Plano de carreira: como o coaching pode ajudar na sua vida profissional?

Plano de carreira: como o coaching pode ajudar na sua vida profissional?

6 minutos de leitura

Um plano de carreira pode ajudar um profissional de contabilidade ou auditoria a ascender profissionalmente, obter reconhecimento e aumentar sua qualidade de vida. Por isso, ele deve ser feito assim que se ingressa no mercado de trabalho.

Existem, entretanto, ocasiões nas quais sua estruturação se torna ainda mais necessária. Um exemplo é quando as expectativas dentro de uma organização estão sendo frustradas. Especialmente ao ocorrer estagnação no cargo ou falta de desafios. Um plano também é útil quando se pretende mudar de emprego ou abrir o negócio próprio.

Sendo assim, é importante saber montar corretamente seu plano de carreira de modo a estipular metas, prazos, passos de execução e objetivos profissionais. Nesse sentido, o coaching pode ajudar, propiciando experiências e maior conhecimento para o seu sucesso! Quer saber como? Entenda melhor com este post!

Identificação de pontos fortes

O processo de coaching auxilia na identificação dos seus principais pontos fortes, de modo a valorizá-los. Assim, o profissional consegue calcular melhor onde ele pode empregar seus esforços e obter maiores resultados. A identificação de suas qualidades também serve como indicativo. Desde o que a pessoa mais gosta de fazer, até de onde obterá maior satisfação profissional e felicidade no trabalho. Ou seja, o coaching mostra sua vocação e até mesmo seus talentos.

Levantamento de necessidades profissionais

O coaching ajuda a descobrir as principais necessidades do profissional. Sejam elas pontos a melhorar ou itens relacionados a segurança, estabilidade, leveza e descontração do ambiente de trabalho.

Basicamente, é possível traçar qual cenário lhe traria mais engajamento e satisfação por meio da identificação daquilo que é mais necessário a cada um. Isso inclui anseios e desejos, passando por seus valores e pela identificação da cultura organizacional com a qual você mais combina.

Auxílio na motivação

Tendo descoberto seus talentos e necessidades, o coaching possibilitará focar a motivação do profissional. Ou seja, tendo identificado o que mais lhe satisfaz, é possível incentivar a pessoa a conquistar esse cenário por meio de técnicas e métodos de motivação. Afinal, quando você descobre o que quer, sua motivação tende a aumentar enquanto você procura alcançar o seu desejo.

Estimulação do autoconhecimento

O processo de autoconhecimento é fundamental para quem deseja investir na carreira montando seu plano de forma eficaz. É preciso ir mais a fundo, analisar seu próprio comportamento e suas motivações. É importante compreender o que se deseja para o futuro profissional e se isso combina com quem você é.

De posse dessa informação, é possível partir para o estabelecimento de objetivos dentro do seu plano de carreira.

Desenvolvimento de habilidades

Tendo passado pelos passos anteriores, o processo de coaching segue para a prática, de modo a auxiliar no desenvolvimento das habilidades necessárias para a execução do plano de carreira. São elas que ajudarão a alcançar as metas e os objetivos traçados.

Por exemplo, o investimento no networking para se adquirir contatos profissionais relevantes e estratégicos é algo que potencializa a carreira. O marketing pessoal também é frequentemente ensinado e desenvolvido no processo de coaching, de modo a desenvolver essas relações.

A educação profissional continuada também é importante, pois o profissional deve estar sempre atualizado sobre o seu campo de atuação. Isso é fundamental em áreas como contabilidade e auditoria, que frequentemente sofrem mudanças de normas e evolução constante das melhores práticas do mercado. Para tanto, a realização de cursos deve constar no plano de carreira, sejam eles presenciais, in company, EAD etc.

Direcionamento do plano de carreira

O coaching permite o direcionamento correto do plano de carreira, de modo a ajudar o profissional a estabelecer as etapas que deverá seguir para obter sucesso. Ele ajuda a visualizar onde o profissional quer estar nos próximos 2, 3 ou 5 anos e onde ele se encontra agora. Por meio desse contraste, é possível organizar passos e prazos para que a pessoa se empenhe em conquistar aquilo que deseja.

Leia também -  Suspensão de mais de 50 mil execuções judiciais beneficia contribuintes em débito com a Fazenda Nacional

Com isso em mente, o coaching ajuda a estabelecer um plano de ação que facilite o alcance dos desejos profissionais. Esses podem incluir aumento salarial, transferência de função ou de cidade, promoção, trabalhar em empresas desejadas e de excelência etc.

Troca de experiências profissionais

Começar um plano de carreira sem ajuda poderá ser um pouco mais complicado, além de haver o risco de errar ou até seguir passos equivocados. Por isso, a experiência e os conhecimentos que o coaching podem repassar tornam-se fundamentais para quem quer mudar sua vida profissional de forma rápida e planejada. Dessa forma, ele minimiza riscos, otimiza as chances de se obter êxito e evita deslizes profissionais.

Equilíbrio entre vida profissional e pessoal

O processo de coaching não se foca somente no lado profissional, podendo também trabalhar o campo pessoal. Isso é necessário, pois não se pode obter satisfação e felicidade completa na carreira se as relações pessoais e sociais estiverem prejudicadas. É preciso equilíbrio.

As técnicas e avaliações de coaching ajudam a estipular metas no convívio com outras pessoas também. Bem como analisar quais pontos precisam ser mudados no trabalho para que todos sejam beneficiados.

Melhora no gerenciamento da vida profissional

Dois ganhos significativos podem ocorrer ao profissional que passa por um coaching: melhora na capacidade de gestão do tempo e das rotinas. Esses itens são fundamentais para que um plano de carreira traga resultados, pois não basta apenas identificar e traçar objetivos — é preciso atingi-los.

E, por mais que o plano de ação estipule metas e mostre o que é preciso para avançar, como cursos, networking e aquisição de competências determinadas, sem disciplina as coisas ficam mais difíceis.

É preciso saber organizar o tempo para atingir os prazos de um plano de carreira. E é fundamental gerenciar a rotina adequadamente para conseguir fazer todas as atividades necessárias para o crescimento profissional sem afetar o lado pessoal. Otimizar seu trabalho e produtividade é imprescindível.

O processo de coaching pode ajudar o plano de carreira a ter mais chances de sucesso, porém, é preciso ter em mente que isso dependerá também do profissional. O coaching apenas aponta e apoia, mas quem faz a ação é a pessoa. Procurar por um coaching sem a vontade necessária para sair do status quo não traz muitos resultados.

Tudo pronto para dar um novo rumo à sua carreira? Aproveite para assinar a nossa newsletter e ficar por dentro de todas as postagens do blog!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *