9 práticas para fazer um networking de sucesso!

9 práticas para fazer um networking de sucesso!

5 minutos de leitura

A concorrência no mercado de trabalho e a escassez de ofertas de emprego são exemplos de que nunca foi tão necessário fazer networking como agora. Afinal, quem busca se atualizar, adquirir novos conhecimentos, relacionar-se de maneira profissional e trocar experiências com outras pessoas tem uma enorme vantagem competitiva sobre os demais. Confira neste artigo algumas dicas de como fazer um networking de sucesso!

O que significa fazer networking?

Fazer networking significa cultivar relacionamentos profissionais, ou seja, criar conexões com pessoas que poderão ajudá-lo a alcançar metas e objetivos de trabalho. Isso não significa fazer amizades por interesse, mas manter uma ligação sincera para a troca de ideias que podem resultar em novas oportunidades para todos os envolvidos.

Para isso, não basta conhecer pessoas, mas conhecer as pessoas certas e ser igualmente reconhecido por elas. O maior benefício do networking é que ele favorece a formação de parcerias e projetos, além da indicação para uma vaga de trabalho.

No entanto, apesar de saber a importância de se relacionar bem, muitos profissionais não praticam essa atividade por introversão ou timidez. Acontece que a premissa para ter sucesso profissional é saber comunicar-se. Comunicação é a base de tudo.

Quem tem dificuldades ou se sente inseguro para interagir com as outras pessoas precisa vencer seus medos. O filósofo Nietzsche dizia que “O inimigo mais perigoso que você poderá encontrar será sempre você mesmo”. É preciso, portanto, ser consciente de que é necessário mudar, até porque ninguém nasce sabendo praticar networking – é uma coisa que se aprende fazendo e treinando.

Qual o momento certo e o lugar ideal de começar networking?

Não existe uma regra que determine o momento certo de praticar, mas a faculdade é uma ótima oportunidade para começar a ampliar a sua rede de contatos. É no ambiente acadêmico que você conhece pessoas com objetivos em comum, que é a formação na área pretendida.

Manter um bom relacionamento com um grupo de estudo, inclusive com os professores, futuramente poderá abrir algumas portas para você. O lugar ideal de praticar vai depender da sua capacidade de perceber as oportunidades, que são muitas.

A faculdade e o ambiente de trabalho são sempre as opções mais comuns de fazer networking, mas é bom ficar atento às reuniões, aos seminários, aos cursos presenciais, ou seja, a todos os eventos dos quais você participar.

A seguir, acompanhe as nossas dicas para que você pratique networking sem medo de errar:

1. Trate a pessoa sempre pelo nome

Durante um diálogo, procure memorizar o nome da pessoa com quem está conversando. Pronuncie e repita o nome dela durante a interação.

O efeito dessa técnica é explicado pela programação neurolinguística, uma ciência que estuda a elaboração cerebral da linguagem. Todos gostam de ser tratados com exclusividade: cada pessoa é única. Dessa forma fica mais fácil estabelecer uma conexão de confiança.

2. Favoreça o contato pessoal

A internet é maravilhosa, mas networking precisa de contato humano. Aproveite intervalos de reuniões e eventos para estabelecer conexão com os outros. Não fique apenas esperando que eles venham até você. Saiba abordá-los também.

3. Tenha sempre cartões de visitas no bolso

É bom estar preparado para as oportunidades que surgem inesperadamente, como encontrar alguém com quem você gostaria de falar há tempos. Por isso, sempre leve os seus cartões de visitas aonde for. No entanto, cuidado: para fazer networking não basta entregar um cartão. É muito importante cultivar o relacionamento.

4. Não peça favores para seu contato

Por ansiedade ou falta de experiência, muitas pessoas erram ao pedir favores no primeiro contato. É preciso ter bom senso para não cometer essas inconveniências. Quem faz esse tipo de coisa pode ficar rotulado de “chato” e, se acontecer, dificilmente conseguirá se livrar dessa mancha na reputação.

5. Saiba expressar-se com clareza e objetividade

Fale com propriedade no assunto, seja seguro, comunique-se de forma simples e objetiva. Encontre um assunto em comum com o outro. Se você for uma pessoa alegre e bem-humorada, essa será uma enorme vantagem.

O ideal é ser o mais natural possível, para não parecer que você está querendo impressionar. Se for necessário, faça um curso para aprender a se comunicar melhor.

6. Evite falar apenas sobre você e ouça mais

É importante enfatizar que a pessoa mais importante no networking é sempre o outro, não você. Demonstre interesse pela pessoa com quem você está se relacionando, ouça o que ela tem a dizer. Durante a interação, você saberá como contribuir com os seus conhecimentos e suas qualidades serão enaltecidas com espontaneidade.

7. Cumpra o que prometeu

Nunca prometa o que não é capaz de cumprir. Se ficou de enviar um e-mail para alguém ou o contato de um amigo, por exemplo, faça o que foi combinado.

Seja honesto e comprometido com suas ações. É melhor dizer que não pode fazer determinada coisa do que prometer e falhar. Se for preciso, anote na agenda do celular para não se esquecer.

8. Partilhe ideias e peça feedback

O mais bacana da interação humana é trocar ideias e poder opinar sobre elas. Isso enriquece o conhecimento dos envolvidos, incentiva a participação e o respeito pela diversidade de visões.

É interessante que você goste de ler sobre diversos assuntos e não fique limitado apenas a informações sobre o seu negócio. Seja cauteloso com críticas e compreensivo com os outros, pois cada um tem um jeito próprio de pensar, falar e agir.

9. Utilize a tecnologia a seu favor para fazer networking

A internet pode ser muito útil nesse momento. Você pode fazer pesquisas sobre a empresa na qual pretende conseguir uma vaga ou conhecer a rotina e os hábitos das pessoas que trabalham na organização.

Depois do primeiro contato pessoal, é interessante adicionar a pessoa em redes sociais como o LinkedIn. Se você costuma publicar artigos ou conteúdo sobre a sua área, essa é uma ótima forma de fazer com que os seus contatos conheçam a sua autoridade no assunto.

Muitas pessoas conseguiram alcançar seus objetivos profissionais ao fazer networking. É por meio de uma conexão humana, amigável e sincera que nós conhecemos o melhor dos outros e mostramos o melhor que há em nós. Assim as oportunidades acontecem naturalmente.

Gostou das dicas? Acompanhe sempre o nosso blog!

  1. E muito grande a boa vontade e a força de como conseguem abrir as mentes de muitos empreendedores, estudantes e também estas informações ajudam a direcionar do grupo ” estudantes, empreendedores ou até empresário”.

    1. Victor, ficamos muito satisfeitos com seu comentário!
      Temos diversos outros artigos que você pode consultar quando quiser no blog, além de eBooks na página de materiais gratuitos. Aproveitamos para convidá-lo a assinar nossa newsletter e receber semanalmente em seu e-mail um boletim informativo.

  2. Bom Dia
    Eu estou naturalmente interessado em dois dos e-books, mas sou de Portugal e como tal não consigo aceder.
    Contabilidade para não contadores (se houver em e~book) e Auditoria Contábil
    Será possível haver permissão de baixar de alguma maneira?

    1. Olá, Anselmo!
      Sugerimos que verifique se seu navegador tem algum bloqueio contra pop-ups ou downloads ativo. Pode ser esse o problema para acessar.
      Em todo caso, vamos enviar os materiais de seu interesse para o endereço de e-mail que você usou para fazer seu comentário. Abraços!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *