Plano de Carreira e Participação nos Lucros e Resultados incentivam colaboradores

Plano de Carreira e Participação nos Lucros e Resultados incentivam colaboradores

5 minutos de leitura

 

O crescimento profissional de um colaborador está ligado, também, ao crescimento, desenvolvimento e sucesso da empresa. O universo corporativo tem ciência disso há muito tempo e incentiva que seus colaboradores continuem estudando e se aperfeiçoando. Dessa forma, seus conhecimentos são aplicados no trabalho gerando maior qualidade nos serviços.

Importante também é proporcionar, com a evolução e potencial do profissional, que este possa desenvolver-se dentro da própria empresa, alcançando cargos superiores de acordo com sua competência.

O Plano de Carreira é a estratégia mais eficiente e completa para que o profissional tenha oportunidade de crescimento e, como consequência, dedique seus conhecimentos ao máximo no trabalho para atingir esse objetivo com comprometimento.

Como forma de reconhecimento e incentivo dentro de uma corporação, além do Plano de Carreira existe também o programa de Participação nos Lucros e Resultados – PLR.

Neste artigo, vamos primeiro entender o conceito de Plano de Carreira para depois conhecermos mais sobre o PLR, já que um projeto pode ser complementado pelo outro.

O conceito do Plano de Carreira

O Plano de Carreira pode ser definido como um conjunto de ações estruturadas por estágios e metas que devem ser cumpridas por um colaborador. O objetivo é fazer com que o funcionário, seguindo esse programa, consiga alcançar cargos superiores.

É por meio do Plano de Carreira que o empregado passa a ter conhecimento sobre as expectativas da empresa e suas estratégias em relação ao crescimento e promoção dos funcionários, bem como todos os procedimentos e etapas necessárias para tal.

Anteriormente, os profissionais se desenvolviam dentro da empresa de acordo com seu desempenho e esforço, alcançando assim, cargos mais elevados, sem ser necessariamente por meio de um Plano de Carreira específico. O que ocorria é que muitas vezes esses profissionais, embora merecedores das promoções, não possuíam perfil para exercerem suas novas funções. O resultado era colaboradores insatisfeitos e, consequentemente, com menor rendimento de trabalho.

Foram então, estabelecidos alguns formatos de Planos de Carreira para que o desempenho e crescimento profissional fossem aproveitados da melhor maneira. Os mais conhecidos, curiosamente chamados de Y e W, são modelos escolhidos por grandes empresas e corporações.

Carreira em Y

Essa modalidade de Plano de Carreira é chamada assim devido ao formato da letra “Y” remetendo a uma bifurcação. Duas opções de caminho são disponibilizadas ao colaborador: seguir para um cargo superior de gestor ou optar pela área de desenvolvimento técnico.

Atualmente os cargos ligados à gestão são os mais procurados e estão na mira de profissionais que veem na liderança uma forma de realização profissional. Contudo, determinadas áreas empresariais como a farmacêutica e a engenharia, por exemplo, necessitam de profissionais com desenvolvimento técnico e o valorizam do mesmo modo que seus gestores.

Dessa forma, tanto o gestor como o especialista têm suas funções com praticamente o mesmo grau de importância. A característica profissional e a personalidade, bem como as necessidades da empresa vão ditar para que lado do Plano de Carreira cada profissional deve seguir e assim aproveitar o máximo de seus benefícios.

Carreira em W

Partindo do mesmo princípio do Y, o Plano de Carreira em W une YY e tem esse nome por apresentar, além dos dois caminhos, mais uma opção de crescimento dentro de uma empresa.

Nesse programa é disponibilizada uma evolução profissional mais flexível e multifuncional em que o trabalhador poderá desenvolver habilidades de gerência com conhecimentos técnicos.

Leia também -  Habilidade e Competência: Qual é a diferença? Entenda os conceitos

Profissionais dinâmicos, com visão sistêmica, abertos e adeptos de novas tecnologias e inovações são candidatos valorizados no Plano de Carreira em W, porque eles não terão dificuldade em passar pelas etapas e atingir a meta de desenvolvimento profissional exigida pela empresa.

Entenda o que é Participação nos Lucros e Resultados – PLR

Agora que você já entendeu sobre o conceito de Plano de Carreira e sobre alguns de seus formatos, vamos conhecer também o programa de Participação nos Lucros e Resultados – PLR, outro processo utilizado pelas empresas voltado aos seus colaboradores.

Previsto na Constituição de 1988, o programa de Participação nos Lucros e Resultados – PLR foi efetivamente regulamentado nos moldes atuais no ano 2000, por meio da Lei 10.101.

Definição

O Plano de PLR é uma espécie de bônus ou benefício de remuneração que a empresa concede aos seus colaboradores. Mesmo tratando-se de uma lei, ela não é uma obrigação trabalhista, a não ser quando garantida por determinadas categorias e acordos sindicais. Por conta disso, muitas empresas – caso das que não são obrigadas – relutam em aderir ao Plano. Outras, por sua vez, acreditam que mesmo não obrigadas, o PLR é uma forma de incentivo ao colaborador.

A partir da sua implantação é garantido por lei que todas as informações, cálculos e processos desse plano sejam feitos com transparência para que o trabalhador tenha conhecimento total sobre o benefício que irá receber.

Como é feito o pagamento da PLR?

A empresa pode pagar a PLR aos funcionários dividida em duas parcelas, uma em cada semestre, ou de uma única vez ao ano, sendo essa última a mais utilizada pelas corporações.

O valor a ser pago pelo benefício é variável. Ou seja, a base de cálculo para pagamento dependerá da forma como foi formulado: por acordo sindical, coletivo ou por comissão de funcionários.

O pagamento da PLR ainda poderá ser apresentado como um valor igual para todos os funcionários da empresa, ou também seu critério pode basear-se de acordo com a remuneração ou cargo ocupado por cada profissional. Ele ainda pode mudar, além de todas as variáveis já citadas, de acordo com a lucratividade da empresa.

Auxilio de Profissionais

A inserção de um bom Plano de Carreira na sua empresa e um programa de Participação nos Lucros e Resultados eficiente são projetos complexos que necessitam de ajuda profissional. A BLB Brasil Auditores e Consultores possui especialistas em Gestão e Finanças com ênfase em Plano de Carreira e Participação nos Lucros e Resultados  que poderão ajudar você a implantar na sua empresa um projeto específico de acordo com o perfil de seu negócio. Conheça esse e outros serviços aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *