Novas regras contábeis para leasing estão em fase final

Novas regras contábeis para leasing estão em fase final

1 minutos de leitura

Durante o evento comemorativo de 45 anos da Associação Brasileira das Empresas de Leasing (ABEL), realizado em São Paulo no último dia 12, o membro do International Accounting Standards Board (IASB), Amaro Luiz de Oliveira Gomes, comentou alguns pontos das novas regras contábeis internacionais para arrendamento mercantil, que devem entrar em vigor no início de 2019.

As novas regras estiveram em discussão por mais de uma década, unindo órgãos da área, como a ABEL e o Financial Accounting Standards Board (FASB). Agora em fase final de redação, o novo modelo estipula que as operações de leasing devem ser registradas no balanço patrimonial das sociedades e encerra a diferenciação entre leasing financeiro e operacional.

Até então, leasing financeiro é aquele entendido quando o risco de desvalorização comercial do bem é assumido pelo arrendatário e, dessa forma, o arrendador recupera 100% de seu investimento. Quando o risco de desvalorização é assumido pelo arrendador, trata-se de leasing operacional.

A maior vantagem aguardada a partir da adoção das novas práticas é a comparabilidade das informações contábeis, melhorando a transparência dos dados e a qualidade das demonstrações financeiras. “Temos a preocupação em disponibilizar informação que seja comparável internacionalmente”, afirma Amaro. Em pesquisa do IASB, de 140 países, 116 atualmente obrigam a adoção do padrão internacional das normas contábeis para empresas listadas em bolsa de valores, o que vai ao encontro de uma recomendação do G-20.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *