caiu na malha fina

1 minutos de leitura

Os contribuintes que entregaram a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) deste ano já podem verificar se houve retenção na malha fina por pendências ou informações inconsistentes.

Malha fina

A malha fina retém declarações que apresentam dados pendentes ou que apresentam incoerências nos cruzamentos realizados pela Receita Federal, como, por exemplo, os rendimentos que foram pagos pela fonte pagadora e os recebidos pelo empregado.

Para saber se a declaração caiu na malha fina, o contribuinte pode conferir o extrato no e-CAC, o centro de atendimento virtual do site da Receita.

O acesso ao e-CAC é feito com o uso de um código gerado no próprio site. Para facilitar o processo, a Receita Federal disponibilizou um passo a passo explicativo para que o contribuinte obtenha o código de acesso. Além do código, também é necessário ter o CPF do contribuinte e senha.

Retificação

Declarações retidas na malha fina devem ser analisadas pelo contribuinte a fim de verificar se é necessário preencher e enviar a declaração retificadora, com a correção dos dados ou resolução das pendências.

Restituição

A restituição do Imposto de Renda 2016 será feita em sete lotes, com data inicial de 15 de junho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *