Passivos: tipos e características das obrigações da empresa

Passivos: tipos e características das obrigações da empresa

2 minutos de leitura

O conceito de passivo envolve todas as obrigações, dívidas e os deveres financeiros de uma empresa. Quando consideramos o patrimônio da organização – e seu Balanço Patrimonial -, os passivos são apresentados como a conta credora, ao contrário dos ativos, que formam a conta devedora. É comum ouvir falar em passivos, assim, no plural, seja porque a empresa possui mais de uma obrigação ou dever ou pelo fato de haver mais de uma classificação para os passivos.

Tipos de passivos

Exigível

São as obrigações ou dívidas relacionadas a terceiros que precisam ser quitadas em um prazo estipulado. Pagar fornecedores, recolher impostos e manter as contas da empresa em dia são exemplos de passivos exigíveis.

Não exigível

Dentro do Balanço Patrimonial, o campo de passivos não exigíveis é onde é colocado o valor resultante da diferença entre os ativos e as obrigações da empresa. É considerado como o Patrimônio Líquido da organização, aquele que não tem natureza de dívida a ser quitada.

Descoberto

Nome dado ao passivo que ultrapassa o valor dos ativos, deixando explícito o saldo devedor.

Circulante

São os passivos de curto prazo, que devem ser quitados dentro de 12 meses. Podem ser impostos a serem recolhidos dentro do ano fiscal, títulos e empréstimos bancários que tenham vencimento em prazo menor que 12 meses, por exemplo.

Não circulante

Ao contrário dos passivos circulantes, os não circulantes são os conhecidos “passivos a longo prazo”. Essas obrigações precisam ser quitadas em prazo maior que 12 meses, ou seja, após o término do ano fiscal de quando foram contraídas. Exemplo: financiamento com mais de 12 parcelas.

Fictício

Quando o registro do passivo consta no Balanço Patrimonial, mas a obrigação já não existe por ter sido quitada.

Exercícios futuros

O passivo de exercícios futuros ocorre quando há a cobrança ou quitação de um valor que deveria ser quitado em outro exercício. Exemplo: adiantamento de aluguel, antecipação de parcelas de financiamento que seriam pagas no próximo ano fiscal.

Uma vez que os passivos são parte integrante do Balanço Patrimonial, a compreensão sobre cada obrigação e dívida se faz importante, além de permitir uma melhor visão sobre os compromissos que a empresa tem a cumprir.

Saiba mais sobre o Balanço Patrimonial neste link.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *