O Teste de Impairment como ferramenta a favor da imagem das empresas

2 minutos de leitura

No início de fevereiro deste ano, o respeitado contabilista, Eliseu Martins, publicou em seu blog no portal da revista Capital Aberto um pertinente texto acerca do mal necessário que é registrar perdas. No campo contábil, essas baixas de ativos, o chamado impairment, são uma realidade que assola empresas e seus representantes.

Trocando em miúdos, o impairment é um termo inglês que significa depreciação ou deteriorização. Ele representa a situação de queda no valor recuperável de um ativo de longa duração. Em outras palavras, demonstra quando um bem ou título de uma empresa apresenta redução em sua capacidade de gerar lucro, compensando o valor que foi nele empregado.

No Brasil, desde a promulgação da Lei nº 11.638/2007, que objetiva a padronização internacional de nossas normas contábeis, ficou instituída a exigência do Teste de Impairment, também conhecido como Teste de Recuperabilidade dos Ativos. Obrigatório para as demonstrações encerradas a partir de 31 de dezembro de 2008 de todas as empresas de grande porte e de capital aberto, ainda pode ser feito pelas organizações não obrigadas, mas que queiram atribuir mais transparência e seriedade a seus balanços.

Em seu artigo, Eliseu Martins fala da variedade de motivos que podem resultar em perda contábil, alguns como fatores externos e incontroláveis, desatenção aos sinais apresentados dentro e fora da companhia ou no mercado e, por fim e em pior figura, ações ilícitas e fraudes. Desnecessário se faz o alongamento no assunto, visto que exemplos não faltam para ilustrar o quanto corrupções viram más notícias.

Seja em uma empresa pequena, média ou grande, órgão público, associação, organização não governamental ou outra pessoa jurídica, prezar pelo exercício correto das atividades e pelo cumprimento das obrigações não só garante adequação ao que é esperado, evita vexames, queda na credibilidade e muita dor de cabeça para os envolvidos na gestão da entidade.

Clique aqui para ler o artigo de Eliseu Martins supracitado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *