Como os contadores podem acompanhar as mudanças no mercado

Como os contadores podem acompanhar as mudanças no mercado

6 minutos de leitura

A profissão contábil tem passado por uma enchente de mudanças nos últimos tempos no Brasil. E isso é bom, pois tem feito com que os contadores busquem, de maneira constante, o conhecimento para continuarem vivos no mercado, que está crescendo em competitividade a cada dia que passa.

Neste post vamos mostrar como os contadores podem acompanhar as mudanças do mercado com algumas atitudes e ações que podem ser decisivas para o futuro da carreira. Acompanhe!

Mudanças em escala global

Quando se fala de mudança no mercado, não se fala apenas da porta para dentro das empresas, com a melhoria dos sistemas de controle interno e o treinamento constante dos funcionários. As mudanças afetam a forma como as obrigações das empresas junto aos organismos governamentais são gerenciadas hoje e isso sugere estudo constante por parte dos contadores. Mas como conciliar a obtenção do conhecimento às atividades profissionais?

O fato é que a ciência contábil não se trata de uma ciência exata e, como tal, trata de números, de relacionamentos interpessoais e da parte legal. Esses dois últimos elementos combinados estão mudando a cara da profissão do contador.

Com a possibilidade de aprender as normas internacionais de contabilidade aplicadas à nossa realidade, as fronteiras geográficas diminuíram e ao mesmo tempo em que se trabalha como contador no Brasil, pode-se trabalhar em um país europeu que utilize as mesmas regras, por exemplo.

É claro que as especificidades de cada país não estão elencadas em todas as regras aprendidas no Brasil, mas as generalidades contábeis, que são comuns a todos os países, podem ser integralmente aprendidas aqui sem a necessidade de se frequentar cursos em uma universidade estrangeira.

Antes de pensar em ter destaque internacional, destaque-se aqui

Muitos alunos já entram na graduação com ideia de sair do Brasil antes de concluírem os estudos para conseguir mais bagagem em termos técnicos ou simplesmente para forçarem a comunicação em língua estrangeira. O fato é que pelos conhecimentos técnicos, essa já não é uma necessidade latente.

No Brasil já há treinamentos específicos, os quais podem ser feitos de maneira não presencial e que podem fazer pela sua carreira muito mais se comparado com o investimento necessário para “pensar em outro idioma”.

Há certificações internacionais que podem ser obtidas aqui no País e que abarcam os pontos mais importantes da ciência contábil.

As mudanças nas regras contábeis não acabaram e nunca vão acabar

Se você pretende se especializar na área contábil, dentro de qualquer uma das mais de 30 áreas possíveis, o fato é que o dinamismo atual dos negócios obriga os contadores a estarem em contato constante com atualizações. E essas atualizações não precisam de uma sala de aula para serem obtidas.

Há diversos websites que auxiliam na manutenção do conhecimento dos contadores. Um deles é o do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC). Nele, há todos os pronunciamentos contábeis adaptados para a realidade brasileira, assim como os avisos de audiência pública sobre futuras atualizações de algum pronunciamento. O acesso é totalmente livre e os arquivos podem ser baixados para consulta off-line.

Outro website muito importante para acompanhar as mudanças nas regras contábeis brasileiras é o do SPED, administrado pela Receita Federal do Brasil. A grande vantagem desse website é apresentar a quem o consulta as atualizações em tempo real acerca das regras contábeis ligadas às obrigações tributárias e acessórias, ajudando no desenvolvimento dos contadores.

Leia também -  7 diferenciais que seu escritório de contabilidade deve ter

Já cansou? Pois ainda nem falamos da parte legal especificamente sobre as normas contábeis. Somente de legislações de ICMS são 27 vigentes em todo o País. Se passarmos para as legislações de ISS, como temos mais de 5 mil municípios ao todo, é algo quase impossível de se dominar completamente. Por isso, o contador deve eleger a sua área de atuação e buscar conhecimento para ela.

Das generalidades da lei, uma ótima fonte de consulta, também atualizada diariamente pelo próprio governo federal é o website do Planalto. Nele, há um portal específico para legislação e podem ser acessadas e baixadas todas as normas vigentes no âmbito federal.

No caso dos estados e municípios, deve-se consultar cada website do gabinete do governador ou da prefeitura para buscar as legislações locais vigentes e suas atualizações.

De pequenos escritórios a grandes corporações

Não importa em que local o contador desempenhe suas funções profissionais. O fato é que ele pode estar em uma semana em uma grande empresa e na semana seguinte ser contratado por uma pequena pessoa jurídica que preste serviços contábeis de maneira local. De imediato, não será necessário ter todo o conhecimento específico para desempenhar as funções na pequena empresa, mas isso deverá ser buscado muito rapidamente.

Nesse caso, as habilidades já enraizadas, que são o grau de relacionamento interpessoal e as bases da contabilidade, terão muito mais importância de maneira imediata do que necessariamente o conhecimento técnico para o gerenciamento de uma equipe, por exemplo.

De contadores a gerentes financeiros

Este é um ponto que alguns contadores sequer tiveram acesso se trabalharam algumas décadas atrás: a importância dos contadores para o gerenciamento financeiro das empresas de qualquer tamanho. Durante muito tempo, devido à inflação em níveis elevados e ao descontrole das operações em longo prazo, a figura do contador era quase a de um agente do governo pago pelas empresas, pois ajudava o governo a arrecadar tempestiva e corretamente.

Com o controle inflacionário no fim do milênio passado, aliado à revolução da internet que globalizou os mercados com uma velocidade gigante, os contadores surgiram como uma peça fundamental para o crescimento das empresas, pois já possuíam o conhecimento financeiro e a habilidade de analisarem os valores presentes, mas então havia a possibilidade de projeção de valores futuros com mais probabilidade de acerto. Assim, começou a mudança do papel dos contadores nas empresas.

Nem só de conhecimento técnico se alimenta um bom contador

É importante acompanhar as notícias de uma região para que os impactos financeiros possam ser medidos. Fique atento ao que dizem os principais nomes da contabilidade. Notícias que, no primeiro momento, não tenham ligação com as finanças podem indicar mudanças de rumo para algumas empresas, como é o caso de uma catástrofe natural ou a tendência no ramo da alimentação de pessoas que moram em determinada localidade.

É importante ficar atento a todo tipo de informação e saber filtrar aquela que serve para melhorar o lado profissional dos contadores. Não existe informação boa ou ruim. O que existe, de fato, é a falta de informação e isso pode arruinar a carreira de um contador se ele resolver ficar alheio ao que ocorre no mundo dos negócios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *