Como anda o mercado de trabalho em contabilidade

Como anda o mercado de trabalho em contabilidade

9 minutos de leitura

De fato, o mercado de trabalho em contabilidade anda mais aquecido do que nunca. Devido às mudanças na legislação e à própria dinamização do mercado de contabilidade, a profissão ocupa um espaço de destaque nas organizações.

Hoje, o contador deixou de meramente apurar impostos para atuar estrategicamente no ambiente empresarial. Por isso, neste post você vai entender como anda o mercado de trabalho em contabilidade.

Continue lendo e entenda como é a sua formação. Saiba também quais são as principais exigências e cuidados que o profissional deve ter para se destacar nesse ambiente tão competitivo!

O curso de Ciências Contábeis

O curso de Ciências Contábeis tem como grande chamariz a sua alta empregabilidade. Boa parte dos estudantes consegue, já nos períodos iniciais, atuar na área propriamente dita ou em áreas correlatas, como departamento administrativo, financeiro, entre outros.

Durante a graduação de Ciências Contábeis, que tem duração recomendada de oito semestres, os alunos são preparados com aulas teóricas e práticas para registrar atos e fatos que modificam o patrimônio de empresas públicas e privadas.

Contudo, para que o profissional consiga uma boa oportunidade no mercado, é preciso buscar uma instituição — pública ou privada — de qualidade.

Assim, a instituição deverá contar com corpo docente especializado e que ofereça bibliotecas atualizadas. Além de laboratórios para disciplinas práticas e apoio a pesquisa, entre outras atividades que estimulem as habilidades necessárias aos egressos da área.

O bacharelado em Ciências Contábeis

Após concluir o curso de Ciências Contábeis, o aluno terá outorgado o grau de Bacharel em Ciências Contábeis. E, com base nessa formação, ele poderá atuar em diferentes segmentos.

Para alguns deles, será necessário o registro na categoria de contador. Esse registro deve ser obtido por meio de aprovação no exame do Conselho Regional de Contabilidade (CRC).

Além disso, caso o profissional queira atuar como auditor, ainda precisará da aprovação no Exame de Qualificação Técnica para registro no Cadastro Nacional de Auditores Independentes (CNAI) do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), instituído pela NBC PA 13 (R2).

Possibilidades de atuação do profissional contábil

Como consultor, o profissional poderá atuar junto à iniciativa privada, como autônomo ou como empregado de uma empresa. Ou ainda junto ao governo ou a entidades não governamentais.

Nesse sentido, a consultoria poderá englobar a área de planejamento financeiro, empresarial e de orçamento, entre outras possibilidades que envolvam os conhecimentos adquiridos no curso de Ciências Contábeis.

Além disso, o profissional poderá atuar na área de gestão pública, como especialista na área ou funcionário público. Ou, ainda, em outras funções que possuam ligação com o setor público e suas necessidades — que são bastante específicas devido às características desse setor no Brasil.

Área tributária

Ainda, outra atuação que vem se consolidando para o profissional contábil está relacionada à área tributária.

A área possui destaque especial com a adoção do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), que exigiu (e ainda exige) dos profissionais um conhecimento na área de tributos e de recursos computacionais. Afinal, as obrigações acessórias passaram a ser geradas e enviadas eletronicamente.

Ainda dentro da área tributária, o profissional poderá atuar com elisão fiscal. Basicamente, trata-se de uma forma de planejamento tributário que permite o pagamento de menos tributos. Tudo isso com base em estudos, cálculos e entendimento da legislação pertinente.

Assim, como a carga tributária representa uma fatia cada vez maior do faturamento das empresas, esses profissionais são cada vez mais requisitados para gerar essa economia para as organizações.

Leia também -  Inovação estratégica: navegar é preciso

Área de custos

Destaca-se ainda a área de custos, que demanda conhecimento profundo de todo o processo produtivo, ou de prestação de serviços de uma determinada empresa. Para isso, é preciso conhecer todos os componentes envolvidos para a comercialização de produtos, mercadorias e serviços.

Eles atuam de forma determinante para sugerir cortes, substituições ou diminuições em custos e despesas. Além de possíveis melhorias em relação às receitas da empresa, possibilitando impactos positivos no resultado destas.

Ainda do ponto de vista da tomada de decisão, os contadores têm sido requisitados para atuarem também na área gerencial. Eles auxiliam a gestão com dados essenciais para que o processo seja o mais objetivo e seguro possível.

Logo, fica cada vez mais claro que a administração deve utilizar os dados gerados pela contabilidade. Isso porque os profissionais da área têm o conhecimento necessário para auxiliar a gestão na busca dos melhores resultados.

Enfim, todas essas atribuições demandam — além de sólida formação na área — uma busca constante por conhecimento e atualização. Afinal, dependem, em sua maioria, de legislação e envolvem a utilização de cálculos e práticas que precisam estar em constante revisão.

Áreas de atuação específica do contador

Existem duas áreas de atuação que são específicas do bacharel em Ciências Contábeis: a Perícia e a Auditoria Contábil. Isso significa que somente os egressos desses cursos têm a prerrogativa para atuar nas duas categorias profissionais.

O perito contábil pode atuar de diferentes maneiras. Ele pode ser contratado pelas partes ou ainda pelo juiz responsável pelo julgamento de uma determinada causa.

Para atuar como perito, o profissional precisa estar em situação regular com o CRC. E, além disso, precisa ter competências e habilidades de examinar, analisar, calcular, sintetizar e fundamentar o laudo pericial.

Assim, habilidades ligadas com cálculo atuarial, atualização monetária e de moedas, utilização de índices e uso de legislação específica deverão fazer parte do perfil desses profissionais.

De acordo com as Normas Brasileiras de Contabilidade (NBCs), o perito ainda deverá manter nível adequado e atualizado de competência profissional, bem como das técnicas contábeis. Especialmente daquelas relativas à perícia.

Já no caso da auditoria, como já vimos, além do registro no CRC e no CNAI — caso queira atuar em empresas de capital aberto — precisará também do registro na Comissão de Valores Mobiliários (CVM). E também conhecimentos profundos e atualizados na área, assim como habilidades matemáticas e estatísticas, necessárias para os cálculos envolvidos com os trabalhos de auditoria.

Quanto a isso, o auditor precisa de atuação ética, profundo conhecimento técnico e mais uma série de exigências. Incluindo um programa de educação continuada, que visa manter esses profissionais constantemente atualizados.

Programa de Educação Profissional Continuada

A NBC PG 12 (R1) — Educação Profissional Continuada (EPC) — pode ser descrita como uma atividade formal reconhecida pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) para que haja a manutenção, a atualização e a expansão de conhecimentos e habilidades técnicas e profissionais.

Dessa forma, a norma foi responsável pela implementação do Programa de Educação Profissional Continuada (PEPC). O objetivo é fomentar nos profissionais contábeis a educação continuada e o estabelecimento de parcerias regulatórias e fiscalizatórias para apoio do PEPC. Além de outros quesitos que visam atualizar e fortalecer a profissão.

Quem deve cumprir?

Dentro do PEPC, a educação continuada é obrigatória para aqueles profissionais inscritos no Cadastro Nacional de Auditores Independentes (CNAI), exercendo ou não atividade independente.

Leia também -  O que é a tabela CFOP e qual a sua funcionalidade?

E também o é para aqueles que estão registrados na CVM. Ou ainda que exerçam atividade em instituições financeiras ou aquelas que são autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil (CBC).

Ainda são obrigados a obedecer ao PEPC os profissionais que exerçam atividade de auditoria independente e que sejam técnicos responsáveis por demonstrações contábeis. Ou que exerçam cargos de chefia de empresas sujeitas à contratação de auditoria independente pela CVM, pelo BCB ou pela Superintendência de Seguros Privados (Susep).

A partir de 2018, peritos contábeis também estarão obrigados a cumprir com a EPC.

Tais profissionais deverão cumprir 40 pontos de Educação Profissional Continuada por ano-calendário. Sendo necessária a diversificação e a adequação das atividades de acordo com o nível de experiência e de atuação do profissional.

Quanto a isso, o PEPC só reforça a importância do profissional e sua valorização no mercado de contabilidade. O Programa mostra a necessidade de atualização e busca por conhecimento e por diferentes formas de conhecimento. Seja na forma presencial ou na educação a distância.

Por fim, o PEPC ainda consolida a busca por profissionais multifacetados, antenados e com diferentes habilidades. Voltados, assim, para um mercado cada vez mais dinâmico, que exige dos contadores atenção às últimas novidades do mercado de contabilidade para que possam aplicar as melhores práticas nas empresas em que atuam.

Mercado de trabalho em contabilidade

Enfim, neste post você compreendeu como anda o mercado de contabilidade. Vimos como começa a carreira do contador — desde a escolha de um curso superior até suas possibilidades de atuação. Inclusive as específicas dos profissionais da área: auditoria e perícia contábil.

Além disso, você pôde compreender que essa profissão está em constante evolução e que precisa de atualização a todo momento, o que fica explícito pela norma NBC PG 12 (R1). A norma exige o cumprimento de um sistema de pontos pelos profissionais para que possam continuar atuando legalmente em suas posições.

Então, vimos como é preciso buscar conhecimento sempre, seja por encontros da área, cursos ou especializações. E que, com as facilidades da atualidade, você pode buscar opções presenciais e online. Este último, além de facilitar sua vida, ainda abre um leque de opções rumo ao conhecimento!

E aí, gostou do post? Sobrou alguma dúvida? Quer saber ainda mais sobre nossas soluções para sua carreira? Então aproveite para conhecer o nosso portfólio de cursos e escolha o que melhor se adapta a você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *